{Releituras} O Beijo das Sombras de Richelle Mead

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013


Rose Hathaway está longe de ser uma jovem comum, ela é uma dampira e também futura guardiã da Princesa Lissa Dragomir, sua melhor amiga e também um moroi. Elas vivem na sociedade vampírica, sendo os moroi uma hierarquia superior aos dampiros, que originalmente são criados para os protegerem dos strigoi - vampiros do mal que precisam do sangue moroi para se fortalecerem. 

Por ser de uma família real, a Princesa Dragomir vive cercada de pessoas populares que desejam sua amizade, porém, entre elas, também existe muitas intrigas, inveja e traições. Ao pressentir que a melhor amiga corre um grave perigo na São Vladimir, a escola que frequentam, Rose decide fugir com Lissa para viverem escondidas no meio dos humanos, durante dois anos elas conseguem viver assim, a salvo do perigo dos strigoi e também da ameça sofrida anteriormente.

Certa noite, porém, um guardião enviado pela São Vladimir as encontra e as leva de volta a escola. Novamente, as amigas são obrigadas a conviver com pessoas que elas sabem que não lhes dão o devido créditos, a futilidade da hierarquia estudantil, dividido entre aqueles que são da realeza dos que não são e abaixo deles, os dampiros, as incomoda, mas sabem que é necessário adequar-se para sobreviver o último ano.

Mas nem tudo é tão simples: Rose descobre que sua amiga possui um dom especial e talvez por causa dele, ela esteja sempre tão instável com grande possibilidade chegar a enlouquecer, tanto pelos efeitos da magia quanto pela sua própria fragilidade. Quando as mesmas coisas terríveis que as afastaram da escola anteriormente, voltam a ocorrer com mais frequência, Rose sabe que precisa defender Lissa do que quer esteja a ameaçando novamente...

Entre intrigas, traições e azarações, Rose e Lissa terão que lutar contra um inimigo oculto e quem sabe ainda encontrar o verdadeiro amor de suas vidas.

 ¸. • * '¨`* •. ¸. • * '¨`* •. 

Sempre achei muito difícil resenhar um livro que tenha me enfeitiçado e causado tanto frisson em minha vida. Li pela primeira O Beijo das Sombras em 2009, assim que ele foi lançado aqui no Brasil. Imediatamente, devorei suas páginas, adorei a personagem Rose, detestei a Lissa e me apaixonei irrevogavelmente por Dimitri, meu eterno amor. Rs! Depois ainda busquei em ebooks as traduções dos próximos livros conforme eram lançados nos EUA. Ufa! Somente não li em ebook o quarto e quinto livros, mas esse carnaval, eu decidi reler os três primeiros livros e seguir em frente, lendo o quarto e o quinto depois. Resultado: estou embriagada e respirando há duas semanas, Vampire Academy

Eis os motivos pelo qual eu adorei Vampire Academy: Rose é um mocinha forte, guerreira, explosiva, cabeça dura, apaixonada e intensa, mas também tem um senso de justiça enorme e um desejo imenso de ajudar os outros, mas sobretudo, ela quer com toda sua alma, ser guardiã de Lissa. Em um mar de mocinhas chatas e songa mongas, Rose se destaca por fugir ao estereótipo de "certinha", pelo contrário, antes quebrar a cara do que deixar de fazer alguma coisa que realmente deseja... Mas, como tudo na vida, ela exagera e, por isso, vive sendo punida por suas transgressões, podendo por a perder o cargo de guardião da última Dragomir viva.

Lembro que na primeira leitura odiei a Lissa, mas depois de reler não tive os mesmos sentimentos, acho que compreendi melhor seus sentimentos e ações. Somente acho que Lissa poderia ser mais decidida e menos dependente da proteção de Rose, seu amadurecimento é lento, mas bem visível depois.

Richelle Mead não polpou detalhes ao criar o mocinho mais lindo e desejado da literatura sobrenatural. Dimitri é sonho de todas as garotas. Ele também é um mocinho que foge dos clichês, pois mesmo apaixonado, Dimitri mantêm-se firme aos seus deveres, não se deixando levar pelos sentimentos que possui por Rose, pois sabe que como professor dela e sete anos mais velho, pode por em risco seu cargo e o futuro da jovem, então, todas essas implicações nos deixam ansiosas para saber quando, enfim, os dois não irão aguentar a tensão e se entregarem um para o outro. {Suspiros}

Enfim, acho incrível que ainda haja leitores que não conheçam a série Vampire Academy. Em meio a tantos livros de YA Books, Vampire Academy é de longe uma das melhores, mas também uma das menos divulgadas, pois a editora Agir / Novo Fronteira não fez absolutamente nada em relação a divulgação aqui no Brasil. Inclusive, O Último Sacrifício, livro final da série, ainda não foi publicado aqui no Brasil, tendo sido lançado em 2010, nos EUA. Sinceramente, não sei o que a Agir espera para lançar logo o último livro. 

Se você não leu a série Vampire Academy, não sabe o que está perdendo. Mistérios, aventuras, romances, intrigas, traições e fortes emoções te aguardam nesses livros. Mas, atenção: vocês estão proibidas de se apaixonarem pelo Dimitri. Como vivo dizendo no twitter para as piriguetes de plantão, Dimka é meu e de mais ninguém. Rsss! E ai daquela que disser que já é apaixonada pelo Dimitri, hein. Rsrs! {Piriguete Literária Mode On}. Recomendooooo!!!


Minha classificação para esse livro é de  6/7- "Excelente".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores.

O Beijo das Sombras. Mead, Richelle. Agir, 2009, 320 p.

Série Academia de Vampiros:

 O Beijo das Sombras #1
 Aura Negra #2
 Tocada Pelas Sombras #3
 Promessa de Sangue #4
 Laços do Espírito #5
 O Último Sacrifício #6 

6 comentários:

Ana Paula Barreto disse...

Fiquei curiosa em relação a série, não tento por causa da história, mas pela forma apaixonada que você retratou os personagens. A "mocinha" tão diferente, fugindo do esteriótipo monótono que vemos por aí. E o "mocinho" tão perfeito e encantador.
Quero ler!!
bjs

Livia Santana disse...

Nunca li essa série... Na verdade só cheguei a ouvir falar por causa do alvoroço no twitter quando o elenco do filme foi divulgado.

É bom reler série, né? Você sofre, ri e chora tudo de novo...

Bjs!

s2

Maryana Alves disse...

tenho o primeiro e sou louca pra ler os outros. minha amiga já leu e fica falando como Dimitri é lindo e gostoso hahahaha. fui na livraria comprar aura negra,mas estava muito caro achei melhor esperar um pouco. a historia é muitooo boa e quero muitoooo ver o filme

LUIZA : ) disse...

Ahhhh ADORO esse livro!!!

Bjs

eternamente-princesa.blogspot.com.br

Ângela Graziela disse...

Já tinha ouvido falar desse livro
Mas o conheço por outra capa
Só que ainda não tive oportunidade de ler

Beijos
@pocketlibro
http://pocketlibro.blogspot.com.br

Nátila Peixoto disse...

Adoro vampiros e já faz um tempinho que estou querendo ler essa série, só estou esperando uma boa promoção para comprar e me deliciar!

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela