"A Maldição do Tigre" de Colleen Houck

segunda-feira, 25 de março de 2013


Tive medo... de perder você. Senti um pavor corrosivo, angustiante e infinito. Era insuportável. A parte mais torturante foi perceber que eu não queria mais viver se você se fosse e saber que não havia nada que eu pudesse fazer. Eu estaria preso para sempre nesta existência miserável sem você". 

A Editora Arqueiro lançou em 2011 a Saga do Tigre, sendo o primeiro livro "A maldição do Tigre", mas já com quarto livro da saga "O Destino do Tigre" lançado recentemente. Além de uma capa maravilhosa, neste primeiro livro da série encontramos uma história interessente que possui príncipes, maldiçoes e mitologia hindu. 

Na trama, que se passa dias atuais, conhecemos a história de Kelsey Hayes, uma jovem de 17 anos que está à procura de trabalho para juntar dinheiro para a faculdade e por isso decide arranjar um emprego temporário de verão. Órfã, Kelsey vive com seus pais adotivos desde que seus pais faleceram quando estava no primeiro ano do ensino médio. Agora, está fazendo as malas para passar duas semanas fora de casa, pois seu trabalho no circo exige com que durma por lá para começar bem cedo, todas as manhãs. Entre suas atribuições, inclui-se: venda de ingressos, alimentação dos animais e limpeza. Tentando se consolar, pensando no quanto os circos são animados, Kelsey aceita o emprego, já que não possui outra opção.

Desde que se encontra trabalhando no circo, Kelsey rapidamente se vê encantada pela principal atração circense: um belíssimo tigre branco. Sendo uma de suas funções alimentar o tigre, ela logo percebe que além de dócil, o tigre parece carregar uma melancolia em seus olhos. Isto faz com que a jovem se apegue ao animal, e ela começa a passar seu tempo livre com o tigre Dhiren - que logo apelida de Ren -, lendo sonetos e histórias de Shakespeare, como Romeu e Julieta. 

Contudo, um certo dia, um misterioso homem aparece no circo e oferece um bom dinheiro por Dhiren. Ele diz querer levar o tigre para a Índia e dar a chance ao animal a voltar a viver em seu habitat natural. Obviamente, a garota sente que apesar de ser algo bom para Ren voltar a ser livre, ela sentira muita falta do tigre que lhe fez companhia por quase duas. O Sr. Kadam, responsável pela oferta ao tigre, percebendo o envolvimento emocional da garota faz-lhe, então, a proposta de acompanhar o tigre até a Índia, alimentando e cuidando do animal. E, lhe oferece, um bom dinheiro por isso, além de todas as despesas pagas. Kelsey não resiste e aceita. 

Essa decisão mudará definitivamente o destino de Kelsey. 

Há mais de 300 anos um príncipe indiano foi traído por seu irmão. Ambos pagam pela consequência desta traição ao estarem presos em um maldição que os mantêm como tigres. Mas quando Kelsey surge e deseja ao tigre que seja livre, devolve-lhe a forma humana por 24 minutos a cada 24 horas. De alguma forma, Kelsey é a esperança que por anos Dhiren esperava para que a maldição seja quebrada. Porém eles encontrarão muitos desafios no caminho, a maioria deles, bem perigosos.

"A maldição do Tigre" de Colleen Houck foi uma leitura que me agradou bastante, mas que em alguns quesitos, também me decepcionou. A história é interessante, e o cenário que a autora escolheu para desenvolver a trama é diferente do que encontramos na maioria do YA, pois apesar de Kelsey ser americana, a maior parte do enrendo se desenrola na Índia. Há também o diferencial de Houck utilizar da mitologia hindu do qual estou pouco familiarizada, mas que gostei de conhecer um pouquinho.

Quantos aos personagens... Kelsey é muito chata. Muito mesmo. Eu me considero tolerante com a maioria dessas mocinhas de YA que costumam ser chatinhas (claro que há exceções), mas nesse caso foi bem complicado. Kelsey sofre do que chamam por aí de "complexo Bella". Ela tem baixo autoestima, não consegue acreditar que o mocinho lindo possa se apaixonar por ela. Aliás, ela é a típica mocinha sem graça que ninguém nunca notou e que de repente, um belo e rico e protetor príncipe indiano se apaixona. Sim, a trama carrega um pouco deste "mais do mesmo". Contudo, Ren é um dos mocinhos mais apaixonantes que me deparo há algum tempo. E se há um motivo para que eu diga que vale muito a pena essa leitura, o motivo é Ren, sem dúvida alguma.

A narrativa é simples, o que torna a leitura rápida, porém achei que alguns trechos ficaram mal desenvolvidos, especialmente nas partes que deveriam ser as mais emocionantes. A autora soube desenvolver um bom romance, mas algumas cenas de ação ficaram muito "Indiana Jones" para mim e tudo se concluía tão rápido e tanta coisa acontecia de uma vez, que perdia um pouco a graça.

Mesmo assim eu gostei e quero mais. Quero muito, muito mais de Ren em minhas leituras. E se você não é um leitor muito exigente e tudo o que procura é um romance sobrenatural com uma boa história de amor e aventuras - e com um mocinho completamente apaixonante -, eu recomendo esta leitura.


Minha classificação para esse livro é de  3/6- "Bom".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores.

A maldição do Tigre. Houck, Colleen. Editora Arqueiro, 2011, 344 p.


A Saga do Tigre:

❤ A maldição do tigre #1
❤ O resgate do tigre #2
❤ A viagem do tigre #3
❤ O destino do tigre #4





14 comentários:

Gladys Sena disse...

Não acompanho essa série.
Li por aí que a trama foi melhorando, mas não tenho interesse em lê-los.

Cláudia Charão disse...

Oi Dani

hahaha muito Indiana Jones, poxa eu não curto esses filmes. Agora sobre o livro ouvi falar muito bem do Ren, e adorei a ideia da maldição e de ser um tigre, ainda não sei se vou ler.

Bjus

Livia Braga disse...

Esperava mais do Livro...

Naty C disse...

Eu já li e também não gostei da protagonista, principalmente a atitude dela no final do livro. Não sabia se ficava com raiva da protagonista ou da autora, porque me pareceu muito "ah preciso de um final dramático, vou inventar o primeiro que der para comprarem o segundo livro" da parte dela.

Ana Paula Barreto disse...

Estou doida para ler a série. Aparentemente é uma boa história, com bons personagens (tirando a protagonista! rs) e um enredo bastante envolvente.
Não sei ainda se gosto ou não do gênero, mas estou super disposta a tentar.
bjs

Angela dos Santos Silva disse...

Estou super ansiosa pra ler essa série! Parece seer tuudo

Ah, amei sua resenha, e a sua página ta liiinda demais

beijoos

www.geehzbookshelf.blogspot.com.br

GreicielySantos disse...

Concordo plenamente, Kelsey é uma chata de carteirinha!

Olha, eu só continuo lendo os livros pelos principes e pela cultura indiana, que é mega interessante. Amo de paixão Ren e o Khishan, mas meu coração é do Ren, não tem jeito, ele reúne o melhor que vi dos mocinhos por ai, impossivel não se apaixonar. Só me falta o Resgate do tigre, estou muito ansiosa pra ler.

Bj

Renata Kerolin disse...

Ainda não me decidi se dou uma chance ou não para essa saga.
Acho que vai depender do submarino, se tiver uma bela promo eu compro...rsrsrs

Lívia & Suas Carolinices disse...

Oi Dani!
EU ESTOU COMPLETAMENTE APAIXONADA PELA SÉRIE - assim em caixa alta mesmo! rsrsrs
Eu fazia parte do #TeamRen, mas agora eu sou totalmente #TeamKishan

Não vejo a hora de ler o último livro!
bjos

TATIANE DA ROCHA CLEMENTE disse...

Ola, parabens pela matéria e concordo, Kelsey consegue ser mais chata q a Bella e Anastacia Stelle( cinquenta tons)juntas, mas o q prende no livro é Ren e Kishan, sou do time do Ren é claro, super apaixonada por ele, ele consegue ser perfeito, mas o Kishan tbm é um amor...aos leitores viciados nos tigres como eu como acho q vão gostar di final, super, hiper e mega surpreendente...amei a saga espero q saia o quinto livro mesmo e super ansiosa pelo filme

andreiarocha disse...

amei todos os tres e estou ansiosa pela chegada do quarto como do filme

Brenda santos disse...

vi o livro a maldição do tigre em uma revista de produtos e me encantei primeiro com a capa e em seguida li a historia foi a mor a primeira vista pelo tigre branco em questão de 6 dias devorei o livro. estou louca para conseguir os outros 2,3,4 e estou lendo tudo de novo e tendo achar lugares onde venda já q moro em uma cidade do interior do litoral do estado de alagoas então tenho quer ir a capital pra procurar é um pouco difícil pra mim q quero os outros é o melhor livro q já li em toda minha vida q vai ser minha primeira saga completa louca por essa historia quero o filme.

Lala disse...

Amei sua resenha, e concordo com você, a Kells é muito chata mesmo.

maria eduarda disse...

Amei esse livro, um dos melhores que ja li. Vi a capa na internet e resolvi comprar o livro,simplesmente me apaixonei e li o livro em um dia e meio, corri pra comprar a saga toda e espero anciosamente pelo 5 livro. Vale a pena ler, eu recomendo. Apesar da kelsey ser muuuito chata, o livro é maravilhoso e faz você "viajar" pela Índia.

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela