Baú Secreto da Dominique #9: Emprestar Livros

domingo, 10 de março de 2013


Olá, meus queridos!

Desculpem-me pelo atraso na postagem do meu Baú Secreto, ontem, eu fiquei bastante indisposta, não aguentava ficar nem na internet, o que é raro. Rs! Mas aproveitei e coloquei a leitura em dia. Então, não foi um dia tão perdido assim...

Eu tenho ótimas novidades para vocês. Renovamos a parceria com as editora Planeta, Rocco e Intrínseca. Uhu! Mas novidade mais gostosa é que ganhamos mais um parceiro: Galera Record. Estou imensamente feliz com essa conquista. Tenho certeza de que 2013 promete resenhas deliciosas e promoções magníficas!

A Livros, Filmes & Músicas comemorou também essa semana, o aniversário da Daniela Tiemi, minha amiga e parceira no blog. Querida, nós te adoramos! Tenho um orgulho enorme em tê-la ao meu lado no blog, admiro-te muito por perseguir seus sonhos e por não ter medo em dar "saltos" no escuro. Parabéns, parabéns!    

Feliz Aniversário, Dani!

Galerinha, por incrível que pareça não conheço a Dani pessoalmente, só virtualmente mesmo, mas conversamos tanto, tanto, para mim, ela mora na casa ao lado e não do outro lado da América. Rs! Mas, um dia nos conheceremos para estreitar ainda mais os laços. 

Vamos as novidades???

 ¸. • * '¨`* •.  Trocas  ¸. • * '¨`* •.

Semana passada foi a semana das trocas literárias. Recusei algumas, aceitei outras. Eis os livros de troca que chegaram para mim:


Troquei Cinquenta Tons de Liberdade por Apaixonados.

Troquei A Garota Que Perseguiu a Lua por Rosa do Inverno com a blogueira Hérida Ruiz, do Lendo nas Entrelinhas.

Troquei Desculpa se te chamo de amor por Sem clima para o amor.

Ainda tem para chegar mais cinco livros. Se tiver interesse em trocar livros, acesse meu perfil no Skoob. Aproveite e me add para sermos amigos lá.

 ¸. • * '¨`* •.  Aquisições Literárias  ¸. • * '¨`* •.

Eis as compras que fiz no período do carnaval na saraiva.com. Rs! Mais livros lindos para rechear minha estante. 


 Legend de Marie Lu (Editora Prumo)

Elogiaram bastante esse livro no twitter e as resenhas no skoob também são muito favoráveis. A única coisa que eu temo é ser muito parecido com Jogos Vorazes, mas já me falaram que não tem nada a ver... Só a capa! Rs!

 Dezesseis Luas de Kami Garcia & Margaret Stohl (Galera Record)

Comprei no objetivo de ler antes de assistir ao filme no cinema, mas nem tive tempo de conferir a obra literária primeiro. O filme não me surpreendeu e até me deixou desanimada para ler o livro, mas um dia lerei. Assim, espero! Rs!

 ¸. • * '¨`* •.  Cortesia  ¸. • * '¨`* •.

Essa semana recebi uma caixa de livros da Novo Conceito. Como sempre chega mais de um livro da NC, reservo uma semana de Baú Secreto somente para essa editora. Eis os escolhidos para leitura:


 Não posso me apaixonar de Bella Andre.

Como sempre a Novo Conceito encanta e surpreende pela enorme criatividade na composição das caixinhas. Adorei! 


 O Lorde Supremo de Trudi Canavan.
  Esperando Por Você de Susane Colasanti. 

A Novo Conceito também sempre envia um mimo mais lindo do que outro. Um bloquinho do Lorde Supremo e um porta cds do Esperando Por Você. O genial é que geralmente o mimo tem a ver com alguma passagem da história do livro. 

 ¸. • * '¨`* •.  Feedback da Semana  ¸. • * '¨`* •.

 Resenhas:

- Aura Negra de Richelle Mead;
- Como salvar uma vida de Sara Zarr;
Por isso a gente acabou de Daniel Handler;

 Outras postagens:
- {Música} Fun

 Promoções:

- Sorteio do Livro: Garotas de Vidro - Até o dia 17/03/13.
- Sorteio do Livro: Kit Finale - Até o dia 10/04/13.

Top Comentarista:

Concorra a um Cartão Presente no valor de R$30. Clique AQUI e participe!


 ¸. • * '¨`* •.  Conversa Fora  ¸. • * '¨`* •.

Para todos os amantes da literatura, emprestar livros é uma tarefa árdua e complicada. Alguns até emprestam para amigos mais chegados e familiares, outros não emprestam para ninguém. Há aqueles como minha mãe que emprestam para qualquer um que pedir - ela é tão louca que até oferece. Vocês não leram errado. Minha mãe oferece seus livros para conhecidos e amigos lerem. Eu já sou um pouco mais ciumenta e não empresto para qualquer um e se me pedir um livro, em geral, se eu não confiar na pessoa para cuidar dele com carinho, enrolo até a criatura esquecer ou perceber que não quero mesmo emprestar. 

Eu empresto sem piscar os olhos somente para minhas duas melhores amigas - Fabiana e Karine. Elas pegam livros emprestados que nem li ainda, novinhos que acabaram de chegar da livraria. Mas, como disse, confio muito nelas. 

Já emprestei para outras pessoas, mas antes verifico se irão cuidar dos meus livros. Já emprestei e não recebi o livro de volta. Já emprestei e o livro passou meses na casa da pessoa, mas voltou inteiro e bem conservado. Já emprestei e meu livro voltou: cheio de orelhas, sujo e amassado. Emprestar é um risco que o leitor assume, mas ainda um compromisso e responsabilidade para quem pega emprestado.

Se você desejar emprestar seus livros, eis algumas dicas legais:

- Anote na sua agenda para quem emprestou para não esquecer o nome da pessoa e data. É uma tática eficaz, pois passado algum tempo depois, você pode cobrar o livro de volta.

- Coloque um marcador dentro do livro. Informe que não gosta de que façam orelhas e que o marcador auxilia para não se perder da página. Parece óbvio demais, mas tem gente que é sem noção.

- Ao emprestar coloque o livro em um saquinho plástico para protegê-lo da sua sujeira e da umidade.

- Se o livro é emprestado, o outro não possui o direito de grifar no seu livro. Lembre-o desse detalhe!

Vale a pena, por fim, relembrar que:

- Livros não devem ficar no acesso de animais de estimação e crianças. 

Por experiência própria, meu cachorro urinou em um dos meus livros que havia caído da estante. Quase o desertei de tanta raiva que fiquei do danado, mas o perdoei. Um outro cachorro nosso, rasgou a capa de um dos livros da minha mãe que estava sobre a cama. Meu irmão quando era pequeno, pegou o caderno de poesias da minha amiga Karine e rabiscou e rasgou algumas páginas. Quase morri do coração, mas tive a decência de copiar tudo em um novo caderno. 

Então, exemplos é o que não faltam de pequenas tragédias que podem acontecer com um livro, se o livro é seu mesmo, você se garante com as possíveis falhas, mas causadas por outros é motivo de solicitar um livro novo ou o recebimento do dinheiro.

Ps.: O livro que meu cachorro detonou foi o Quem é você, Alasca? do John Green. 

Ps2.: Adoro essas imagens engraçadas de livros & bichos. Rs!

Gostaram das dicas? 
Vocês são a favor do empréstimo de livros?


Mil Beijinhos!

13 comentários:

Daniela Tiemi disse...

Obrigadaaaaaaa querida Nique! =)

Adorei suas aquisições + cortesia + trocas!

Mas, Niqueeeee, esse cachorro eh medonho! me assusta!!! hahaha

Bjo.

Dominique disse...

Olha, ri muitoooooooooooo do seu comentário sobre o cachorro. Rs! Ele é medonho mesmo, mas foi por isso que coloquei a foto, pois todos que pedem livros emprestados aos nossos olhos são medonhooooos. Kkkkkkkkkkkkkk! Olhamos horrorizados para a criatura. Rsrss!

Aline T. K. Miguel disse...

Ótimo post! E concordo que a Novo Conceito sempre tem kits e mimos muito legais. Pois é, emprestar livros pode ser algo um tanto complicado, já que nem sempre a outra pessoa tem o mesmo cuidado e dá o mesmo valor a um livro tanto quanto a gente. Inclusive, tem gente que chama nossos cuidados de "frescura". Agora me diz, como emprestar livros para alguém assim? Não dá muito certo, não...

Bj
Livro Lab

Adrianatbnu disse...

Eu até empresto, chego a oferecer, mas não é pra qualquer um não! E nem todos os livros, os meus clássicos são intocáveis, Austen, Bronte, Dumas e cia não saem dessa casa por nada.
Beijos

Karine Coelho Lima disse...

"Anote na sua agenda o nome da pessoa, a data, o endereço, o CPF e o RG..." Rsrsrs. A gente deveria poder colocar as pessoas que não devolvem nossos livros no SPC ou no SERASA. Já pensou, que máximo!?

E, morram de inveja, eu tiro a virgindade dos livros da Dominique! Huahuahauhauha!

Ana Paula Barreto disse...

Este negócio de emprestar livros é meio complicado. Eu empresto, mas só os que não tenho aquela "neura" de pegar de volta logo.
Adorei os livros que recebeu, muita coisa boa. Estou doida para ler Não posso me apaixonar e Legend.
obs: Parabéns Dani! Tudo de melhor pra você.
bjs

Naty C disse...

Parabéns pelas parceiras e parabéns Daniela!
Também já li maravilhas sobre Legend, vou aguardar muito ansiosa a sua resenha.
Fico encantada com esses mimos da NC, pena que é só para blogueiros :(

Eu ri com a estória do seu cachorro rsrs E sou totalmente contra emprestar livros, não gosto nem que peguem!

Livia Braga disse...

Parabéns Daniela!!

Quando alguem me pede emprestado algum livro, parece que estão pedindo para matar um filho meu rsrsrs Quase sempre eu empresto pq não sei como dixer: '' OS LIVROS SÃO MEUS! SÓ MEUS! VA COMPRAR SE VC QUISER LER!!!!!!!!!!!! '' mas como sou um garotinha uma boa eu empresto! rsrs Eu quero uito ler Lorde Supremo e não posso me apaixonar... tomara que vc faã um sortei! Participarei com muita alegria!!

Gladys Sena disse...

Parabéns pelas parcerias, ;)


Vi pela blogosfera que a ROCCO é dificílima de se conquistar, uau!


Bem, em relação a empréstimos, evito de toda forma, pois já emprestei muito e sempre me devolveram o livro detonado. Teve uma vez que a pessoa estragou tanto o livro que teve vergonha de me falar e mandou recado se ainda queria o livro, já que estava estragado e ela se comprometia em comprar outro. Esse pelo menos teve consciência, mas foi a única vez, então não empresto mais...

Daniela Tiemi disse...

Obrigada! =)
Bj.

Karen Senoo disse...

Como sempre eu adorei suas aquisições! =) Já tenho Dezesseis Luas mas estou de olho na edição nova com a capa do filme kkk Tenho Legend mas ainda não li, espero ler em breve. Quanto à conversa fora, eu não gosto muito de emprestar livro não :P Sou meio possessiva quanto a eles haha Se for emprestar mesmo, só se for para uma pessoa que eu confie e que me dê certeza de que vai devolver bonitinho. Até para o meu irmão fico com receio as vezes e sempre fico de olho para ver o jeito que ele tá segurando e tal. Sim, sou meio paranóica kkk


Bjs
@Tibiux

rafaela cristina disse...

Apaixonados é legal e dezesseis luas eu queria muito ler, antes de assistir o filme, mas acho que não vai rolar kkk

Mey disse...

kkk, ri mto da cara do cachorrinho pidao ali de cima. Quanto as aquisiçoes, estou de olho em Legend a um bom tempo. Bem...para resumir o negocio, sou muito categorica, livro para mim, é igual marido. Não dou, não empresto, não deixo nem encostar. Digo na lata, p nem me pedir. Pode me chamar de egoista, comprei, paguei é meu. Ponto. Bjksss

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela