[Cinema] Dezesseis Luas

sexta-feira, 1 de março de 2013



Hoje, dia 01 de março de 2013, estreia a esperada adaptação para os cinemas do livro homônimo, "Dezesseis Luas", escrito por Kami Garcia & Margaret Stohl. Este é o primeiro livro - e filme - da série "Beautiful Creatures". 

Deixando os livros de lado - afinal você pode conferir minha opinião sobre o livro AQUI -, e falando sobre o filme, vou começar sendo clara e direta: eu não gostei. Agora, vem a parte difícil: explicar o porquê. Mas vou tentar da melhor maneira possível e com toda a minha sinceridade. 

Para quem não conhece a história de Dezesseis Luas, vou resumi-la: Ethan (Alden Ehrenreich) é um garoto que mora em uma cidade pequena, pacata e conservadora chamada Gaitlin, na Carolina do Sul. Há algum tempo ele tem sido atormentado por sonhos de uma garota de quem ele jamais vê o rosto. 

Um dia, uma garota nova e diferente, chega a cidade e faz a vida de Ethan virar de ponta cabeça. Lena (Alice Englert) esconde muitos segredos, mas não consegue esconder seus poderes. Por ser tão esquisita, não a querem na escola ou na cidade, e Ethan a defenderá e lutará por ela e com ela para vencer um mal que pode atingir a garota ao completar seus dezesseis anos.


"Dezesseis Luas" vem sendo comparado ao sucesso de bilheteria (mas não de boa qualidade cinematográfica) Saga Crepúsculo. Estratégia de marketing para aumentar a curiosidade? Ou há mesmo semelhanças entre as duas histórias? Eu assisti - e li - toda a Saga Crepúsculo, assim como Dezesseis Luas e, sim, você encontrará certas semelhanças entre as duas histórias, como encontrará diversas semelhanças entre diversas histórias classificadas como YA. Portanto, não acho que as semelhanças na trama sejam o suficiente para comparar os dois. Será que vão colocar um cartaz "O novo Crepúsculo" a cada YA que virar filme? Espero que não, ainda mais com tantos prestes a lançar. 

Contudo, acredito que estão apostando nesta estratégia publicitária para atrair os fãs de Crepúsculo ao cinema. Eu não acredito que este filme fará o mesmo sucesso, mesmo que comparando as duas produções "Dezesseis Luas" seja superior em qualidade, mas não o suficiente para ser realmente considerado um filme de qualidade. 

Não gostei das atuações dos protagonistas. E Ethan está muito longe - mas muito mesmo - de ser a escolha para o personagem do livro que existia na minha imaginação. Lena não me convenceu cada vez que precisava encenar suas lágrimas. Os dois juntos não me convenceram como casal, apesar de a história de amor deles ser uma gracinha, eles não passam paixão, e em nenhum momento me fizeram suspirar no escurinho do cinema. Já os atores coadjuvantes são de excelente escolhas, e fizeram o bom trabalho que deveriam fazer, pena ter sido em um filme medíocre. Os efeitos especiais são ruins, na minha opinião de leiga, mas parece que muita gente por aí aprovou. 

Contudo, o filme não foi totalmente um desastre. Eu gostei do figurino. As roupas que a Lena usa - especialmente os vestidos - são lindas. E, claro, que há boas cenas na história. Gosto da parte que Lena faz nevar para Ethan. É muita fofura!  

A direção ficou a cargo de Richard LaGravenese (mesmo de P.S. Eu te amo e Escritores da Liberdade) e parece que ele conquistou muitos elogios por aí. Eu revirei a internet por opiniões parecidas com a minha sobre o filme e não encontrei muitas. Parece que muitos gostaram, mas para mim não funcionou. Espero, como uma viciada por livros YA, que as próximas adaptações que estão por vir (como Os Instrumentos Mortais, Vampire Academy, Divergente, A Hospedeira) sejam melhores, mas tenho tentado não deixar as expectivas muitas altas, quem sabe assim eu me surpreenda.


TRAILER



Por Daniela Tiemi

25 comentários:

LucianaMara disse...

Ai Dani, nem vi o filme mas já concordo com você.
Eu não sou fã do livro (achei uma enrolação sem tamanho). O livro poderia ter a metade das páginas e a mesma história.


O problema é que o casal principal não tem liga.
O Ethan não é nunca aquele ator.
Que pena, rs.

GiH Kastmaker disse...

Pois é, as opinião estão me diferentes, mas entendo seu ponto de vista, viu.
Eu quero ler o livro e também assistir ao filme para tirar minhas próprias conclusões, mas algo me diz que não serão muito diferentes das suas...vamos ver no que vai dar.
Adorei o post!
Beijos

http://kastmaker.blogspot.com/

Cláudia Charão disse...

Oi Dani

Eu nem crio mais expectativas com as adaptações de YA, pois parece que eles tomam as decisões e gravam "em meia hora" para lançar logo ou competem com quem vai lançar primeiro. Fora que acham que absolutamente tudo deve ser adaptado, sei lá né, não vejo problema em um livro ser só livro. Bem, sem ler, eu já estava rindo com os comentários por aí sobre o Ethan escolhido. Mesmo você dizendo que é ruim eu fico com vontade de ver, afinal adoro uma tosquice e o Jeremy Irons :D

Cristiane Silva disse...

Eu já sei que o filme não vai ser bom pra mim, porque o livro não é. Tentei ler esses livros e entender porque virou filme e até agora estou boiando. Não tem muita graça aquilo. A ideia é boa, mas a história só fica legal quando chega os finais dos livros. Aí você fica o livro TODO na baboseira e quando começa a ter alguma graça, acaba! Então já não espero muito desse filme...Vou tentar ver só por ver mesmo...




cristiane dornelas

Sabrina Mazzoni disse...

Eu acredito que depois do sucesso de "Crepúsculo", todos querem tirar uma oportunidade de algum livro que possa se comparar, e talvez virar uma modinha.
O exemplo é esse ano, onde muitos livros estão virando adaptações.
Como fã de carteirinha de alguns livros, quero assistir suas adaptações. Mas nesse meio, poucos me interessam.

Kelry Caroline disse...

To louca pra ver o filme! É hoje!

Mariane disse...

Oi Dani!
Eu quero muito assistir!
Agora quanto a esse filme substituir Crepúsculo, eu tenho lá minhas dúvidas. Não por falta de qualidade, mas não sei se vai conquistar tanto assim...
Bjos

Naty C disse...

Eu adoro YA, mas não li o livro e não tinha nenhum interesse especial em ver o filme, e a sua resenha só me deixou com menos vontade Também espero que as próximas adaptações, essas sim quero ver, tenham uma qualidade melhor.

Liviiabraga_ disse...

Bom, estou muito ansiosa por esse filme! Passei um mês
inteiro ouvindo muitos comentários bons sobre o livro! Só espero que minhas
expectativas não atrapalhe na minha opinião sobre o filme! rsrs Espero
que o filme seja muito bom! Espero!!! Hahah

Gladys Sena disse...

Como não curto essa temática, não estou animada com esse lançamento como a maioria, rsrs.
Geralmente as adaptações cinematográficas decepcionam, o melhor é não criar muitas expectativas mesmo...

Karen Senoo disse...

Eu já li o livro e adorei! =) Agora estou na expectativa pelo filme apesar de não ter amado o casting. Só estou curiosa mesmo para saber que pontos foram fiéis ao livro. Quero mesmo é ler a continuação da série kkk



Bjs
@Tibiux

rafaela cristina disse...

Muito animada para assistir, mas primeiro quero ler o livro

Livia Santana disse...

Eu estou lendo o livro e estou gostando! Estou morrendo de medo da adaptação, mas minha intuição diz que eu vou gostar, tirando as mudanças que fizeram em relação ao livro. Se tem uma coisa que me deixa fervendo de raiva, é quando mudam coisas em adaptação de livro de série. Romance único, tudo bem, mas de série? Detesto.

Não sabia que o diretor era o mesmo que o de 'P.S.: Eu Te Amo', e como eu adoro esse filme, acho que ele fará um bom trabalho. Mas realmente, comparando 'P.S.: Eu Te Amo', o livro com o filme, o filme é humilhado. Portanto, prevejo uma certa decepção com 'Dezesseis Luas'.

Pelo que eu vi do trailer, parece bom, e os efeitos especiais também. Você é a segunda pessoa que não gosta. A primeira foi o Guilherme, do Burn Book: http://www.burnbook.com.br/2013/02/21/burn-cine-dezesseis-luas/

Pois é, eu adoro Crespúsculo e acho, com exceção do primeiro filme, que os efeitos especiais são ótimos. Lógico que não se compara aos efeitos de 'A Origem', mas cada filme é um filme e só porque existe um melhor, não significa que devemos rebaixar o outro.

Estou odiando essa propaganda de 'O Novo Crepúsculo'. Essa mania que as pessoas tem de ficar comparando as coisas é horrível! Primeiro: desmotiva quem não gostou. Segundo: Não podem haver tantas semelhanças assim somente com Crepúsculo. Existem vários outros YA por aí, como você disse, com os mesmos temas e tudo. Não faz sentido, a não ser publicidade.

Vou tentar ver o filme no fim de semana que vem.

Bjs!

s2

Jéssica Ribeiro disse...

Eu nem sei se vou assistir esse filme, gostaria muito de poder ler o livro primeiro. E vi bastante os comentários de que o filme é um "novo crepúsculo" e achei isso bem apelativo, para atrair fãs de Crepúsculo para lucrar e ver possível semelhança que há de ter. É, realmente eu não tenho muito a opinar, é isso!

Ana Paula Barreto disse...

Se eu tivesse lido a resenha do filme antes da do livro, não teria dito que gostaria de ver e não ler. Definitivamente, a obra original parece mais interessante. Infelizmente, as adaptações, muitas vezes, deixam a desejar. Tanto na história que é contada (já que seleciona-se alguma coisa do livro e acrescenta-se um outro bocado), quanto na escolha dos personagens, as vezes a coisa dá errado.
Bom, se for para escolher, eu prefiro arriscar a leitura do livro mesmo!
bjs

Caroline De Sousa disse...

Eu não assistir o filme e nem li o livro ainda, mas no trailer que eu vi deu pra notar que falta paixão entre os protagonista como você disse.
Eu como eu não quero criar muitas expectativas e me decepcionar quando for ver o filme, então vou primeiro ver o filme e depois ler o livro. Espero não me arrepender de fazer isso ;]

Inês Gabriela A. disse...

No geral eu percebi que as pessoas não gostaram muito desse filme, achei interessante uma crítica no Burn Book, em que ele falou que o filme não estava bom e tinha gente falando que sim porque foi paga e etc... Eu sinceramente não vou ver por agora, até porque nem li o livro ainda.
http://memorias-de-leitura.blogspot.com

Daniela Tiemi disse...

Bom saber, Ines... Eu vi varias criticas positivas na internet, e estava achando q sou uma chata pq nao ter gostado... Mas tem gente q se vende msm, uma pena...rs. Bjo.

Mey disse...

Tenho os dois primeiros livros, mas como n costumo ler uma serie sem estar completa, ainda não li. Quanto ao filme, não fiquei interessada não. Não pretendo assistir. Bjksss

Dominique disse...

Pelo amor de Deus, nem todas os críticos do mundo podem ser comprados e não é como se um filme ruim pudesse se escondido. Muito fraquinho, mas como entretenimento sem compromisso, até vale a pena.


Bjjs.

Patricia Gomes disse...

Eu assisti ontem e também não gostei... eles mudaram muito a estória, e eliminaram personagens que na minha opinião eram muito importantes, como Marian, a bibliotecária; e também a participação da mãe de Ethan, como espírito, para o desenrolar da narrativa.

Daniela Tiemi disse...

Tb senti falta da Marian no filme. Ela eh uma das minhas personagens favoritas do livro... Uma pena. Eu nem tento mais comparar os roteiros com o livro, eles sempre mudam mesmo - afinal eh necessario -, mas nem sempre fazem um bom trabalho. Nao caso desse filme, fico pensando se a historia nao pareceu confusa para quem nao leu o livro... Acredito q tenha essa possibilidade. Pq fico bem corrida as explicacoes, e eles sempre focam mais nas cenas de romances q no desenrolar da historia...

Bjo.

Daniela Tiemi disse...

Nao perde nada, Mey! E quer saber? Logo, logo vai tah passando na Sessao da Tarde... Eh este o nivel do filme. haha!

Daniela Tiemi disse...

Uau! Obrigada pelo link, pois adorei a critica do Guilherme! Posso dizer q concordo mto com a opiniao dele.

Bjo.

Renata Kerolin disse...

Eu li o livro e não gostei da escolha dos atores.
Quero ver o filme, mas não pretendo assistir no cinema.

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela