"Garota Exemplar" de Gilian Flynn

quinta-feira, 28 de março de 2013


Nick Dunne, um jornalista bonito e charmoso que muitas mulheres gostariam de conquistar, conhece Amy Elliott em uma festa em Nova York há sete anos atrás. Apesar de também atraente e cobiçada, a primeira coisa que chama a atenção de Nick em Amy é o formato de sua cabeça. Não que seja algo estranho ou algo que seja notado por muita gente, mas é a primeira coisa que ele nota enquanto ela está de costas. Anos depois, tudo o que Nick consegue pensar é sobre o que se passa dentro daquela cabeça: "No que você está  pensando? Como esta se sentindo? Quem você é? O que fizemos um ao outro? O que vamos fazer?". Após cinco anos de casados são essas as indagações que Nick carrega sobre sua esposa.

Muita coisa mudou durante esses anos. Eles não são mais o casal feliz e apaixonado como nos primeiros anos de casados, mentiras criam muros entre eles e parecem estranhos um para o outro agora. Desde que ambos perderam o emprego, abandonaram Nova York e mudaram-se para a cidadezinha em que Nick nasceu e cresceu em Missouri e ele decidiu abriu um bar - chamado O Bar - com a irmã utilizando o que restara da fortuna da esposa. Quando se casaram Amy era rica, graças ao dinheiro que seus pais ganharam escrevendo um famosa série de livros chamada "Amy Exemplar" que conta a história de uma menina perfeita, que sempre toma as decisões corretas. Sempre que Amy tomava um decisão que não agradava a seus pais, um livro novo surgia com a Amy fictícia tomando a atitude correta. Filha única, Amy esforçava para agradá-los e ser tão exemplar quanto a personagem do livro. Formou-se em Harvard em psicologia e trabalhara em uma revista antes de ser mandada embora e ter que se mudar com o marido por que teve que utilizar quase toda a sua fortuna ajudando os pais que agora estavam falidos. Ninguém mais lia a os livros de Amy Exemplar.

Naquela manhã do aniversário de cinco anos de casamento, a vida de Nick e Amy não será  mais a mesma. Após o café da manhã preparado pela esposa, Nick sai para trabalhar como faz todas as manhãs até que um vizinho vai procurá-lo para dizer que algo estranho parece ter acontecido em sua casa. E aconteceu. Amy está desaparecida, e logo de cara Nick é o principal suspeito, afinal o marido é sempre o principal suspeito.

Eu não leio muito livros do gênero, mas foi até um alívio mudar um pouco. Esta leitura foi uma surpresa e tanto! É um livro de conteúdo adulto com uma trama com boa carga dramática e psicológica. Minha querida amiga blogueira Cláudia Charão - do blog Concentrófoba -, tinha me avisado que se tratava de um livro chocante e tenho que concordar com ela. O desfecho deixa o leitor estonteado... Completamente pasmo.

Eu gostei muito das escolhas da autora para a narração. O personagem Nick - suspeito na investigação - narra os acontecimentos atuais e temos a visão dele sobre Amy e o casamento. Por outro lado, temos também como narrativa partes do diário de Amy que fala sobre o relacionamento deles desde o início até pouco depois de seu desaparecimento. Isso me deixou intrigada boa parte do livro e me deixou confusa com relação aos meus sentimentos pelos personagens. Não me perguntem se gostei ou não de Nick e Amy. Eu ainda não sei. Leiam, e entenderão o porquê. 

Além de tudo, há a investigação sobre o desaparecimento que me deixou complemente envolvida, desejando entender melhor o que estaria acontecendo. A trama nos surpreende em pequenas e grandes escalas. Sendo assim, é muito difícil conseguir largar a leitura. Para mim, especialmente da metade para o final, foi tão eletrizante que não queria dormir! 

A autora entrou para rol dos autores cujos todos os livros lançados farei questão de ler. Não acho que minha resenha faça jus ao livro nesta minha tentativa de exemplificar aos leitores o quanto ele é bom, mas recomendo que comprovem e leiam "Garota Exemplar". 


Minha classificação para esse livro é de  5/6- "Excelente".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores.

Garota Exemplar. Flynn, Gillian. Editora Intrinseca, 2013, 448 p.




33 comentários:

Angela dos Santos Silva disse...

aah estou mesmo querendo ler esse livro... E você gostou tanto!

Ótima resenha

beijos

http://geehzbookshelf.blogspot.com.br/

Nattacha disse...

Faz tempo que não leio um bom livro de investigação desse estilo, e por tantos comentários positivos que estou vendo por ai, como o seu, essa vontade louca de ler algo assim só aumenta.
Fiquei bem intrigada com o fato dos pais da Amy escreverem um livro que fale da vida dela.... será que isso não o tornou mesquinha e mimada? E outra coisa que fiquei super curiosa é o diario que ela escreveu né. Mas uma coisa é certa, preciso saber se foi o Nick quem deu sumiço a esposa porque né.... Personagem com cara de bonzinho, mas que é bem duas caras está cheio por ai :P

Cheguei até a ver um comentário por ai que foi esse livro que tirou o primeiro lugar dos 50 tons da lista dos mais vendidos! Então o livro deve ser bom mesmo né!
Adorei a resenha, super beijo :*

Cláudia Charão disse...

Oi Dani


Eu achei a sua resenha maravilhosa :), sabe que eu fiquei curiosa sobre os livros da Amy Exemplar. Continuo pensando em Amy e Nick, acho que não gosto de nenhum dos dois. Ih nem me fale, também quero ler o que a autora lançar, seja o que for.


Bjuss

Sora Seishin disse...

Oi Dani!

Em primeiro lugar parabéns pelo layout, não passei aqui depois que mudou, está MUITO lindo! *-*

Adorei sua resenha, quero ler esse livro desde que vi ele em inglês e sua resenha só me convence a ler.

Beijos,

Sora - Meu Jardim de Livros

Livia Braga disse...

Já tinha visto esse livro resenhado! Ele é uma das minhas metas de leitura!! Eu simplesmente estou encantada por ele, até que fim uma coisa menos Chiclê!
Está declarado oficialmente que eu leio até bula de remédio se ela for escrita pela gilian ^^

Larissa Siriani disse...

Eu estou louca pra ler esse livro. Quando ouvi falar do título a primeira vez, não dei tanta atenção, mas aí fui ler a sinopse, vi que se tratava de um thriller, li algumas resenhas e fiquei alucinada haha. Gosto muito de livros policiais, mas não de qualquer autor. É o tipo de coisa que, eu acho, tem que ter um feeling muito bom pra ficar legal. E quero colocar Garota Exemplar à prova :)

Beijão

http://nossosromancesadolescentes.blogspot.com.br/

Ana Paula Barreto disse...

Não estou me aguentando de curiosidade!! Eu AMO thrillers psicológicos, investigação e mistério.. em que as coisas não são exatamente o que parecem.
Este livro realmente tem sido muito bem criticado e confesso que é uma das minhas prioridades literárias no momento!
bjs

Gladys Sena disse...

Fiquei curiosa para descobrir porque vc não gostou de Nick e Amy. rsrs.

Caroline De Sousa disse...

Nossa estou mega curiosa para ler esse livro ainda mais que não leio esse gênero, mas tanto comentários positivos sobre esse livro me fez querer lê-lo. Outra coisa que me deixou curiosa foi a sua duvida se gostou ou não de Nick e Amy.. Com certeza Garota Exemplar está na minha mais que desejada lista espero conseguir lê-lo logo.. ^^

Naty C disse...

Eu quero muito ler esse livro, faz tempo que não leio um do gênero. Fiquei muito curiosa para saber por que você não sabe ainda se gosta dos personagens.

GreicielySantos disse...

Eu to louca pra ler esse livro. Também não leio livros assim, apenas a serie mortal da nora, mas esse me intriga, já vi gente dizendo que é maravilhoso e outros dizendo que não é tão bom assim.
Acho que o ponto forte desses livros é a investigação, sou do tipo curiosa, então não paro de ler enquanto não descubro quem é o culpado rs
Espero ler muito em breve.
bj
OBS: finalmente entendi o nome do livro, primeira resenha que fala disso rs

Juliana Suzart disse...

Eu amei o livro!!
Mostra as consequências das nossas escolhas e influências. Não julgue uma pessoa por sua aparência ou atitudes. As coisas não são o que parecem..
Como uma pessoa consegue sumir assim? Adoro mistérios!!
Ansiosa! Quero muito ler!!
Beijos :)

Vanessa Riper disse...

Desde que esse livro começou a ser resenhado na blogosfera, venho acompanhando e lendo todas as opiniões, e estou louca pra fazer a leitura dele. Adoro histórias assim, de mistério e suspense, que nos envolvem na trama e não nos deixam dormir!
Bjo!

Ronevia Novaes disse...

Eu to curiosíssima para saber mais dessa história.
Pelo que andei vendo por aí, é envolvente e tenso e, algo totalmente diferente do que eu tenho lido, por isso mesmo essa vontade de conhecer a história e tirar minhas próprias conclusões.
Sua resenha com certeza me deixou com um gostinho de quero mais.


Bjos!

Cássia disse...

Li uma resenha do livro e fiquei bastante curiosa especialmente por não se tratar de mais um romance com uma mocinha santinha songa monga que faz tudo pelo cara com que está apaixonado ... por se tratar de um livro com uma mulher real

Leila e Maria Clara disse...

Estou doidinha para ler esse livro
amei sua resenha
bjins
Leila

Cristiane Oliveira disse...

Já tinha lido uma outra resenha desse livro e fiquei maravilhada e morrendo de medo de você contar mais do que eu não queria saber rsrsr.
Goosto muito desse tipo de leitura e já estou muito curiosa pra ler com todos os comentários possitivos da resenha.
Adoro surpresa e ter um final diferente do apontado deve ser maravilhoso não vejo a hora de ler esse livro , tudo indica para uma otima leitura.

Paty M. Castro disse...

Eu já tinha lido outras resenhas sobre o livro, e tinha gostado do suspense que tem sobre a historia, é o livro mais comentado do momento, mas não quero criar muitas expectativas para não me decepcionar. Vou ler e tirar minhas conclusões, porque a principio não gostei muito dos personagens principais apesar de gostar da idéia da trama.

mgrezender disse...

Após tantos comentários positivos sobre o livro só tenho que fazer uma coisa: ler e bem rápido. Gostei demais da sua resenha, que assim como outras que já li, descrevem tão bem a história.
Maristela G rezende

Ana Paula Farias disse...

Ótima resenha me deixou pirando pra conhecer essa história!! Depois dessa fiquei mesmo curiosa pra ler esse livro simplesmente me encantei pela historia ainda mais sendo explicada e resenhada assim, no começo nem me interessava muito, mas agora simplesmente preciso ver por mim mesma e experimentar essa história tão incrível aparentemente, quero muito ler to super ansiosa!!

Eduarda Menezes disse...

Acho que o comentário que eu escrevi deu erroooo =/


Enfim, vamos lá! haha


Oi Daniii,
Tenho muita vontade de ler esse livro! Adoro thrillers psicológicos, repleto de reviravoltas, personagens ambíguos, onde nada é o que parece.

Jéssica Caroline disse...

Nossa eu esto loka meismo para esse livro amei a capa.Espero ler ele em breve.Perfeita a sua resenha.

Andressa Nunes disse...

Resenha bem elaborada, abordando os pontos fortes do livro, despertando o interesse dos leitores

marinna bastos disse...

Imagino a pressão q Amy passou com esse pais, coitada!


Gostei que esse livro tenha drama e suspense, fiquei muito a fim de ler!


Adorei a resenha!


bjs

Nicole Lilian disse...

A cada resenha que eu leio desse livro eu fico com mais vontade de ler! Tô curiosa pra saber qual é o desfecho dele você não é a primeira que me diz que é chocante, eu adoro livros de suspense, quero conhecer a Amy não consigo imaginar uma garota criada desse jeito, tudo que ela fazia virava livro. Esta na minha listinha (:

Willian disse...

Tenho ouvido execelentes comentários sobre esse livro, não é meu tipo de leitura preferido, mas depois de ler essa resenha bem detalhada, vale a pena conferir.

Giovana disse...

Em quase todos os blogs que eu acompanho ouvi criticas muito positivas desse livro então estou super curiosa para ler.

Nardonio Alves disse...

Tenho lido muitas resenhas positivas em relação a esse livro, e a cada uma delas, minha vontade de lê-lo só aumenta. Gosto de livros com uma trama bem amarrada e de narrativa tensa e eletrizante. Acho que o final deve ser surpreendente mesmo. Espero ter a oportunidade de ler em breve.


@_Dom_Dom

Juliana Rodrigues disse...

A cada vez que vejo somente a capa desse livro, ja me da uma vontade de chorar! Eu quero muito ele mas nunca ganho...

Lilian Gabriella disse...

"afinal o marido é sempre o principal suspeito" concordo plenamente. Gosto de um bom "suspense" e um bom "drama", gostaria muuito de ler esse livro, a resenha me deixou muito curiosa.

Camilla Lobianco disse...

Nossa, quanta positividade. Realmente tenho visto todos falando tão bem do livro e estou louca para ler. Tão bom quando uma história é envolvente e surpreendente... mas tenho medo do final! Aaah, quero ler!!! bjs

Bárbara Barbosa disse...

A cada resenha que leio desse livro, a minha curiosidade e interesse só aumenta.

Esse livro deve ser puro suspense!!!

Adoro livros de suspense que sabem te envolver, que não te deixam
desgrudar os olhos e que não te deixam saber a verdade antes do tempo,
quando vc acha que tá sacando alguma coisa vem algo e “bam” e tudo cai
por terra.
Creio que o final deve ser de cair o queixo, nossa tô muito curiosa quanto a esse livro.
Epero poder lê-lo logo.


Bjus!

Manu Hitz disse...

Todos querem esse livro e leio óimos comentários sobre ele.
Coitado desse Nick, se não for mesmo ele o culpado pelo desaparecimento de Amy...
Acho que temos aqui uma boa investigação e um thriller psicológico interessante. Dividir a história sob os pontos de vista das personagens é uma estratégia ótima pra deixar o leitor decidir de que lado fica... até o desfecho, q vc já me garantiu ser surpreendente. Eu quero!

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela