"Por isso a gente acabou" de Daniel Handler

sexta-feira, 8 de março de 2013




Em "Por isso a gente acabou" o autor Daniel Handler (mais conhecido pelo pseudônimo de Lemony Snicket de Desventuras em Série) nos conta uma história juvenil bem comum, mas tão bem desenvolvida que você não deseja largar a leitura em momento algum.

Minerva Green é uma jovem cujo relacionamento acabou recentemente. Com o coração partido, ela resolve se livrar das lembranças entregando para seu ex-namorado a caixa em que guardara cada objeto que representava momentos importantes do namoro entre eles. À caminho de levar a caixa para Ed Slaterton - cocapitão do time de basquete da escola, bonito e desejado por muitas garotas -, enquanto seu melhor amigo Al dirige o caminhão e leva Min ao seu destino, ela escreve uma carta para Ed explicando o significado de cada objeto na caixa e o porquê que eles acabaram. Na verdade a trama deste livro é toda entrelaçada  por conta de cada um desses objetos que guardam uma lembrança marcante e um sentimento que existiu em cada momento do namoro deles. Então é isso que nós, leitores, acompanhamos: uma carta de uma menina com o coração partido, relembrando os momentos bons e ruins de seu namoro de uma forma um tanto amargurada, mas mais que justificada. Ao chegarmos ao fim da historia - ou da carta de Min - entendemos bem o porquê.

Ainda assim, o livro consegue manter um tom divertido. Min é irônica e inteligente, uma protagonista bem carismática. Apaixonada por filmes antigos - e tendo o sonho de se tornar diretora de cinema um dia -, tudo para ela tem alguma relação com a cena de algum filme e eu gostei muito disso, pois foi um dos pontos em que me identifiquei com a protagonista. Não, não sou fascinada por filmes quanto a Min e nem vejo muitos filmes antigos - vi pouquíssimos, para ser sincera, e não faço nem ideia de que filme são os que a protagonista cita na história -, mas minha paixão por livros me faz relacionar tudo o que acontece com algum livro que li. O outro ponto em que me identifiquei, e que grande maioria se identificará também, é o caso do coração partido. Ponto principal da trama, e o qual a maioria das pessoas já sofreram. Será que existe alguém afortunado que nunca chorou por amor? Que nunca foi magoado? Acho que não. 

Apesar de "coração partido" ser um tema batido, o diferencial da trama é que o leitor já sabe como vai terminar, o que faz com o foco do enredo não seja o que aconteceu, e sim, como e porque aconteceu. E a história de amor do protagonistas é tão fofa que você torce para que não acabe de verdade, para que o quer que tenha acontecido seja algo que possa ser consertado e eles possam ficar juntos. Mesmo os dois sendo tão diferentes um do outro. Todos queremos acreditar que o amor pode superar qualquer diferença ou obstáculo, mas a vida real é bem mais complicada. E o livro é bem realista nesse quesito. 

Além da história fofíssima, a edição deste livro é lindíssima! Totalmente ilustrada com cada objeto que tem um significado nessa história, e obviamente, muito bem traduzido e revisado. Um excelente trabalho da Editora Cia das Letras. 

Mesmo aqueles que já passaram da adolescência apreciarão a leitura deste livro. Eu recomendo!


Minha classificação para esse livro é de  6/7- "Excelente"..
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores.

Por isso a gente acabou. Handler, Daniel. Cia das Letras, 2012, 368 p.

28 comentários:

Cláudia Charão disse...

Oi Dani

Eu também adorei esse livro, como você disse a história é bem simples, o que chama a atenção é como ela é desenvolvida. Depois que li o livro, até estranhei não ter ouvido falar de nenhum dos filmes, fui ler sobre o autor e ele disse que são títulos fictícios, para o leitor não ter uma opinião formada sobre eles e ver o que significam para Min e a história.

Bjus

Daniela Tiemi disse...

Que legal, Claudia! Nao sabia. Como nao sou mto ligada em filmes, nem fui pesquisar para saber se existiam haha!
=)
Bjo.

Cláudia Charão disse...

hahaha já eu cada filme desconhecido que ela comentava foi me incomodando, fiquei pensando - como pode não ter ouvido falar de nenhum deles, nem só de nome? rsss


Bjuss

Hortencia Helena disse...

Eu acho linda a diagramação desse livro! Fui na livraria e fiquei passando as páginas e que trabalho bem feito neh? Deve ser interessante começar com o final da história e saber pq não deu certo. E graças a Deus que a Min é uma personagem divertida, pq falar de coração partido com melancolia dá até tristeza rs
Obrigada pela dica Dani!
bjs

Karen Senoo disse...

Fiquei curiosa para ler esse livro. Pensei que fosse ser uma história de amor triste e deprê mas, pela resenha, é totalmente o oposto. Quero descobrir o que deu de errado para a relação deles ter chegado ao fim =/


Bjs
@Tibiux

Larissa Siriani disse...

Esse é um livro que quero ler tem muito tempo. Tive uma ideia bem parecida há tempos atrás, mas nunca coloquei no papel, e quando ouvi falar desse livro, fiquei super curiosa. Parece fofo e nostálgico, triste de um jeito bom. Ainda não comprei, mas não vejo a hora de consegui-lo por aí :)

Beijocas

www.nossosromancesadolescentes.blogspot.com

Naty C disse...

Adorei a premissa do livro, muito criativa. Já me identifiquei com a protagonista, também adoro filmes antigos *-*

Kelry Caroline disse...

Adoro esse autor, como sempre o livro me surpreendeu bastante. Gosto muito de historias bem resolvidas.

Ana Paula Barreto disse...

Eu acho bacana quando o leitor já sabe como vai terminar, mas vai descobrindo uma história encantadora no processo, no decorrer da narrativa. Além disto, nem só de finais vivem os leitores. Gostei dos personagens, do tema, de tudo. É um livro que gostaria muito de ler!
bjs

Daniela Tiemi disse...

Verdade, e nao eh soh pq vc jah sabe como vai acabar, q o livro nao possa te surpreender. ;-)

rafaela cristina disse...

Legal a resenha, parece bem divertido o livro

Livia Braga disse...

Gostei da Capa! Bem divertida! Gosto de Livros com histórias ilustradas tipo o Diario de uma Banana... Sem preconceitos mas Minerva me Parece um nome de Vilã rsrs



Gostei da Resenha! Pq sua Nota foi 5? Oq ue realmente faltou para o 7!

Daniela Tiemi disse...

hahahaha, um dos pontos da historia eh o nome da protagonista, toda vez q ela vai se apresentar, ela gosta de explicar o pq do nome dela! ;-)

Nao eh 7, e sim 5, por conta do final... Como eu disse, nao queria q o motivo do rompimento deles fosse tao grave a ponto de nao ter conserto. A historia deles eh tao bonitinha..rsrs. Bjo.

Gladys Sena disse...

Ownt que fofinho, ;)


Não dava nada por esse livro... fiquei interessada, =D

GreicielySantos disse...

*-*

To louca pra ler esse livro faz um tempinho e justamente por ser um tema que gosto bastante e por tratar o porque eles realmente acabaram. Sei que quando ler vou torcer para eles ficarem juntos e isso acho que é um lado ruim, a gente torce, mas já sabe como acabou :(

Vi umas fotos no twitter e as ilustrações são bem lindas mesmo, muito bem tratado livro.

Espero ler em breve.
bj

Vanessa Riper disse...

Oláa!

Já faz tempo que tenho vontade de ler esse livro mas nunca comprei pelo preço. Acho super legal como a trama se desenvolve, nunca vi uma historia contada assim, com a gente ja sabendo o final e a idéia das ilustrações é bem bacana!



Bejos!

Cristiane Silva disse...

Ainda não consegui pegar pra ler e estou doida pra fazer isso! Depois dessa resenha? É para matar né! Eu quero!

Nattacha disse...

Sabe ao fazer a leitura do livro, confesso que me decepcionei um pouco, porque eu tinha muita expectativa sobre ele, e não foi tudo aquilo. Mas não foi ruim, achei a personalidade da Min bastante interessante e toda aquela ironia dela né haha ;D achei bom pelo que você comentou mesmo, você quer saber como e por que aconteceu essa separação, pois pelo tituloa já sabemos o que acontece né. E se repararmos bem ela dá deixas do que aconteceu, eu pelo menos senti, e beem tava na cara né :P
Acho que uma das coisas que me deixaram bem desgostosa com o livro foi as citações interminaveis dos filmes antigos que a protagonista gostava.... Tinha hora que ela falava demais daquilo e zzzzzz.

Uma leitura recomendada com certeza!
Beijinhos :* Adorei a resenha!

Juliana Rodrigues disse...

Gostei muito da resenha. Adorei a capa, diferente e criativa. Estou anciosa para lê-lo.

Tairine Melo disse...

Confesso que ainda não tinha ouvido falar nesse livro... Adorei a resenha ^^ Queria muito ter oportunidade de lê-lo *_* Quem sabe eu dê sorte.. rs

Caroline De Sousa disse...

Mais uma resenha positiva desse livro que confesso desde que vi a capa e li a sinopse fiquei super interessada, já tem um tempinho que quero ler " Por isso que a gente acabou". Infelizmente ainda não conseguir comprar, mas não vejo a hora de consegui-lo ^^

mgrezender disse...

Sua resenha está tão boa que me deu vontade de sair para comprar o livro. a capa é bem simples e para quem compra livro apenas pela capa, certamente não comprará esse.
Maristela G Rezende

Ariana Alves disse...

Os filmes citados no livro na verdade não existem. =)
São todos imaginados pelo Lemony.
Ainda quero ler esse livro.


Bjus!

Nardonio Alves disse...

Se o livro tem uma protagonista irônica, divertida e carismática, já é meio caminho andando pra gostar bastante. O momento em que um relacionamento acaba, realmente é muito complicado. Espero que a protagonista tenha dado a volta por cima. Quero muito ler pra saber o que aconteceu.


@_Dom_Dom

Inês Gabriela A. disse...

Eu tenho vontade de ler esse livros desde que comecei a ler a série "Desventuras em Série" que é muito boa, o autor não mudou, só mudou o nome que ele usa pra assinar e já me disseram que esse livro é muito bom, muito mesmo. Então muito ansiosa pra ler *--*

Sandra Alvarenga disse...

Parabéns pela resenha!
Fiquei com muita vontade de conhecer Minerva Green.
Torcendo muito p/ganhar....
biga.alvarenga@gmail.com

Lilian Gabriella disse...

Esse livro foi um dos melhores que eu já li na minha vida. Sério mesmo. O final me deixou meio chocada. As imagens dele são as melhores. Perfeitas! Amei a resenha.

Luciana Brito disse...

Fiquei interessada por esse livro desde o dia em que uma amiga fez resenha dele e falou super bem. Depois vi o livro na livraria e pronto, foi amor. O legal é o fato dele contar a história de um modo diferente, com desenhos e talicoisa. Sem falar que o fato dela explicar cada objeti também é bem interessante. Parece um livro legal!

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela