"Quem é você, Alasca?" de John Green

quinta-feira, 14 de março de 2013

Eu queria tanto me deitar ao lado dela, envolvê-la em meus braços e adormecer. Não queria transar, como nos filmes. Nem mesmo fazer amor. Só queria dormir com ela, no sentido mais inocente da palavra. Mas eu não tinha coragem. Ela tinha um namorado. Eu era um palerma. Ela era apaixonante. Eu era irremediavelmente sem graça. Ela era infinitamente fascinante. Então voltei para o meu quarto e desabei no beliche de baixo, pensando que, se as pessoas fossem chuvas, eu era a garoa e ela, um furacão". (pág. 91)

Miles Halter é um jovem sem amigos, sem namorada e fissurado por últimas palavras. Ao ler a biografia do poeta François Rabelais descobre que suas últimas palavras foram "Saio em busca de um Grande Talvez", o que faz Miles decidir que não quer esperar a morte para sair em busca deste Grande Talvez. Resolve então estudar em Culver Creek, o mesmo colégio interno que seu pai, seus irmãos e seus primos estudaram, saindo do calor da Flórida amenizado pelo ar-condicionado para o calor singular do Alabama.

Seu colega quarto em Culver Creek é Chip Martin, também conhecido como o Coronel, um bolsista com uma capacidade incrível de memorizar as coisas. Ele fuma muito, não dispensa uma bebida e detesta os chamados "Guerreiros de Dia de Semana" que são os riquinhos do colégio que passam o fim de semana com os pais em suas mansões. O Coronel apresentará Miles - como "Gordo" por ser muito magricela - para seus amigos: o japonês Takuma e a linda garota de olhos verdes chamada Alasca.

Alasca é uma garota impulsiva - daquelas que nunca deixam de fazer o que querem e dizer o que pensam -, é temperamental - seu humor oscila com grande frequência -, é enigmática e principalmente é daquele tipo que sabe ser sexy e que os garotos facilmente se apaixonam, especialmente os garotos como Miles. Mas ela tem um namorado: Jake, um bolsista em Vanderbilt que toca baixo em uma banda. Ela também é apaixonada por livros - grandes clássicos e poesias - e o seu favorito é "O General no seu labirinto" de Gabriel Garcia Marquez no qual diz ser as últimas palavras de Simón Bolívar: "Como sairei deste labirinto?". Esta frase tem grande relevância a história, introduzindo Miles, seus colegas e nós, leitores, a grandes reflexões. Eu poderia ficar devaneando sobre isto, filosafando sobre a frase, mas seriam opiniões particulares e não quero soltar nenhum spoiler. O fato é que todos nós temos uma razão para sermos o que somos; são as experiências, os sofrimentos que passamos que nos molda para a vida. E Alasca tem uma razão para ser o que é; para agir como age; e para todas as suas mudanças, aparentemente, incompreensíveis de humor. Eu me compadeci por ela. E, por Miles.

O livro se trata do crescimento de Miles: conhecendo a amizade e o amor, mas principalmente descobrindo a vida e questionando a morte. Sua narrativa em primeira pessoa revela suas reflexões sobre estas experiências. Sua história me fez rir muito e me fez chorar muito também. E, principalmente, me fez refletir junto com o personagem. E dentre destas muitas reflexões, destaco a importância de aprendermos a perdoar a nós mesmos. Debates sobre religião, de modo neutro, também não faltou na história. 
Se você procura por uma história que o faça pensar - sem ser chato em momento algum-, NÃO deixe de ler este livro.

E, ao fim, fica a questão: "Quem é você, Alasca?" que assim como a vida nos deixa sem respostas para algumas perguntas, e sem a certeza de nada.


Minha classificação para esse livro é de  6/6- "Excelente".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores.

Quem é você, Alasca? Green, John. Martins Fontes, 2010, 229 p.





17 comentários:

Larissa Siriani disse...

John Green <3 Conheci esse livro já há muito tempo, bem antes de ser lançado no brasil, mas nunca cheguei a ler, infelizmente. Como os outros do John Green, tem jeitinho de inocência e maturidade, de filosofia e de viver. Meu único problema com ele é e sempre será a tradução horrorosa do título, que além de passar meio longe da tradução literal, ainda é a coisa menos vendável que eu já vi na vida HAHAHAHA

Mas posso ignorar isso tudo por uma boa história <3

Beijão

http://nossosromancesadolescentes.blogspot.com.br/

Livia Braga disse...

Gostei do: '' eu era a garoa e ela, um furacão'' ;) Só por esse trecho já gostei!

haa, gostei!!! Quero ler para ver as razoes da Alasca!! Esse autor só possui esse livro? Tem continuação?

Naty C disse...

Só li A Culpa é das Estrelas do John Green, mas estou louca para ler outros livros do autor. Adorei a resenha, fiquei mais ansiosa para ler esse livro.

Daniela Tiemi disse...

Oi, Livia!

Esse não tem continuação, não. Ate onde sei nenhum livro do autor tem continuação... Mas ele tem varios livros publicados. No Brasil, alem de "Quem eh vc, Alasca?", a editora Intrinseca publicou o livro "A culpa eh das estrelas" que lindo demais e eu super recomendo (leia a resenha aqui: http://www.livrosfilmesemusicas.com.br/2012/08/a-culpa-e-das-estrelas-de-john-green.html ) e em breve - talvez esse mes ainda - sera lançado o livro "O teorema de Katherine" tb pela editora Intrinseca. Eu super recomendo os livros da autor. Amo demais!

Bjo.

Ana Paula Barreto disse...

Ah John Green! Só de ler a resenha já estou apaixonada pelo livro. O autor é mestre em escrever histórias que nos fazem pensar, refletir e até amadurecer um pouco (se esta for a nossa vontade, claro). E este livro não é diferente, parece ser bonito, cheio de referências literárias, com conteúdo e personagens complexos.
Amei e pretendo ler o quanto antes!
bjs

Cláudia Charão disse...

Oi Dani



Ah eu vou ler (espero gostar), quero ver a ligação com o livro do Gabriel Garcia Marquez, adoro esse tipo de coisa.

Livia Braga disse...

haa! A culpa é das estrelas é dele?! *Passada* Nossa eu não lembrava do nome dele!

Hortencia Helena disse...

Poxa, John Green sabe emocionar geral né? Esse livro ta na minha wish list faz um loooongo tempo mas é difícil encontrá-lo nas livrarias daqui =/ Acho que vou adorar conhecer Alasca e Miles, são o tipo de personagem que me prende. =)

Gladys Sena disse...

Acho que essa é a primeira resenha que leio desse livro.
Pelo jeito o autor gosta de trabalhar só com personagens adolescentes né!

Nattacha disse...

Eu já li e esse livro e tenho que dizer, ele me abalou muito. Porque para começar você mesma leu o livro e sabe o quão bom ele é, o quanto cada personagem é cativante e tudo mais. Mas ele mexeu mais comigo, porque quando realizei a leitura dele eu tinha perdido uma pessoa muito querida na minha familia, então a segunda parte do livro (o depois) me tocou demais, porque a maior parte das coisas que ele se questionou eu também me questionei, e ao ler o livro tudo aquilo voltou, então além do livro ser otimo, ele marcou realmente a minha propria vida!
Adorei sua resenha, mesmo!
Super beijos :*

Daniela Tiemi disse...

Este eh outro livro q me acredito que vc vai gostar, Claudia. Gostaria mto de saber sua opiniao sobre ele! =)
Bjo.

Karen Senoo disse...

Lendo a resenha fiquei imediatamente interessada em ler o livro =) Achei diferente por ser narrado na visão de um garoto que me parece ser bem romântico! O trechinho destacado realmente me cativou :) Quero ler logo.


Bjs
@Tibiux

Ana Beatriz disse...

queria saber se é muito filosófico? Fui ler o mundo de sofia mas não deu pra mim kkkkkk

Daniela Tiemi disse...

Nao, nao. Nem tanto. rs. Pode ler que o livro eh legal. Tb tentei ler O Mundo de Sofia, e abandonei... Ainda quero ler um dia, mas sinceramente, nao eh o meu estilo. Mas "Quem eh vc, Alasca?" eh mto bom! ;-)

Morgana disse...

Alguém me ajuda a ter esse livro!!! Pelo internet + frete sai quase 60 reais!! Sem condições nesse valor pra minha regiao! morganashaw@hotmail.com
por favooor, quem tiver como me ajudar, me manda um email e se identifica no ASSUNTO - pra eu não achar q é virus rs-. Quero comprarrrrr!! rsrs

Morgana disse...

Ahhh, de novo: POR FAVOOOOOOOOOOR! rs, quem quiser revender ou repassar o seu, pra não ficar na estante ou tiver uma livraria aí que tenha ele, aí conversamos! pleaseeeee! bjs

Morgana disse...

Ow, meninas do blog, faz promoção com esse livro pra ver se eu ganho!! rsrs Tenho A culpa é das estrelas, Teorema K. mas esse não acho de jeito nenhum!!!!!!

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela