{Cinema} A Hospedeira

segunda-feira, 1 de abril de 2013


Há tempos que estou esperando pela adaptação cinematográfica de "A Hospedeira" baseada no livro homônimo de Stephenie Meyer. Li a obra assim que foi lançada, e a trama me agradou demais. Porém como há uma certa tendência a decepção quando assistimos a um filme baseado em um livro já lido, eu não esperava muito desta adaptação apesar de que estava ansiosa para conferir.

Em "A Hospedeira" o mundo foi dominado por seres alienígenas que hospedaram o corpo da maioria dos seres humanos. A única forma de reconhecer um ser humano não hospedado são pelos olhos: os que carregam um hospedeiro dentro de si, possuem em seus olhos um círculo azul brilhante. O mundo agora é um lugar diferente, há paz e igualdade, além da tecnologia que estes seres trouxeram ao planeta que, entre outras coisas, ajudam na cura de doenças. São seres pacíficos, mas que consideram os humanos perigosos e por isso perseguem os poucos que restaram.  

Melanie Stryder (Saoirse Ronan) ainda se esconde como uma fugitiva, e cuida para que se irmão mais novo também fique protegido. Junto com Jared (Max Irons), um rapaz que conheceu enquanto roubava comida de uma casa e por quem se apaixona, os três sobrevivem, sempre escapando dos hospedeiros, até o dia em que Melanie - para salvar seu irmão de ser descoberto - é capturada. A hospedeira introduzida ao corpo de Mel é Wanderer (futuramente apelidada por Wanda), que tem acesso a todas as lembranças e os sentimentos que essas lembranças carregam da memória de Mel. É dever de Wanda compartilhar todas as informações sobre Melanie com os Buscadores (The Seekers) para que eles possam localizar mais resistentes. Contudo, o desejo de Mel em proteger aqueles que ama ainda a faz forte, e sua mente luta para dominar o corpo que lhe pertence e principalmente para tentar proteger suas memórias de Wanda. Ela tem voz dentro da mente que lhe pertencia e continuará a lutar, sem desistir. Mas logo descobrirá em Wanda uma aliada, e não inimiga.

É muito bom quando somos surpreendidos. Não há como não notar o cuidado na produção desse filme para que não fosse um desastre. Não que não tenha suas falhas, mas são mais fáceis de ignorar por conta das boas atuações e boa história. Se não compararmos filme e livro - o que é quase impossível, eu sei -, veremos que o roteiro de A Hospedeira para as telas tem suas qualidades. Entretanto, comparando os dois, percebemos que não passa a mesma emoção - o que não significa que não passa nenhuma emoção. Cenas que eu adorei no livro, no filme ficaram "apagadas" e o relacionamento entre Ian e Wanda não ficou tão aprofundado como na leitura. Aliás, no filme, parece que acontece da noite para o dia, o que não é o que acontece na trama do livro. 

Obviamente, não há como detalhar o roteiro como em uma obra, mas o essencial da trama - sem nenhuma modificação drástica - foi mantido, afinal o roteiro contou com a participação da própria autora, Stephenie Meyer, e por isso se manteve fiel a obra. Sendo assim, seu enredo foi bem transpassado para as telonas. Acredito que não ficará confuso para quem ainda não teve a oportunidade de ler "A Hospedeira". Contudo, leia assim que a oportunidade surgir, o livro é muito bom!

Eu adorei a Saoirse Ronan como a Melanie. E, o Max Irons como Jared. Rola uma certa química entre eles que é perceptível nas filmagens. Saoirse também deixa o telespectador emocionado em pontos importantes da trama. Já Jake Abel como Ian não me agradou muito por motivos pessoais (ele nao fez jus ao personagem da minha imaginação) e até superficiais (não o acho bonito! rs).

Eu pouco entendo de questões técnicas sobre o filmagens e sons, mas vi várias críticas negativas sobre a trilha sonora utilizada e sobre o excesso de câmera panorâmica aérea. Eu teria que assistir de novo e tentar reparar melhor, mas confesso que são detalhes que não notei.

Em "A Hospedeira" você encontrará belos cenários, boas atuações, uma boa história com um pouco de ação, muito romance e drama, cenas emocionantes - e outras nem tanto - com um pano de fundo de sci-fi. Resumindo, eu gostei, sim. Inclusive, assistiria de novo. 
Se eu fosse escolher entre as melhores adaptações de YA para cinema que tem surgido aos montes ultimamente, estaria na lista "Jogos Vorazes" e "A hospedeira". Ainda bem que nem todas têm sido uma total decepção. 



19 comentários:

Karen Senoo disse...

Ainda não vi o filme mas depois dessa análise não tem como não ficar na expectativa! Eu li o livro há alguns anos e eu adorei =) Achei a trama diferente de tudo que já havia lido e até agora ainda não encontrei nada parecido. É muito bom quando os atores conseguem fazer jus aos personagens e por isso estou aqui ansiosa para saber se está um pouco parecido com o que imaginei ;D Quero assistir logo!



Bjs
@Tibiux

Gladys Sena disse...

Tá o maior burburinho em torno desse filme, se vc que curte essa temática gostou da adaptação, então é um bom sinal, ;)

Naty C disse...

Eu não assisti o filme pq quero ler o livro primeiro, mas confesso que não gosto muito da Saoirse Ronan, então não tenho expectativas.

Larissa Siriani disse...

eu não gosto muito do cast do filme em geral, mas estou com boas (e altas) expectativas sobre o filme. sou apaixonada pelo livro, e depois de TANTO tempo pra essa adaptação sair, espero que seja realmente espetacular :D

beijocas

http://nossosromancesadolescentes.blogspot.com.br/

Ana Paula Barreto disse...

Como não li o livro, confesso que não estou super empolgada para ver o filme. Mas tenho lido boas críticas e recomendações. Quem sabe não mude de ideia.
Quanto a adaptação, realmente não tem como ser totalmente fiel ao livro. Mas se conseguirem manter a essência, sem mudar ou inventar coisas que alterem o rumo da história, se tiverem bons atores e o produto final convencer os fãs, acho que está de bom tamanho.
bjs

Alessandra Alvis disse...

Não li o livro, nem vi o filme ainda sendo assim não posso dar uma opinião mais detalhada, quero ver o filme em breve geralmente nós sempre vemos livros melhores que filmes, mas pelo que vi esta adaptação está recebendo comentários bem positivos, tenho grandes expectativas em relação ao livro, e estou realmente feliz pelo fato de o filme ser definido como bom, é sempre bom ver uma boa história, atuação e direção.

Cláudia Charão disse...

Oi Dani

Bem eu já te contei o meu "problema" das versões dubladas, acho o fim ter mais opções dubladas do que legendadas. Talvez tenha que esperar o DVD. Eu fiquei curiosa para ver desde o começo da produção, e gostei que agradou né - só ainda não li o livro rsss e tenho ele aqui, vou ver se tomo vergonha e leio.


Bjus

Daniela Tiemi disse...

Oi Cláudia! Tb me recuso a assistir versões dubladas. Ainda bem que por aqui não tem esse problema! hahaha.

Vc devia ler o livro. Eu gostei bastante. Todo mundo reclama q as primeiras paginas sao paradas e o começo eh confuso, e tenho q concordar. Eh assim mesmo. Mas depois melhora bastante. Não da pra largar a leitura! rs. A historia eh bem bacana. =)

Bjo.

Cláudia Charão disse...

hahaha é, tem que aproveirar, tenho até medo do futuro de filmes dublados /o\
Talvez com essa palhaçada do cinema eu até consiga ler antes.


Bjus

Amanda Péres disse...

Como assim Wanda? Onde foi parar a Peg?
Tudo bem, é só uma adaptação... rsrsrs
Li 'A Hospedeira' já tem alguns anos e quase desisti no começo, mas depois a leitura me "pegou" de um jeito que o livro virou até favorito!
Como tenho a memória fraca, é provável que eu não compare muito o filme ao livro e talvez até goste mais, pena que onde moro o filme ainda não chegou. =/
Se está na disputa de melhores adaptações com 'Jogos Vorazes' com certeza merece ser assistido... o/

Daniela Tiemi disse...

Oi Amanda!
Eu assisti ao filme no original em ingles, nem dublado nem legendado, portanto nao sei se traduziram o nome da personagem como fizeram no livro (no livro eh Peregrina, ou Peg como vc bem citou). rsrs.

Vale a pena conferir mesmo.

Abs.

Rayme disse...

Li esse livro logo que lançou por aqui, bem na fase Crepúsculo mesmo :P
não lembro direito da história, só lembro que não gostei muito
quanto ao filme, estou bem ansiosa para ler! estou até pensando em pegar o livro novamente, pois dizem que ambos são bem diferentes....

me admirei com alguém considerar A Hospedeira como melhor adaptação :P

Livia Braga disse...

Eu li a Hospedeira quando estava no meu 1 Ano ano médio ou no 9 ° Ano ( Não lembro) Faz uns 2 ou 3 anos que esperava anciosamente pelo filme!! :D Ainda não tive oportunidade de assistir nos cinemas, mas vou baixar na net ... Devo confessar que qnd soube que a Saoirse Ronan seria a Melanie Eu não concordei!!

Caroline De Sousa disse...

Eu li o livro a muito tempo então praticamente não lembro da história por isso pretendo em breve reler. Em relação ao filme fico feliz que ele não é uma decepção total, pois é muito frustante você ler o livro e depois ver o filme e se decepcionar . Geralmente eu opto por ver o filme primeiro e depois ler o livro para não criar expectativas e acabar me decepcionando como já aconteceu..

alex disse...

Não li o livro, e ele nem está na minha lista de desejados, então não posso dizer se ele é bom ou ruim, mas, todas as críticas que vi sobre o filme form negativas, credito que seja pelo Hype porque é a mesma autora de Crepúsculo e blá blá, mas acredito que o filme não seja ruim não.

JessicaLisboa disse...

Nao li o livro o ainda (mentira li alguns trecho enquanto o meu amigo lia no onibus u,u) mas estou bem curiosa pra assistir o filme, falaram que esta muito bom.

Inês Gabriela A. disse...

Eu li o livro e confesso que apesar da trama demorar pra engatar eu realmente gostei, sério. Li porque o filme ia ser lançado e até hoje não assisti. Com você dizendo que o filme não é ruim eu realmente me animo mais!

Nattacha disse...

Eu sou do tipo de pessoa que gosta de ver o filme depois de ler o livro, por mais que eu saiba que o filme não vai ser tão bom quando o livro...... o problema é que ainda não li o livro =/ faz tempo que tenho na estante, mas nunca tive aquela super vontade de pegar ele para ler pois quando estudava todo mundo falava que o livro era bem ruim e tal, mas depois fui descobrir que a verdade era que o livro demora para começar, mas depois é muito bom, só que acho que desaminei muito com o livro!
Então acho que vai demorar para que ver o filme ainda, ou talvez eu devesse ver o filme para me animar em ler o livro né ;D
Agora fiquei na duvida! :*

Andreza disse...

Também não sou muito de ver o filme antes de ler o livro! Mas por incrível que pareça, nesse caso fiquei bem mais interessada no filme! Ainda não vi, mas pretendo vê-lo ainda, em breve! :)

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela