"Eu fui a melhor amiga de Jane Austen" de Cora Harrison

segunda-feira, 15 de abril de 2013


 

- Acredito que, no fundo, você está mais interessada em escrever romances do que encontrar um jovem rapaz, Jane.
Jane não estava ouvindo. Retirou sua escrivaninha da gaveta, colocou-a sobre a mesa, e depois mergulhou a pena no tinteiro de chifre.
- O que está escrevendo agora? - perguntei, dirigindo-me ao outro lado para olhar sobre seu ombro. Jane não é igual a mim: sua escrita nunca é particular.
- Estou escrevendo um final feliz - respondeu com grande seriedade. - Decidi que todo bom romance precisa de um final feliz e este aqui provavelmente me será útil um dia." (p. 309)

Jane Austen está muito doente e seu cuidado tem sido negligenciado pela Sra. Cawley - a diretora do internato em que Jane e sua prima Jenny Cooper vivem. A aflição de Jenny pelo estado de saúde de sua prima é tão grande que a tímida e meiga menina decide que precisa avisar os tios - Sr. e Sra. Austen - a qualquer custo da situação em que se encontra a sua tão querida Jane, mesmo que Sra. Cawley a tenha proibido terminantemente de enviar qualquer aviso à família. Só resta a Jenny desafiar suas ordens, saindo escondida do internato durante a noite - arriscando sua vida e reputação - para colocar a carta no correio.

Percorrendo as escuras ruas de Southampton, fugindo de bêbados e estranhos, a assustada Jenny encontra um gentil cavalheiro para lhe resgatar. O Capitão Thomas Williams a acompanha até o correio e de volta ao internato garantindo a segurança da jovem após Jenny lhe explicar as aflições que fizeram a donzela se arriscar. Jenny fica encantada pelo cavalheiro, mas teria alguma chance de se reencontrarem novamente? E, se se reencontrassem, seria ele capaz de guardar seu segredo ou a arruínaria contando a todos o que fez?

Quando o Sr. e Sra. Austen tomam ciência do estado de Jane, imediatamente partem para buscá-la e ao chegar encontram também a sobrinha muito doente. Sendo Jenny órfã, assumem os cuidados para com a garota e autorizada pelo irmão mais velho, Edward-John - que seria o responsável legal por Jenny -, ela passa a morar com a família Austen.
Lá, ao lado de sua prima e melhor amiga Jane Austen - e em meio aos seus muitos primos -, Jenny será muito cortejada, participará de bailes e se apaixonará!

Estou encantada! Este livro é uma fofura do início ao fim. É uma leitura leve e agradável, com cavalheiros galanteadores, bailes e uma jovem - Jenny Cooper - aprendendo a se apaixonar; desde o sentir o coração palpitar, e até conhecer o ciúmes e a decepção. Claro que sua prima Jane a ajudará, sendo sua confidente e conselheira. Jane Austen é retratada neste livro do que jeito que gosto de imaginar que deveria ser: espirituosa, criativa, divertida e cheia de personalidade! Já Jenny é uma menina bonita, amável e tímida, e devo acrescentar, que se apaixona e desapaixona fácil! Mas, no fim, ela faz a escolha certa!

Acho importante deixar claro que é um livro infantojuvenil, os protagonistas são adolescentes e a história é contada em forma de um diário. Digo isto, pois eu meio que esperava outra coisa quando recebi o livro, o que me desanimou um pouco quando o iniciei, mas a leitura fluiu melhor quando fui me desapegando desta pequena frustração (eu nem tinha reparado que o livro faz parte do selo "Jovens Leitores" da Rocco!rsrs).

Obviamente, me deleitei em viver na casa dos Austens, ter Jane como melhor amiga e viver um romance tão doce, enquanto vivi como Jenny Cooper na leitura desta obra. E, enquanto lia, eu me perguntava todo o tempo o quanto da história seria criação da autora e o quanto teria sido real, portanto quando cheguei nas últimas páginas onde há a "nota do autor" fiquei maravilhada em descobrir o quanto da história foi realmente verdadeira. Muitos detalhes eu desconhecia, e fiquei desejando muito por uma biografia da autora para descobrir mais e mais. Não são só as criações literárias de Jane Austen que me fascinam, mas também sua própria história.

As páginas possuem ilustrações, que seriam os desenhos da própria personagem de Jenny Cooper. Achei uma gracinha! Vejam:



Minha classificação para esse livro é de  4/6- "Muito bom".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores.

Eu fui a melhor amiga de Jane Austen. Harrison, Cora. Editora Rocco, 2011, 320 p. 




21 comentários:

Ana Paula Barreto disse...

Eu sou chata demais quando se trata de livros voltados para adolescentes, mas dessa vez eu tenho que dar o braço a torcer: quero muito ler este livro.
Sou muito apaixonada por qualquer coisa do universo "Jane Austen", e nada melhor do que uma história leve e divertida sobre a própria, ainda mais sabendo que sua personalidade (mesmo que hipotética! rs) é mantida.
Adorei a dica e vou colocar o livro na minha lista.
bjs

Mariane disse...

Dani!
Amei seu post!!!
Esse livro é muito gracinha!!!!! Entrou fácil entre os meus prediletos!
Uma leitura muito tranquila e agradável! :D
Você precisa ler "O que aprendi com Jane Austen"! É muito bom mesmo!!!!!

Gladys Sena disse...

Ai que fofo!
Já era interessada nesse livro só por ter relação coma Jane Austen, rsrs. A capa também é uma graça.
Sua resenha aguçou a minha curiosidade, =D

lizianesg disse...

Olá
Gosto de livro infanto juvenil e esse parece ser muito legal.
Gostei muita da resenha e adoraria ler o livro, me pareceu um livro bom quando se quer ler algo mais 'light'.

Beijão

Paloma Casali disse...

AMEI A DICA!

Amanda Péres disse...

Achei uma graça tanto a capa quanto a história.
Nunca tinha ouvido falar desse livro e me interessei através da resenha!
A nota no skoob tbm é muito boa, quero ler! :)

Daniela Tiemi disse...

Ei, Mariane! Preciso msm ler "O que aprendi com Jane Austen", ate pq faz um tempo q tenho este livro na estante! =)

Acredita q essa autora tem um outro livro chamado "Jane Austen stole my boyfriend" (traducao livre: Jane Austen roubou meu namorado). Nao eh de matar de curiosidade? Quero mto ler tb. rsrs. E, vou torcer para q lancem no Brasil.


Bjokas.

Mariane disse...

Então menina, eu já tinha visto sim! Mas como ainda não tem em português fica mais difícil... rsrs. Mas é claro que estou louca para ler!

Assim que você ler tem que fazer resenha hein?! Bjos

Cláudia Charão disse...

Oi Dani

Eu também tinha a impressão que era um livro adulto quando ouvi falar, o livro físico ficou muito bonito, a trama parece legal também, eu não li nada da Jane Austen mas em um programa que assisti também descreveram ela mais ou menos assim.



Bjus

Petra disse...

*-*

Livia Braga disse...

Dani, gostei dessa frase: Decidi que todo bom romance precisa de um final feliz e este aqui provavelmente me será útil um dia. No fundo ela realmente tem toda razão! O Livro é muito fofo, infelizmente não faz muito meu estilo... :/

Lili disse...

Estou com esse livro aqui na pilha e nem sabia que tinha ilustrações =/
Nossa, vou em breve lê-lo!!!!
Adorei a resenha, valeu pela indicação!
Beijos

Inês Gabriela A. disse...

Nunca tinha ouvido falar desse livro, sério, mas estou sendo sincera quando digo que fiquei com vontade de ler. O que me conquistou foi o desenho muito fofo. Essa coisa de ser prima da Jane me parece muito interessante e o livro em si parece ser muito meigo. No final das contas tbm recebeu um boa nota, então...

Naty C disse...

Primeiro, que capa fofa e esses desenhos de dento também *-*
Ahh não acredito que eu não conhecia esse livro, parece incrível.
Como você, eu também imagino a Jane assim rsrs
Vou com certeza inclui-lo nas minhas compras!

Mille Vitória disse...

Vou comprar, vou comprar, vou comprar!

Sim, ou com certeza?

rsrsrsrs

Primeira vez que venho em seu blog e dou de cara c essa fofura!

Ameeeeei!!!

Bjs!

>>> Livro: Travessuras da Menina Má
http://coisaphynna.blogspot.com.br/2013/04/livro-travessuras-da-menina-ma.html

Karen Senoo disse...

Não conhecia o livro e achei a história bem interessante. Já li um da editora LeYa com a Jane como vampira kkk achei demais! Muito legal mesmo. Adorei também o fato de ter gravuras =D


Bjs
@Tibiux

Grazielli Fraga disse...

Eu tenho esse livro

Naiara disse...

To acabando de ler esse livro, ja ta no filnalzinho. Muito bom esse livro, amei.

Juliana disse...

Este livro,vai nós ajuda com a nossa nota em Português!

lu almeida disse...

este livro é muito bom amei . perfect book i love

Sara disse...

Melhor livri que ja li 😍😍😍😍
Não tem melhor, me apaixonei por cada personagem ! Abracei o livro quando terminei de ler
Sem palavras

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela