"Procura-se um marido" de Carina Rissi

segunda-feira, 8 de abril de 2013


Max acariciou meu rosto com a ponta dos dedos, os olhos queimando nos meus. Seu polegar deslizou por meu lábio inferior, dolorosamente lento. Ele abaixou os olhos para acompanhar o tracejar de seu dedo. Umedeceu os lábios suculentos, seu respiração saindo aos trancos, então finalmente (finalmente!) disse as palavras mágicas que havia tanto tempo eu esperava ouvir:
- Alicia - sua voz era rouca, intensa. - Quer ir pra um lugar mais calmo?
- Desesperadamente - sussurrei. (Pág. 340)

Alicia é uma jovem socialite que vive enfurnada nas festas mais badaladas da cidade e metida nas maiores confusões, seja em território nacional ou estrangeiro. Ela não somente curte arrumar confusão, como parece ter imã para atrair situações embaraçosas e que enlame-a sua reputação já duvidosa - o que suja também o bom nome do seu querido avô e de suas empresas.

Apesar de ser inconsequente, Alicia ama o avô. Quando vô Narciso falece, a jovem fica arrasada, pois o homem que era seu alicerce e sua única família havia partido, levando com ele, parte de seu coração. Porém, sua vida fica realmente destroçada quando descobre que seu avô a deserdou, alegando que a moça não possui maturidade suficiente para assumir o vasto patrimônio familiar. Em contrapartida, se Alicia quiser sua herança de volta, deverá casar-se e após o primeiro ano do casamento, receberá sua fortuna. Não querendo deixar a neta na miséria, vô Narciso também trata de arranjar-lhe um emprego vitalício em uma de suas empresas, começando do zero como uma simples assistente de secretaria. 

Irritada, desiludida e sem os recursos com o qual sempre viveu e gastou com fartura, Alicia coloca um anúncio no jornal, procurando um marido. Sim, sim, sim! A louquinha deseja alugar um marido durante o período de um ano, burlando assim as regras do testamento e conseguindo o que deseja. Porém, após entrevistar vários candidatos nada amistosos e aprazíveis, a moça pensa em desistir da ideia, quando finalmente surge um candidato capaz de mudar tudo, inclusive, balançar seu coração e mudar sua vida.

~ ~ ❤ ~ ~

Procura-se um marido da brasileira Carina Rissi, surpreendeu-me em diversos aspectos. A história é divertida, possui personagens fantásticos com personalidades muito bem construídas. O ritmo da escrita bem cadenciado, com picos de adrenalinas e outros mais calmos contribuiu para deixar a trama leve e romântica, como deve ser todo chick lit. 

Alicia é maluquinha no limite extremo, mas também é carente de afeto verdadeiro, apesar de ter tido um avô maravilhoso e dedicado de corpo e alma a neta. Para preencher seu vazio, Alicia encontra nas noitadas e nas confusões, o passatempo perfeito para toda jovem rebelde. Porém, ao ser deserdada tudo muda radicalmente e é uma delícia vê-la passar por situações constrangedoras, mas ao mesmo amadurecendo na marra. Acreditem: os empregados da empresa de cosméticos que vai trabalhar (que é sua por direito), não pegam leve com Alicia, fazendo-a passar por poucas e boas.

Carina Rissi usou e abusou do seu poder de escritora para criar mocinho mais-que-perfeito! Max é tudo o que uma mulher deseja, sem ser aquele mocinho afetado que vemos em algumas histórias. Rs! Pelo contrário, masculinidade exala por seus poros, ao mesmo tempo em que ele é atencioso, romântico e intenso. {Suspiros} 

No entanto, apesar de ter adorado a história, senti que a autora pecou bastante ao construir o início da desventura de Alicia - morte do avô, com o desfecho - ter sua herança de volta, em apenas dois meses aproximadamente. Achei precipitado, até porque ninguém se apaixona perdidamente e faz tudo o que Max fez por Alicia em apenas um mês de convivência. É contraditório! Em um momento, eles se odeiam e se evitam, no outro, estão loucamente apaixonados??? Esse detalhe deixou-me um tanto decepcionada, mas apesar disso, eu apreciei bastante.

Ainda que tenha pecado na minha opinião nos quesitos citados acima, acredito que Carina Rissi tem potencial para ser a autora queridinha do chick lit brasileiro. Recomendo! 


Minha classificação para esse livro é de  5/6- "Muito Bom".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores.

Procura-se um marido. Rissi, Carina. Editora Verus,  2012, 474 p. 



29 comentários:

Rayme disse...

nossa, desde que lançou este livro eu quero comprá-lo!
ainda não comprei pois estou em abstinência de compras... para ir pra bienal! hahahaha
este livro já está na minha lista para comprar por lá :D
parece ser incrível *-*

GiH Kastmaker disse...

Fico muito feliz sempre que vejo resenhas dos livros da Carina, ela merece isso e muito mais. Ainda não consegui ler Procura-se um Marido, mas morro de vontade!!! ^^

Beijos

http://kastmaker.blogspot.com/

Amanda Péres disse...

Adoro um chick lit pra variar de vez em quando. Tenho 'Perdida' em casa mas ainda não tive tempo de lê-lo... 'Procura-se Um Marido' já estava nos desejados mas agora eu PRECISO do livro... amei a resenha e fiquei entusiasmada pra ler!!

Gladys Sena disse...

Todas as resenhas que li desse livro foram positivas!

Livia Braga disse...

Primeiro de tuado, gostei da capa! Realmente faz o estilo ''Alicia de ser''

Realmente o livro me pareceu bem divertido! :) Não conhecia essa autora... Dominique esse é o primeiro livro de sucesso dela?

Karen Senoo disse...

Tenho muita curiosidade em ler este livro! Parece ser um chick-lit muito bom =) Há tempos que eu quero ler algo romântico e engraçado ao mesmo tempo e acho que encontarei isso em Procura-se um Marido ^^


Bjs
@Tibiux

Ana Paula Barreto disse...

Carina tem me surpreendido, apesar de não ter lido o livro ainda.
Mas por tudo que o pessoal tem falado dos livros, já tenho certeza de que ela tem potencial.
Quanto a Procura-se um Marido, parece ser uma história mega fofa e divertida, com personagens bem construídos que criam empatia com o leitor. Gosto do estilo e estou doida para ler a obra.
bjs

Inês Gabriela A. disse...

Nunca li nada da Carina e isso é uma vergonha. Ela tá se destacando bastante como autora nacional e tudo, mas não tenho nenhuma obra dela e pra ser sincera não é prioridade. A resenha ficou bem legal, parabéns!

Naty C disse...

Eu comecei a ler Perdida da autora, mas não gostei muito da escrita dela, muitas piadas clichês que não tiveram graça para mim.
Sobre este livro, também não acredito muito nesses romances relâmpago. Então esse é um livro que apesar de ter muitas recomendações eu não me interesso muito por ler.

Dominique disse...

Oi, Naty!


Ainda não li PERDIDA, mas realmente vários leitores indicam a Carina. Eu gostei do romance, mas realmente ela exagera nas gírias e piadas clichês. Uma coisa que apesar de ser característica do nosso idioma, que também não gostei e não gosto em livro nenhum é o tal de "dona fulana" e "seu beltrano"... Arghhhh! Irrita.


Mas, não desconsidero a potencialidade dela. =)


Beijos.

Naty C disse...

Oi, Dominique.
Eu também não gosto desses "dono", "seu", é muito irritante.
Acredito que ela tem potencial, apesar dessas pequenas coisas que me fizeram desistir (pq eu sou chata), o enredo das estórias dela são muito criativos.

Vanessa Riper disse...

Olá Dominique!
Bom, eu ainda não li nenhum livro da Carina, por isso não posso opinar sobre a narrativa dela, porém os temas das histórias dela, são super originais e diferentes do que eu estou acostumada a ler. Quero muito ler Perdida e Procura-se um marido pelas boas indicações que vejo nos blogs. Esse livro parece ser bem engraçado, quero muito conferir!
Bejos!

Ana Rita Aguiar disse...

participando do sorteio, estou doida pra ler esse livro *-*

giovana1.0 disse...

Estou muito ansiosa para ler esse livro,e participando do sorteio.

Hianna Suzart disse...

Gente do céu, faz tempos que eu estou loucaa querendo este livro. Fiquei a par deste por um email de algum blog e a primeira coias que fiz foi apreciar a capa,. ameeeei. Depois fui ler a resenha e fui ler outra e outra e outra o que só me fez certificar de que o livro é muito, muito bom mesmo. (:

Nattacha disse...

Aiii li esse livro no comecinho do ano, minha irmã ganhou de aniversário! E fiquei mais apaixonada pela escrita da Carina Rissi *----*

Ela consegue colocar os personagens com tanta simplicidade no papel, que já nas primeiras paginas você se ve envolvida pelos personagens, e só consegue soltar o livro quando chega ao final, e olha que o livro é bem grandinho xD
Adoorei a Alicia, que por mais que ela fosse bem maluca, ele tinha um coração enorme, e o Max então, só suspiros por ele, ele é o MAXIMUS né *-----*
Um dos melhores livros que li até agora. Recomendo com certeza! E quero ter ele na minha estante *----*
Beijos :*

Cristiane Oliveira disse...

Estou doida pra ler algum livro da Carina que todo mundo gosta e quero começar por esse, apesar de querer muito ler Perdida também rsrrss
Todo mundo falando muito desse livro, de ser engraçado e de como a leitura vai rápido.

Adriana disse...

Esse livro é um dos meus desejados do momento, amei Perdida da mesma autora e acredito que esse seja ainda melhor, mesmo que voce tenha encontrado pontos negativos no livro, estou louca por ele, e ainda assim pretendo le-lo o mais breve possivel! Parabéns por sua resenha, simples, objetiva e honesta, bjão!

Andreza disse...

Amei esse chick lit! Espero ter a chance de lê-lo em breve!

E sua resenha ficou mesmo muito boa! Como disse a Adriana, simples e objetiva! :)
GFC: Andreza Galvão

Kathia Emidio Viana disse...

Estou louca para ler esse livro tão bem falado! E pelo o que eu li na sua resenha, tenho certeza que vou me divertir com Alicia e suas confusões... e me apaixonar também pelo gostoso do Max!!!rsrsrs

Alessandra Alvis disse...

Já li algumas resenhas sobre o livro e já faz algum tempo que quero comprar, o fato de fazer parte da literatura nacional só me incentivou ainda mais a ler, pelo que li sobre o livro até hoje posso dizer que o Max é um personagem suspira, uma pena que você se decepcionou com algumas coisas, mas já estou acostumada com esses livros que os personagens se apaixonam em "um segundo" acho que tem umas leituras tão boas que ás vezes nem lembramos desse detalhe.

Viviane Lucena disse...

Já tinha lido uma resenha sobre ela, mais nem me lembrava mais do que se tratava o livro. Vi uma colega minha lendo esse livro, e ela disse que é muito bom, foi aí que eu entusiasmada para lê-lo. Sei que ela no final consegue a herança! Beijos.

ana caroline basto fonseca disse...

o livro é perfeito minha nova autora favorita bjs

Nardonio Alves disse...

Achei essa história bem clichê. Assim como todos os outros chick lits por aí. Mas confesso que gosto muito deles. Rsrsrs
O que me chama a atenção nesses livros é que eles tem uma narrativa mais leve e divertida. E pelo que vi, a Carina Rissi mandou super bem nesse quesito. Espero ter a oportunidade de ler em breve.


@_Dom_Dom

Pamela Liu disse...

Procura-se um marido parece ser um romance clichê bem bonitinho, com um final previsível. A leitura parece ser bastante agradável e engraçada.
Li várias resenhas positivas sobre esse livro, então estou bastante curiosa para lê-lo.

Vanilda Procopio disse...

Apesar dos "senão" eu estou bem interessada em ler esse livro, até porque ainda não li nada da Carina Rissi e sempre ouço falar bem dela. Se a história é divertida e os personagens são bem construídos, acho que já é meio caminho andado. E ser classificado como "muito bom" já é um incentivo e tanto para ler o livro.

Ana disse...

Eu quero muitooo ler esse livro! A história parece bem promissora, como voce disse pode ter sido um pouco exagerado, tudo acontecer em 2 meses, talvez o livro devesse ser mais longo, mas mesmo assim to muito animada parece um livro bem divertido e pela nota que voce deu parece que vale mesmo a pena.,

Amanda disse...

Nossa esse livro é ótimo, li ele com muito entusiasmo e ele ñ me decepcionou, e ñ esquecendo do credito é da autora brasileira Carina Rissi, q já escreveu tbém Perdida

Aryane Marques disse...

Oi?? eu estava vendo varios blogs e tal e parece que tem um livro chamado ''a queda dos reinos-morgan rhodes'' ele parece ser muito bom da uma olhada nele,só de ver a capa da a maior vontade de ter

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela