{Admirável Mundo Literário} Cinema & TV e suas dicas literárias

quarta-feira, 22 de maio de 2013



Filmes, Livros & Músicas são minhas paixões. Não é à toa que a Dominique me convidou para administrar o blog com ela quase dois anos atrás. E, parece que encontrar ligações entre esses meus três interesses é algo bem comum. Há livros que inspiram filmes, há musicas que foram feitas especialmente para determinadas tramas cinematográficas e muitos livros citam músicas em suas tramas. Entre outras tantas combinações que podemos encontrar entre eles.

Como uma apaixonada por livros, só poderia me causar prazer vê-los citados por minha outra paixão: a sétima arte! Foi através de cinema que descobri Jane Austen, por exemplo, que hoje é minha autora favorita. Grande parte da minha adolescência, fui viciada na serie "Gilmore Girls" e cada vez que a Rory aparecia com um livro em algum episódio, eu corria para a biblioteca da escola para procurar pelo título. Muitas vezes, eu não encontrava. Algumas vezes eu não lia por não estar intelectualmente preparada para determinados títulos que a nossa inteligentíssima Rory gostava de ler. Há uma lista na internet com todos os títulos do livros lidos pela personagem, chamada Rory Gilmore Book Project.

O fato é que o cinema e a TV também podem nos introduzir a literatura, especialmente se prestarmos atenção nas dicas dos personagens sobre suas leituras. Por isso, estou sempre atenta a livros que são citados em filmes. Quebrei minha cabeça para lembrar o máximo possível de filmes e séries que citam - mesmo que por um breve momento - algum livro. O que consegui não foi muito, mas já nos ajuda a refrescar a memória:

O filme "A casa do lago" além de citar "Persusão" de Jane Austen, cita também o clássico de Dostoiévski, "Crime e Castigo". O filme "Mensagem para você" traz como livro favorito da personagem de Meg Ryan, "Orgulho e Preconceito" também de Jane Austen, que é comentado no filme "O diário de Bridget Jones" que por sinal é quase uma "versão moderna" do livro. Até o protagonista tem o mesmo sobrenome do famoso personagem do livro, o Sr. Darcy. Há também “O clube de leitura de Jane Austen” que obviamente fala sobre as obras da escritora, mas tambem cita uma autora pouco conhecida no Brasil, chamada Ursula K. Le Guin.

Em "Três vezes amor" a personagem April tem uma coleção do livro "Jane Eyre" de Charlotte Brontë, pois procura por um exemplar perdido que seu pai lhe deu. E "O morro dos ventos uivantes" de Emily Brontë é citado no filme "A proposta". Em um dos meus filmes favoritos - "Cidade dos Anjos" – comenta-se sobre "Paris é uma festa" de Ernest Hemmingway. 

"O amor nos tempos do cólera" de Gabriel Garcia Marquez aparece em outro filme que eu adoro "Escrito nas estrelas". O personagem de John Cusack procura por este livro para encontrar uma moça que conheceu em uma véspera de Natal; o mesmo livro é citado em Gossip Girl, que, a propósito, fala também sobre "A era da inocência” de Edith Wharton no episódio chamado "The Age of Dissonance".

A série “Gilmore Girls” é recheada de citações literárias, tantas que mal me lembro de todas. Algumas são: “Oliver Twist” de Charles Dickens, “A redoma de vidro” de Sylvia Plath, "Anna Karenina" de Tolstói, e  “Moby Dick” de Herman Melville. Este último também aparece em um episódio da série “The mentalist”.
Outro filme que gosto “Amor e Inocência” cita o livro “Tom Jones” que fiquei curiosa por ler.
Em “O diabo veste Prada” a personagem procura pelo manuscrito inédito de “Harry Potter”; “Dogville” cita “As aventuras de Tom Sawyer” de Mark Twain; “Meu primeiro amor” cita “Guerra e Paz” de Tosltói. 

Lembro-me também que no filme “10 coisas que odeio em você” além de Shakespeare, fala-se sobre “O sol também se levanta” de Ernest Hemmingway. As obras de Shakespeare também aparecem em diversos filmes, lembro-me de “Razão e Sensibilidade” – uma adaptação da obra de Jane Austen em que o personagem John Willoughby lê o soneto 116 para Marianne Dashwood. O clássico “Romeu e Julieta” aparece em “O homem da casa” e “Lua Nova”. Na série Skins é citado “Hamlet”. 

O livro “O apanhador no campo de centeio” aparece em “Teoria da Conspiração” e no filme “Capítulo 27” que fala sobre o assassino de John Lennon; “Madame Bovary" aparece em “Pecados Íntimos” com Kate Winslet. “O grande Gatsby” é dito como o livro favorito do vampiro Stefan da série “Vampires Diaries”. A minha série favorita, “Friends”, possui um episódio que fala sobre o livro “Mulherzinhas” de Louisa May Alcott e “O iluminado” de Stephen King, e em LOST também há várias citações como o livro – que eu amo! – “Grandes Esperanças” de Charles Dickens e “Ratos e Homens” de John Steinbeck. 

Em “As horas” aparece o clássico de Virginia Woolf “Mrs. Dalloway”; o filme "O leitor" - que adorei! - entre tantos outros cita "O amante de Lady Chartterley" de D. H. Lawrence, "A dama do cachorrinho" de Tchékhov e "Odisséia" de Homero.  E, finalmente, o filme “Coração de tinta” cita, também entre tantos, “As mil e uma noites” e “O mágico de Oz”.

Ufaaa... Acho que é isso. Aceito sugestões se alguém lembrar mais! Lógico, há também livros que citam livros, livros citados em músicas... Mas fica para uma próxima postagem!





18 comentários:

Folhas de Sonhos disse...

ótimo post! Muitas referências, haja memória!
Recentemente li O Morro dos Ventos Uivantes, muito bom...

Rayme disse...

sempre vejo indicações em filmes, e isso é mais comum do que imaginamos...
as vezes não damos tanta importância, e por isso acaba passando batido.
alguns dos que você citou eu já sabia mas outros nem tinha reparado :P

Cristiane Silva disse...

Adoro filmes dos livros que mais gostei de ler, é sempre legal de conferir. Esse de Orgulho e preconceito é muito fofo, gostei mais dele que do livro. Queria ver o de Persuasão, foi o livro dela que mais gostei de ler. O morro dos ventos uivantes é muito bom também, gosto de uma versão de 2010, sei lá, que tem o Tom Hard. É demais *-*

Regilene Dias disse...

Eu gosto muito de assisti a filmes, eu não me lembro desses detalhes, mas acho que no filme O Lado Bom da Vida, Pat, um dos personagens principais cita um livro que não me lembro o nome, acho que é escritor americano.

stefanigoulart disse...

Adorei a postagem! Olha, não assisti a quase nenhum dos filmes que você citou mas já valeu porque eu anotei todos os filmes para poder assisti-los mais pra frente! hehe Quanto aos livros que foram citados, já ouvi falar na maioria deles! E vou confessar que ADORO livros que citam livros e espero que você faça uma postagem só sobre isso! Tenho algumas indicações para fazer nesse quesito =D

Beeijos,
iSteh

ana caroline bastos disse...

amei o filme a proposta e só por causa dele fikei cm curiosidade sobre o livro morro dos ventos uivantes nunca li mas vou um dia

Inês Gabriela A. disse...

Você assistia Gilmore Girls na sua adolescencia e agora eu estou assistindo na minha *o*. A Rory lê muitos livros, fui olhar a lista lá no blog e meu queixo caiu.
Eu não li nenhum desses livros que você citou (dá pra acreditar?! Não, eu sou inacreditável mesmo...), mas já vi vários filmes, inclusive não sabia que Gossip Girl tinha feito referência a algum livro, se bem que eu só assisti a primeira temporada...

Naty C disse...

Nossa, você conseguiu falar todos que eu me lembro e alguns que mal lembrava!
Eu também adoro quando livros são citados em filmes, se eu não li vou correndo tentar fazê-lo.

Larissa Siriani disse...

caramba, tem referências nesse post de que eu nem me lembrava HAHAHAHA

Mas super entendo o que você quer dizer. Foi por causa do filme que eu resolvi ler Orgulho e Preconceito e me apaixonei por Jane Austen. Por causa de The Following, estou louca pra ler mais de Edgar Allan Poe. Reli livros de Sherlock Holmes depois que saiu o filme. Descobri Harry Potter quando ele chegou aos cinemas. Tem várias outras coisas das quais eu possivelmente nem me lembro, mas inevitavelmente para mim o cinema e a TV acabam chegando na literatura. E eu adoro :)

beijão!

http://nossosromancesadolescentes.blogspot.com.br/

Maianerossi disse...

Nossa, tem muita referência boa ai. To terminando de assistir Gilmore Girls e tem uma pá de referências de livros mesmo e até de filmes. Assisti "O clube do livro de Jane Austen" esses dias e amei, mas ainda não li todos, então as vezes ficava meio perdida. Em Lost também tinham alguns livros.Tem muito livro do Nicholas Sparks adaptado para o cinema, mas a maioria eu acho fraco. Gosto de ver as várias versões de um mesmo livro, tipo "O morro dos ventos uivantes" que tem várias.
Adoro cinema e literatura!

Ana Paula Barreto disse...

Que post bacana. Eu não costumava reparar em livros ou citações nos filmes e séries, mas de um tempo para cá tenho ficado mais atenta. Realmente dá para tirar boas sugestões de leitura. Acho bacana também os filmes/séries que se inspiram em alguma obra literária ou costumam referenciá-las.
bjs

Vanilda Procopio disse...

Excelente post! Acho super válida essa interação ente livro, música e
filmes. Já vi muita gente partir para os livros depois de assistir
determinado filme e não deixar a leitura nunca mais. Clássicos então,
são excelentes. Tudo bem que tem umas adaptações que deixam a desejar,
mas nada é perfeito ...

Amanda T. disse...

Oi Dani!

Eu adoro estas ligações tambem! Capitulos com letras de musica, personagens discutindo romances, TUDO! Lembro até hoje da alegria que me deu quando a Princesa Mia citou a serie de TV Charmed em um dos livros da serie Diario da Princesa! Estranho ne, porque uma citação te deixaria feliz? Mas deixou, porque a personagem transmitiu em palavras o porque de eu amar a serie, e isso fez com que me identificasse mais com ela!

Adorei o post viu?

Um beijo
escolhasliterarias.blogspot.com.br

Amanda Péres disse...

Nossa, quantos livros citados em filmes!
Tbm tem os casos de livros citados em livros...
Eu adoro e quando vejo sempre vou pesquisar sobre o livro depois! :)

Nátila Peixoto disse...

Adoro quando um livro aparece em filme ou seriado, fico me achando quando é algum que já li e se não o conheço corro para pesquisar sobre. No seriado Greek o Rusty aparece em um episódio lendo e citando "A revolução dos bichos" de George Orwell, quando vi fui correndo procurar para ler. bjs

Adrianatbnu disse...

Amei o post, eu pirava com a coleção de livros da Rory, mas nunca cheguei a procurar por algum deles pra ler...

Nattacha disse...

Amei o seu post Dani, e como você conseguiu reunir filmes que citam livros, eu tentei lembrar de algum agora, mas sou uma negação nada me veio na mente. Mas realmente o seu post inteiro está incrível *-*
Beijos

Bianca Simões disse...

Também sou uma super fã da Jane Austen. Quando minha família me deu a coleção dela quase chorei. No livro 'Tormenta' ela cita Jane Eyre e Elizabeth Benett na mesma frase é muito legal. A propósito...bom gosto, adoro Jane Eyre , Shakespeare, Grate Expectations e TVD também kkkk

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela