Baú Secreto da Dominique #15: Bibliotecas das Escolas

sábado, 29 de junho de 2013



Boa noite, queridos leitores!

Falta apenas dois meses para começar o maior evento literário do Rio de Janeiro - a Bienal. Estou super ultra mega ansiosa e um tanto chateada porque não poderei ir todos os dias, pois trabalho, mas irei nos finais de semana, pegar os autógrafos dos meus autores preferidos e me esbaldar comprando livros. Dos meus autores preferidos, estarão presentes: Nickolas Sparks e Emilin Giffin, mas acredito que ainda serão anunciados outros nomes.

Podem contar que nos dias em que eu estiver lá, farei a cobertura do evento. Lá também encontrei várias amigas blogueiras que sempre viajam para participar do evento e leitores dos blogs também. Se você pretende vir, aviseeeeee, pois podemos nos encontrar em algum evento de blogueiros.

Vamos as novidades???



 ¸. • * '¨`* •.  Comprinhas na Saraiva  ¸. • * '¨`* •. 

Luiza começou na escola, logo tive que comprar uns livrinhos solicitados na lista de material. Rs! Claro que aproveitei a oportunidade para comprar uns mimos para mim. Vejam:




* Estou sem câmera no momento, por enquanto, vou postar os livros que chegarem assim. 


 ¸. • * '¨`* •.  Cortesias da Editoras  ¸. • * '¨`* •. 

Chegaram dois lançamentos da coleção Romances de Época (Editora Arqueiro) para eu resenhar. Estou ansiosa para lê-lo, pois tenho visto críticas bastante positivas a respeito das histórias e romances históricos é um dos meus gêneros preferidos. 




 ¸. • * '¨`* •.  Feedback da Semana  ¸. • * '¨`* •. 


 Resenhas:
 Outras postagens:

❤ Promoções:

 ¸. • * '¨`* •.  Conversa Fora  ¸. • * '¨`* •. 

Acredito que não é novidade para ninguém que as bibliotecas das escolas públicas são desatualizadas e, em geral, mal conservadas, além de faltar um profissional qualificado para promover o incentivo a leitura naquele ambiente. 

O governo além de enviar esporadicamente lançamentos de livros, não disponibiliza com frequência uma verba significativa para atualizar o acervo. O que nossos alunos encontram são livros velhos e mal conservados, na maioria das vezes, clássicos da literatura, que para um iniciante à leitura, pouco interessa na maior parte dos casos. 

A escola em que trabalho não está distante dessa realidade. Com a introdução da turma do 6º ano, com idades aproximadas entre onze e doze anos, não existia na escola até então livros que pudessem estimular o gosto pela leitura nessa faixa etária. 

Ao tomar conhecimento do problema, resolvi entrar em contato com algumas editoras parceiras e solicitar um ou dois exemplares de livros que pudesse vir a dar início a um pequeno acervo para as turmas adolescentes. Fiquei realmente muito feliz ao receber dois "sim" de editoras de livros juvenis e que me enviaram alguns exemplares. 

Levei os livros para a escola, aproveitei e adicionei alguns dos meus livros. Qual não foi minha surpresa ao ser abordada pelos alunos do 6º ano, querendo agradecer pelos livros e perguntando se eu era a "tia" blogueira. Rsrss! Fiquei super emocionada e falei que o mérito eram das editoras, em especial, das responsáveis pela parceria. Daí eles começaram a me contar quais livros lhes interessaram, o que gostavam de ler, etc.

Enfim, ver o prazer e a felicidade irradiando dos olhos daquelas crianças não tem preço. Obrigada as minhas lindas parceiras pelos livros. Queria poder enviar para vocês o sorriso e o brilho do olhar daquelas crianças ao receber os livros, mas como não posso, envio-lhes o meu agradecimento. Obrigada, obrigada!



 Resolução 2013:
  • Lidos até o momento: 34 livros
  • Meta: 34/100 livros
 Leituras da última quinzena:


  • "Pode Beijar a Noiva" de Patricia Cabot.
  • "Como eu era antes de você" de Jojo Moyes.


9 comentários:

Amanda Péres disse...

Queria TANTO ir a bienal do Rio, mas moro muito longe (MT)!
Dos livros que chegaram, quero muito 'Entre o Agora e o Nunca' e tbm estou curiosa por 'Simplesmente Irresistível'!
Ganhei 'O Duque e Eu' autografado numa promoção do skoob no facebook, mas ainda estou na dúvida se quero ler ou não... não curto muito romances históricos! rs

Cara, é muito legal introduzir as pessoas no mundo da leitura! Fiquei super empolgada quando consegui que minha irmã de 12 anos lesse um livro meu... indescritível! Parabéns pelo trabalho. :)

Amanda Péres disse...

Dominique, o Rafflecopter diz "CONTEST IS OVER"... essa publicação não é válida para o Top de junho? Bjos

stefanigoulart disse...

Oi Dominique!
Ai nem me fala em bienal, estou deprimida em saber que não tem como eu ir =( hehe Moro aqui no Rio grande do sul, muito longe e não tenho condições de viajar pro Rio pra ir à Bienal =/ Mas desejo uma ótima bienal á todos!
Quanto aos livrinhos e cortesias que você recebeu, Entre o agora e o nunca, Simplesmente irresistível, Minha vida fora de série e Os dois romances históricos, estão na minha lista de desejados <3
Sobre as bibliotecas escolares, não tenho o que reclamar da biblio da minha escola que, por ser uma escola técnica, tem mais condições de adquirir exemplares bons e condizentes com a faixa etária dos alunos. Por lá tem livros de vários gêneros e foi graças à Biblio de lá que passei a gostar tanto de ler! hehe

Beeijos,
iSteh

Maianerossi disse...

Pena eu não poder ir à Bienal também, moro em Manaus e pra ir pro Rio teria que me programar por um bom tempo. O jeito é esperar a Bienal daqui mesmo.


Que bom que as editoras disponibilizaram livros para a biblioteca da sua escola. Aqui a maioria das bibliotecas são assim mesmo, e as que não são só mudam por conta de projetos desenvolvidos por nós professoras, triste realidade!

Dominique disse...

Ixi, vou pedir a Daniela para dar uma conferida. Ela responderá por aqui. Bjs.

Rayme disse...

estou doida para ir na bienal... na verdade doida para conseguir autógrafo do Nicholas Sparks né hahaha
aaah, dos 4 livros que você comprou tenho vontade de ler só os 4 hahahahaha
minha lista de livros desejados não acaba nunca :'(
estou doida para ler os romances de época que a Arqueiro lançou, mas ainda não tneho nenhum ;~~
eu participo do Rotary da minha cidade, e final do ano passado doamos vários livros mais atuais para uma escola daqui, mas esses dias fui na biblioteca publica da minha cidade, e a bibliotecária estava "chorando as pitangas" para mim, reclamando dos jovens que não se interessam mais pela leitura, e, já que os livros que tem ali são antigos, poucos vão lá para pegar livros...
fiquei bem triste com isso, acredito que as escolas tem uma certa culpa pois desincentivar a leitura, já que os professores forçam muitos alunos à ler literatura brasileira, e os jovens acabam ficando assustados, pois a linguagem que contém neles não é do nosso dia a dia né?
que legal que você conseguiu doações. eu entrei em contato com vááárias editoras e vários autores brasileiros pedindo exemplares para doar para a biblioteca daqui e recebi resposta positiva apenas de um autor =/

Amanda Péres disse...

Nem precisei inscrever esse post lá, Dominique.
Ganhei o TOP! Uhuuuulll o/

Amanda T. disse...

Oi flor! Eu vou na Bienal sim, estamos organizando um encontro de blogueiras dia 01. Se quiser eu te ponho no grupo do face, assim voce fica por dentro do que combinamos e qualquer coisa encontra a gente la. Avisa ok?

Quanto aos novos livros, mal posso esperar pra ler Entre o agora e o nunca; e ambos os romances de epoca da Arqueiro. Aquele outro, Desejo a meia noite, eu ja li e amei!

Achei super legal a atitude das editoras, tem que incentivar a leitura mesmo. A biblioteca da minha escola era super desatualizada e empoeirada ate, ninguem ia la. Até que mudou a bibliotecaria. Ela organizou tudo, pegou uns sofas velhos lá nao sei de quem e botou na biblioteca... Serio, foi uma coisa de louco! E foi tentando doaçoes e tal e organizando aquele lugar. Eu já sai do colegio, mas sei que ate hoje é o lugar preferido de muita gente, que passa ate o recreio lá lendo! Tipo eu fazia as vezes kkkk

Beijokas
escolhasliterarias.blogspot.com.br

Dominique disse...

Amanda, que comentário legal.


Adoraria fazer algo do tipo na biblioteca lá da escola, Fica um ambiente super acolhedor e gostoso, propício a leitura.


Sobre a página no face, me convida sim. Procura no face por Dominique Sampaio.


Bjs.

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela