"Insurgente" de Veronica Roth

terça-feira, 25 de junho de 2013


Em Insurgente, continuação da série Divergente, distopia criada por Veronica Roth, que se passa na Chicago futurística, reencontramos Beatrice Prior e acompanhamos sua luta em busca de justiça para a morte de seus pais e de seu povo.

As facções estão se desintegrando com o ataque realizado pelas facções da Erudição e da Audácia. Nada será como antes, mesmo que eles consigam encontrar um ponto comum e restabelecer a paz. Beatrice ou apenas Tris, está confusa, inconformada e se sente culpada pelas mortes dos pais e dos seus amigos durante o confronto que culminou com a dizimação quase total de sua antiga facção, a Abnegação.

Movida pelo desejo de justiça, Tris quer condenar os culpados por tantas mortes e ainda buscar as respostas que precisa para entender as motivações de seus inimigos: afinal, por que a Erudição iria querer dizimar toda uma facção? O que eles ganhariam em troca?

Para responder a essas e outras questões, Tris terá que aliar-se a Marcus, o pai de Tobias (ou Quatro), por quem é apaixonada e sabe que seu namorado odiaria vê-la envolvida com um dos maiores inimigos do casal.

Seguir seus instintos ou seguir seu coração e arriscar perder mais uma pessoa que ama?

 ~ ~

Insurgente é um redemoinho de emoções, aventuras e perigo. Sabe aquele livro que nos deixa com um gostinho desesperador de quero mais? É Insurgente. A história começa exatamente de onde parou no livro anterior e vai evoluindo lentamente, acrescentando mistérios e novas informações que nos deixam nervosos em buscas de respostas.

Veronica Roth prova mais uma vez que veio para ficar nos brindando com uma história bem fundamentada, com personagens vivos e verdadeiros. Não há certo ou errado, bem ou mal, todos na trilogia Divergente possuem os dois lados dentro de si, por isso, é tão prazeroso acompanhar o evolução da história, torcendo para que nossos personagens preferidos tenham um futuro bom.

Tris, a nossa jovem heroína, está mais madura e consciente do seu papel na batalha para vencer os traidores da Audácia e a Erudição, que dizimaram quase em 100% sua antiga facção, a Abnegação. Mais centrada, Tris também perde a leveza e a jovialidade que a destacava no livro anterior, dando lugar a uma garota ferida, que ainda não aceitou as mortes dos pais e que busca redenção através da vingança. Por outro lado, Quatro / Tobias, está também mais forte e consciente de que terá que passar por cima do seu ressentimento pelo pai, se quiser retomar o controle de sua vida e auxiliar da melhor forma possível na batalha que está por vir.

Agora posso confessar que estou terrivelmente ansiosa para ler a continuação "Allegiant", pois o final de Insurgente foi de dar raiva, pois termina bem no meio de algo terrível e que mudará o destino de todos para sempre, logo, não temos a mínima ideia do que a autora pretende fazer com Tobias, Tris, Marcus e outros outros personagens que tanto amamos e odiamos. 

Depois de amar e revoltar-me com essa leitura, somente posso indicar a leitura da série para você. Leia, leia, leia! Recomendo.


Minha classificação para esse livro é de  5/6- "Excelente".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores.

Insurgente. Roth, Veronica. Editora Rocco, 2013, 512 p.


10 comentários:

Dominique disse...

Está perdendo tempooooo. Leia logo, rapaz. =D

Bjs.

Viagem Literária disse...

Ei Nique,


O meu não chegou até hoje, mas eu amei Divergente e estou louca para ler a continuação, o problema vai ser esperar o terceiro ne rs.
bjs

Larissa disse...

Eu curti muito Insurgente, mas, meudeus, como todo mundo me irritou! Tris me irritou, Quatro me irritou, todo mundo me irritou AHHAHAHA achei meio mimimi demais em alguns momentos, e agora estou ainda mais perdida em relação aonde isso tudo vai dar. É esperar pra saber!
beijinhos

http://nossosromancesadolescentes.blogspot.com.br/

Naty C disse...

Eu comecei a ler a resenha, mas teve muito spoiler do primeiro e tive que parar rsrs
Quero muito começar a ler a série, espero conseguir fazer isso antes do lançamento do filme.

Ana Paula Barreto disse...

Eu li a resenha com o pé atrás por causa de spoiler, já que não li o primeiro volume ainda. Mas posso dizer que o que mais me deixa animada com este livro é o fato dos personagens serem "humanos", terem falhas, qualidades, etc. E também é muito bom quando eles amadurecem na trama.
Quero ler os dois livros o quanto antes.
bjs

Amanda Péres disse...

Não li a resenha porque ainda não comecei a leitura da série (estou tentando tê-la completa antes de começar), mas pela nota e a quantidade de comentários positivos blogosfera afora será difícil segurar a ansiedade e a expectativa com essa série! Amo distopia! :)

Dominique disse...

Putz, Nanda. Tô quase desistindo da Rocco por causa desses atrasos. Está dose de aturar. Rs!


Realmente, você termina o livro, na maior DPL. Difícil aguentar a saudade. Rsss!


Beijinhos!!!

Dominique disse...

Larissa, tb me frustei bastante com a Tris, mas entendi suas motivações e não poderíamos esperar nada diferente de alguém que acabou de perder os pais e matar um amigo. Mas, tb não sei o que esperar do terceiro livro, espero que a autora não detone com a história.


Beijos.

Amanda T. disse...

Tambem estou super ansiosa pelo fim da trilogia! Eu concordo com quase tudo o que voce falou e tambem amei o livro, mas pra mim a Tris tava meio irritante. Isso tirou uns pontinhos do livro comigo. Eu sei que ela sofreu traumas no primeiro livro que tinham que ser explorados, obvio que ela nao seria a mesma. Mas de gostei de como a autora desenvolveu isso. Ela tava suicida e alguns pontos dramatica demais e de forma desnecessaria! Nao parecia aquela mesma protagonista de Divergente, sabe?

Beijokas
escolhasliterarias.blogspot.com.br

sidnei luis fermino disse...

Oi adorei
sua resenha...mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se
trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas
religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias
cientificas usando dilemas fantásticos; Além de
revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria
cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de
fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem..busca.livrariasaraiva.com.br/saraiva/Reverso

www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela