"O Princípio da Tempestade" de Damian Dibben

terça-feira, 4 de junho de 2013


O Princípio da Tempestade, primeiro livro da série Os Guardiões da História, conta a história dos lendários guardiões da história e suas incríveis aventuras ao redor do mundo e do tempo através da história mundial.

A família Djones escondeu um segredo durante anos: eles fazem parte de uma sociedade secreta que viaja através do tempo e do espaço, a fim de manter segura a história do mundo contra terríveis vilões que tentam bagunçá-la para favorecer seus próprios planos obscuros.

Jake Djones desconhece o segredo dos pais até o dia em que seus pais desaparecem, sem deixar nenhum recado ou pista de para onde foram. Até que conhece Jupitus Cole, um homem misterioso que lhe apresenta a lendária sociedade secreta dos guardiões da história. Tudo é muito inusitado e a princípio, Jake duvida da veracidade dos fatos: como seus pais, donos de uma simples loja em um bairro londrino e que mal conseguem gerenciá-la, podem ser Guardiões da História? Mas, todas as suas dúvidas são respondidas quando, ele reencontra sua tia, também guardiã.

Não mais seguros no século XXI, os guardiões da história rumam para a França do século XIX, lá Jake Djones descobre tudo o que aconteceu com seus pais e parte rumo a uma aventura incrível pela história.

~

O Princípio da Tempestade foi um dos livros infanto-juvenil mais complexo e inteligente que já tive oportunidade de ler. Sua trama é bastante envolvente, mas difícil de ser acompanhada, se o leitor não ler com calma e atenção. Todos os detalhes são importantes para o entendimento de como funciona os mecanismos da viagem no tempo e o motivo pelo qual nasceu os guardiões da história.

A viagem pelo tempo é fascinante, pois os Guardiões da História travam contato com os maiores líderes da história mundial, com fatos importantes e que se modificados pelos vilões, alterariam a vida de todos no futuro, modificando a ordem dos acontecimentos. Imaginem, por exemplo, se Hitler tivesse ganhado a segunda guerra mundial? Desastre total para todos no futuro.

Jake Djones é um adolescente comum e até bastante imaturo, mas que aos poucos, na evolução da história, mostra-se um herói destemido, assim como, seus pais, fazendo jus ao reputação que o sobrenome Djones carrega. O único ponto negativo em relação a Jake é que ele demora muito tempo para entender as coisas e sua paixonite por Topaz irrita, ao invés de salvá-la, ela que o salva. 

Impossível não deixar de destacar a importância dos personagens Topaz (a bela e corajosa francesa), Nathan (convencido, mas um herói) e Charlie (inteligente, corajoso e fiel). Juntos os três amigos e Jake Djones são enviados rumo a Itália do século XVI para buscar pistas para desvendar o desaparecimentos dos pais de Jake. Muitas aventuras e perigos farão parte da viagem dos jovens guardiões.

Apreciei bastante a leitura, no entanto, achei algumas passagens muito cansativas e descritivas em excesso, mas compreendi que eram fatos importantes para entender a trama, sem essas explicações ficariam enormes lacunas. Para adoradores de histórias de aventuras e viagens no tempo, Os Guardiões da História é uma ótima opção de leitura.


Minha classificação para esse livro é de  4/6- "Muito Bom".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores.

O Princípio da Tempestade. Dibben, Damian. Editora Rocco, 2012, 352 p.



8 comentários:

Rayme disse...

não gosto de livros com excesso de descrição... isso torna minha leitura cansativa. as vezes viajo mais quando há pouca descrição, do que quando há demais :S
este livro não me atraiu, apesar de achar sua resenha interessante, acho que eu desistiria do livro na metade hahaha

ana caroline bastos disse...

eu tbm ñ gosto por isso desisti dos livros da agatha crhistie , mas a a história parece ser de uma aventura :)

camila rosa disse...

Eu não conhecia esse livro, mas ele parece ser muito bom adoro uma boa aventura, e acho que é uma boa pedida também não curto livros com excesso de descrição, mas as vezes as descrições demais são necessárias, mas creio que isso não venha atrapalhar a leitura do livro.

Amanda Péres disse...

Só li um livro que tratava do tema viagem no tempo: 'A Mulher do Viajante no Tempo' e amei!
Mas, não sei porque, esse não conseguiu despertar meu interesse. =/
Tem livro que tbm gosto muito mas me canso em certas partes, e só depois vejo pra que serviam tantas explicações... mas acho que os autores deveriam encontrar outras maneiras de explicar a história sem que o livro não fique cansativo.

Naty C disse...

Não conhecia esse livro, mas gostei dele ter viagens no tempo e fatos históricos.
Bom, eu não li então não sei o contexto, mas não vejo problema em Topaz salvar o Jake em vez de ser salva. O protagonista não tem que ser sempre o herói que ajuda todos.

Amanda T. disse...

Gostei! Nao conhecia, mas parece ser muito legal, e viagem no tempo sempre me chama a atençao! Nao sei quando vou ter a oportunidade de ler, mas já está na listinha! Haha amei a resenha!

Beijokas
escolhasliterarias.blogspot.com.br

stefanigoulart disse...

Oi Dominique!
Eu não conhecia o livro e como boa adoradora de histórias infanto-juvenil, me interessei pela história, principalmente em se tratar de viagens pela história mundial! Apesar de não ser minha matéria preferida na escola, eu gosto muito de descobrir as coisas que aconteceram no passado e tento entender o porque de elas terem acontecido, e esse livro parece ser bem legal!
Algo que me decepcionou um pouco é o fato de o livro ser complexo, acho que ainda não tenho cabeça para ler livros assim, porém, não é um motivo para mim desistir de ler! hehe Se eu me perder, sem problemas, voltarei e tentarei entender porque uma história assim vale a pena =D

Beeijos,
iSteh

Ana Paula Barreto disse...

Se eu visse este livro na livraria, passaria sem nem prestar muita atenção, além disto não curto muito livros infanto-juvenis. Mas o que adorei nesta história é o fato de lidar com viagem no tempo. Acho formidável e envolvente quando bem escrito e não vejo muito problema nas descrições aprofundadas.
Se um dia eu puder, lerei, sem dúvidas!
bjs

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela