"Como eu era antes de você" de Jojo Moyes

segunda-feira, 8 de julho de 2013


Olhei bem para o calendário, com a caneta na mão. Aquele pequeno pedaço de papel brilhoso passou a significar, de repente, uma grande responsabilidade.
Eu dispunha de cento e dezessete dias para convencer Will Traynor de que ele tinha motivos para viver. (Pág. 125)
Como eu era antes de você conta a história de Louisa Clark é uma mulher de vinte e seis anos, sem muitas ambições na vida. Ela mora com os pais, o avô, a irmã e o sobrinho em uma casa minúscula. Trabalha em um simpático café, que não paga muito, mas que além de pagar suas despesas, ela adora a rotina, o chefe e até os clientes. Também é namorada de Patrick há quase sete anos, um triatleta, que não aparenta estar muito interessado nela... Na verdade, ela nem percebe ou se importa com esse fato.

Quando o café é fechado e Lou precisa arrumar outro emprego, seu mundo desmorona. Sem qualificações adequadas para arrumar um emprego bem remunerado, a moça encontra uma oportunidade como cuidadora de um tetraplégico muito mal-humorado.

Will Traynor, 35 anos, nunca imaginou que sua vida terminaria resumida a uma cadeira de rodas. Antes um jovem ativo e esportista, que esbanjava vida e virilidade, após um trágico acidente em que foi atropelado por uma moto, se viu preso a cadeira e aos cuidados de terceiros. Infeliz com sua condição de deficiente físico, Will desconta toda sua amargura em quem está por perto... Ele não vê a hora em dar fim a esse sofrimento.

Lou e Will terão suas vidas entrelaçadas para sempre, ao terem que conviver um com outro, dia após dia. Ela, presa pela necessidade do dinheiro para subsidiar as despesas familiares; ele, necessita dos cuidados constantes para se alimentar, tomar remédios e até contra vontade, precisa de companhia para não tentar se ferir. Nunca eles imaginariam que suas vidas estão prestes a mudar para sempre.

 ~ ~

Como eu era antes de você conta a história de duas pessoas que por obra do destino, veem suas vidas entrelaçadas e modificadas pelo surgimento do amor, da cumplicidade e da compreensão mútua que somente dois seres que nascerem um para o outro podem nutrir. 

No entanto, quis Jojo Moyes transformar uma bela história de amor também em uma história triste e dolorosa. Ela construiu um casal que por circunstâncias trágicas não podem ter um relacionamento normal, mas que mesmo assim, acabam se apaixonando. A construção dos personagens é perfeita, seja em suas virtudes ou defeitos, todos são muito humanos, falhos na sua essência, mas desejosos de crescer e viver.

Will Traynor é homem totalmente intragável e insuportável. Sabe como ofender as pessoas ao seu redor com palavras ácidas e mordazes. Sente-se infeliz e não aceita sua condição, pudera antes um ativo homem de negócios e que vivia a vida a mil por hora, agora estagnado para sempre a uma cadeira de rodas e ainda doente. Não é difícil colocar-se em seu lugar e imaginar o sentimento de impotência. Lou é bonita e inteligente, mas não se dá conta disso, pois vive em um mundinho próprio, sem grandes ambições e repleta de ressentimentos por sempre contarem com ela para tudo, sem levarem em conta suas necessidades. 

Acompanhar o crescimento da Louise ao longo da história é como ver uma lagarta desajeitada transformar-se em uma linda borboleta. Quem, afinal, é Louise? O que ela quer, deseja para sua própria vida? Respostas que Will Traynor ajuda a responder com sua sagacidade e inteligência - acidente pode tê-lo prostrado em uma cadeira de rodas, mas não tirou-lhe a inteligência e a capacidade de pensar.

Uma história de amor triste e sem esperanças, Como eu era antes de você, me despedaçou no final da leitura. Realista e dolorosa, com certeza, colocará os leitores para refletir sobre as condições de um deficiente físico e suas limitações. Mas, atenção: essa história está longe de ser melodramática. Pelo contrário, é fácil construir em nossa mente um Will que não usa cadeira de rodas, pois seus diálogos são sempre cheios de humor, inteligência e com doses de cinismo. Esquecemos de sua condição, para focar no homem lindo e inteligente. 

Apesar do final, eu adorei a leitura e apreciei cada virar de página. Recomendo.


Minha classificação para esse livro é de  4/6- "Muito Bom".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores.

Como eu antes de você. Moyes, Jojo. Editora Intrínseca, 2013, 320 p.



18 comentários:

Viagem Literária disse...

Ei Nique,


Parece tão lindo, quero ler. Ainda não li nada da autora, eu tinha até comprado um dela, aquele das cartas rs, mas acabei dando de presente de niver para uma amiga hehe.
bjs

Isabela Castro disse...

Ahh gostei, tinha achado ele meio clichê, mas agr estou bem mais animada pra ler! Deve ser um golpe muito duro da vida se ver preso a uma cadeira de rodas de uma hora para outra.. o.O Bjuu

http://coisasdebelaa.blogspot.com.br

Cristiane Silva disse...

Vishi, roendo unhas pra ler! Desde o ultimo livro dela fiquei doida por mais, mas já que não tem, pirei foi com esse! Parece ser bem legal essa trama nova, gostei e pretendo ler em breve também.

GreicielySantos disse...

Olha, eu não dava nada pelo livro, mas fiquei doida pra ler. Eu gosto de livros assim que tratam de superação, mas queria saber se o outro livro dela também é assim, to perdendo tempo se for...

Creio que ja vi um filme com enredo assim, não sei se era adaptação ou não, mas era bem parecido, a diferença é que acho que o livro é mais dramático, triste sabe? o filme é mais descontraído. De qualquer forma gostei e espero ler em breve.

Bj

Vanilda Procopio disse...

Tenho o livro há pouco tempo mas ainda não li, está aguardando na fila. O que me deixa um pouco com o pé atrás é essa tristeza do final que todos falam, mas mesmo assim parece ser uma história muito bonita. Logo, logo vou conhecer mais desses personagens.

Cristiane de oliveira disse...

Tenho esse livro mas ainda não li , mas gostei muito dos outros dois da Jojo que tenho, então já sei que esse vai ser de,mais por que gosto de livros que falam desse tema, e fiquei curiosa com esse final que falou.

Inês Gabriela A. disse...

Esse livro deve ser mesmo triste e de despedaçar o coração. Minha amiga tem ele e ela vai me emprestar, mas eu já tô imaginando o meu estado no final da leitura, mas o pior é que esse tipo de história triiste não é ficção. Deve ser mesmo muito complicado estar no lugar de Will, muito triste *--*

Aline De Campos disse...

Nunca li nada da Jojo, estou fugindo um pouco de livros assim.
Livros que despedaçam o coração no final.
Estou procurando livros bem humorados ou pelo menos nessa linha.
Adoraria ler algo dela, só que ainda não tive oportunidade, espero que um dia consiga ler, eu ficaria muito feliz.

Thaynara Ribeiro disse...

Estou muito curiosa para acompanhar o desenvolvimento da Louise!!! De lagarta a borboleta??? Como isso acontece??
Como amo romance me interessei bastante por esse livro....
Só tenho um pouco de medo de toda essa tristeza q o livro tem...

Michelli Santos Prado disse...

Sempre vejo comentários positivos sobre esse livro, mas só havia visto a capa dele (Que realmente é maravilhosa),não tive a oportunidade de ler a sinopse ou ler alguma resenha sobre o livro, então primeiramente não sabia do que se tratava, até ler sua resenha :) e me apaixonar pela história, me identifiquei desde o inicio já que conheço pessoas que passaram o mesmo que o Will, então entendo o fato de que acidentes que causam danos podem afetar as pessoas, e fazer com que elas não sejam sempre as melhores pessoas ou mais simpaticas do mundo, mas vontando a resenha, ainda não tive a oportunidade de ler Jojo Moyes, mas este com certeza será o primeiro que lerei da autora, já não tenho dúvidas de que irei inclui-lo na minha lista de compras literárias. Como sempre ótima resenha :)

Natyla Peixoto disse...

Imagino que seja um livro bem emocionante. Adoro quando os personagens vão se transformando no decorrer das páginas. Estou bem curiosa.

Naty C disse...

Ai fiquei com medo desse sem esperanças, quer dizer que o que eu imagino lendo a sinopse acontece mesmo. Apesar de achar que vou chorar horrores pretendo ler o livro, pois ele parece ter uma linda estória.

ELIZABETH MACHADO DE SALLES disse...

Nossa acho que estou apaixonada por esse romance. A história é emocionante e cativante. Vou com certeza ler. Amei.

Amanda Péres disse...

Curto quase todo tipo de leitura, mas ultimamente estou bem interessada nesses romances mais realistas. Estou com uma pilha de livros para ler e enviar, mas quero fazer uma "maratona" (de 2 livros. hahaha) da Jojo Moyes e ler A Última Carta de Amor e Como eu era antes de você na sequencia. Ambos super elogiados! :)

Thicy Lopes disse...

Eu gosto muito de romances e esse parece ser muito lindo, apesar de ser triste e sem esperanças e esse parece ser aquele que te faz chorar ao mesmo tempo que encanta. Fiquei interessada em ler!

Iara *...* disse...

Li esse Livro ...CHOREI LARGADOOOO!!!! o livro é muito bom ,realista,com certo humor e como aparenta só de ler a resenha é emocionante...nessas situações que o verdadeiro amor se revela,o mais bonito de tudo é que Will muda Clark(como na maioria das vezes ele a chamava)...esse livro me fez ter uma visão mais nítida do que se passa com pessoas com deficiência .

Ana disse...

Adoreiiiiiiiiiii. um livro fantástico cheio de realidade...


Fiquei muito triste com o final, mas valeu cada página.

Jeany disse...

Olà,


Seria o filme os intocáveis não?!

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela