"Grandes Esperanças" de Charles Dickens

segunda-feira, 15 de julho de 2013


Esse dia foi memorável para mim, pois causou grandes mudanças no meu destino. Mas é assim com todo mundo. Subtraia um determinado dia de sua vida e veja que, sem ele, sua vida teria tomado um rumo diferente. Faça uma pausa por um instante, leitor, e pense na comprida corrente de ferro ou de ouro, de espinhos ou flores, que jamais se lhe estaria ligada, se um certo dia memorável não tivesse formado o primeiro elo dessa corrente."

Pip é um menino órfão criado por sua irmã mais velha, Mrs. Gargery e seu marido Joe – um ferreiro simples e humilde. O menino encontrava-se resignado aos passos de Joe, com um futuro como ferreiro até conhecer Miss Havisham e sua filha adotiva Estela, por quem Pip se apaixona. 

Miss Havisham, que após ser deixada pelo noivo no dia de seu casamento, vive trancafiada em sua casa onde o tempo parou – os relógios marcam o horário em que seu coração partiu, o bolo e os preparativos da festa e Miss Havisham ainda com seu vestido de noiva, tudo estava como no dia em que sua grande decepção ocorreu. As intenções de rica excêntrica e amargurada senhora não é a das melhores. Ela cria e educa Estela com a cruel intenção de se vingar, para partir o coração de alguém como o seu foi quebrado. Por se sentir rebaixado por Estela por conta da posição social que se encontra, Pip envergonhado por seu futuro como ferreiro, por sua família e seu grande amigo Joe e seu baixo grau de instrução, deseja então em um dia tornar-se um cavalheiro. 

Um dia seu sonho é financiado por uma pessoa que prefere manter-se no anonimato e Pip deixa Joe, Biddy, a cidade onde nasceu para se submeter às regras da aristocracia inglesa. Assim, a vida de Pip muda completamente.

Nunca antes degustei tanto um livro. Li sem pressa, deixando-me envolver e transportar para dentro do cenário um tanto melancólico que Dickens magistralmente criou, não desejando que chegasse ao fim. Foram dois meses tentando prolongar a leitura para que não terminasse. "Grandes Esperanças" é uma leitura obrigatória!

Dickens criou personagens incríveis que expressam sentimentos reais, que passam por dores que levam a loucuras; e ansiedades seguidos de receios, sofrimentos; e todo o desalento que a expectativa de uma mudança tão desejada que ocorre com a consequência de deixar para trás pessoas queridas. Nossos heróis, Pip e Estela são cheios de defeitos; tomam decisões erradas. Às vezes por amor, às vezes por orgulho. E, só resta ao leitor perdoá-los, pois nos vemos ali. Os personagens são tao humanos que em algum momento, de alguma forma, nos encontramos na história. 

Da metade para o final a história torna-se ainda mais emocionante, e Dickens criou um incrível desfecho ao livro. Chorei e também ri ao acompanhar toda a vida de Pip. Criei diferentes graus de vínculos com cada personagem: Pip, Joe (em especial), Estela, Biddy, Miss Havisham, o condenado Magwitch... Vou sentir falta de todos eles, mas conforta saber que o livro está ali na estante a um braço de distância para quando a saudade apertar.



Minha classificação para esse livro é de ❤ 6/6- "Obra-Prima".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores.

Grandes Esperanças. Dickens, Charles. Editora Penguin Companhia, 2012, 704 p.


34 comentários:

Viagem Literária disse...

Ei Dani,


Linda resenha e eu até hoje não li. Tantos livros citam este livro, já li tantas citações e comentários e ainda não comprei aiai. Ok, vou corrigir isso hehe.
bjs

Thaynara Ribeiro disse...

Com uma nota tão alta fiquei curiosa!!!
Não é geralmente o tipo de história q me atrai, mas nesse casa a resenha me deixou muito curiosa!

GreicielySantos disse...

Nossa, não conhecia o livro, mas parece ser realmente bom. Só acho ruim nesses livros mais clássicos a escrita, eu gosto de ler rápido e as vezes sinto muita dificuldade com livros assim, tenho que parar umas 2x pra poder compreender, não sei se é o caso desse, mas a maioria é. Ja vi um filme histórico com historia semelhante, então tacho que irei gostar. Bom conhecer um novo autor.
Bj

Rayme disse...

obra prima eim? :P
para falar bem a verdade, se eu tivesse lido a sinopse do livro sem ler a sua resenha sobre ele, não iria me sentir nem um pouco interessada, mas após terminar de ler a sua resenha, pareceu-me ser um livro muito bom!

acho tão incrível quando terminamos de ler um livro e já sentimos saudade dos personagens.. acho uma sensação incrível!
não conhecia o livro ainda, nem o autor, mas vou pesquisar melhor sobre ele, pois adorei a sua resenha *--*

Larissa disse...

Me sinto muito envergonhada por admitir que nunca li nada do Dickens, mas pretendo corrigir isso em breve hehe. Grandes Esperanças é um clássico, e já tem tempo que ouço falar dele - agora é só tomar vergonha na cara, comprar e ler, né? :P

beijinhos

http://nossosromancesadolescentes.blogspot.com.br/

Cristiane de oliveira disse...

Acho que estou precisando conhecer muitos autores por que nunca vi nada desse autor, tenho uma certa dificuldade ler esse tipo de livro e nem sei se vou ler apesar de ter gostado do que disse na resenha, parece bem legal , gosto de livros que fazem chorar e rir.

Cláudia Charão disse...

Oi Dani


Esse esta na minha lista de compras, nossa parece maravilhoso do tipo que faz a gente "crescer". Fiquei muito curiosa para saber o final, mas adorei a ideia de ler aos poucos para aproveitar bem.


Bjus

Cristiane Silva disse...

Queria taaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaanto ler. Mas taaaaaaaaaaaaaaaaanto ler coisas dele. Qualquer dia ainda pego um monte e caio na gandaia. É bom mesmo não é? Adoro quando vejo esses livros dele em outros livros, dá vontade de ler e conferir como é. Conhecia assim, através de outros livros que citavam obras dele. Ah é bom demais, quero ler!

Aline De Campos disse...

É a primeira vez que vejo esse livro, e é a primeira vez que vejo um livro ganhar uma classificação tão alta assim.

Pelo que você falou, parece ser um livro fantástico, quero um dia ler ele.

Quanto melhor é o livro, mais rápido eu leio, não consigo me conter.

Espero um dia conseguir prolongar a leitura para apreciar mais.

Daniela Tiemi disse...

Oi Claudia! Sim, Dickens eh otimo. Acho q vc vai gostar.
Quero mto arranjar um tempinho para ler outros do autor como Oliver Twist, Um conto de duas cidades e A Christmas Carol.
=D

Eu falei do final q eu adorei por ter sido realista e imprevisível, mas acho q nem todo mundo vai gostar por essas mesmas razoes (eu devia ter acrescentado isso na resenha rs).

Bjokas.

Daniela Tiemi disse...

Esse foi o unico livro de Dickens que li ate hoje. Quero mto ler mais.

Bjokas.

Inês Gabriela A. disse...

Caramba pela primeira vez vi um livro receber uma nota máxima. Eu mesma nunca li nada do DIckens, mas sempre escuto coisas a respeito e com certeza não é por nada q ele é tão prestigiado. A premissa tbm é muito original, fiquei realmente curiosa, e por um clássico o q é meio difícil...

Cláudia Charão disse...

Oi!
Ah Um conto de duas cidades é outro dele que tenho muita vontade de ler. Bom saber, eu gosto de finais realistas mesmo não costumando ser os mais felizes.


Bjus

Vanilda Procopio disse...

É muito triste mas ainda não li nenhum dos livros do autor, falta de oportunidade talvez. Pela sua resenha, Grandes Esperanças é daqueles livros para se ler sem pressa, tentando absorver o máximo. Com certeza não tem nada a ver com livros "da moda". Espero ter a oportunidade de ler em breve.

Michelli Santos Prado disse...

Daniela e resenhas maravilhosa de livros incríveis...
E com isso só faz a minha lista aumentar cada vez mais e mais.
Acho que você conseguiu passar tudo que sentiu lendo esse livro.
Adorei tudo! E esses quotes aguçaram ainda mais...
Grandes Esperanças entrou definitivamente para minha lista, quero muito ler.
Obrigada, Daniela!
Beijos

stefanigoulart disse...

Faz um tempinho que quero muito ler Grandes esperanças ou algum outro livro do Dickens. Minha vontade de ler alguma obra dele começou depois que li A probabilidade estatística do amor à primeira vista, onde cita algumas vezes um livro dele (do qual não me recordo o nome). Tenho muita vontade de ler Conto de Natal deste autor, mas vejo que primeiro preciso ler Grandes esperanças. É realmente um clássico, muito bem falado por todos e parece ter uma história incrível *-* E tenho que comentar que não é qualquer autor que sabe fazer um final que se preze não é? E pelo jeito Dickens o fez muito bem!

Beeijos,
iSteh

Mari disse...

Esse livro é incrível!Amei a história, os personagens são cativantes...
E quero muto assistir a mais recente adaptação para o cinema, que ainda não tem data de estreia aqui no Brasil...

ELIZABETH MACHADO DE SALLES disse...

Nossa,acho que fiquei encantada com a história e com sua resenha. Você soube descrever tão bem a história do personagem Pip, que fiquei desejosa de saber muito mais. Fico feliz em saber que é emocionante,pois vou amar ler. Beijos.

Amanda Péres disse...

Nunca fiquei interessada nesse livro, tenho receio da escrita ser muito formal e a leitura não fluir mas depois dessa resenha e dessa nota como obra prima, fiquei curiosa para ler. Já vou no skoob adicionar aos desejados! rs

Thicy Lopes disse...

Eu nunca li nada de Dickens, mas já ouvi falar e tive minha confirmação com a resenha, que as obras dele são maravilhosas. Ainda tenho um pouco de receio em relação aos livros dele, mas pretendo ler algum!

Naty C disse...

Sempre quis ler algo desse autor, mas sabe aqueles livros que você pensa "ah, sempre vou ter tempo para ler esse" e acaba nunca lendo? Esse é exatamente o meu caso. Fico feliz em ver que ele é realmente tão bom quanto dizem, vou tentar lê-lo de uma vez por todas e parar de enrolar.

Nátila Peixoto disse...

Há muito tempo tempo quero ler esse livro. Essa resenha me deixou com mais vontade ainda. Realmente é uma leitura obrigatória.

Daiane Santo disse...

Dickens é maravilhoso. Sou louca para ler este livro, pois acredito que, como os outros, seja maravilhoso, uma crítica aguçada sobre o homem e seus núcleos. Realmente, deve ser muito interessante.

VANNESSA QUEIROS disse...

Um livro maravilhoso pelo autor Charles Dickens,pela história e personagem Pi,emocionante acompanhar sua jornada!

Alice Isadora disse...

Resenha muito linda, quero muito ganhar p/ poder ler esse livro.

Alice Isadora

Gizeli Meister disse...

Nossa eu amo ler resenhas assim!!! Só me faz ter mais vontade de ler o
livro e nossa amiga você conseguiu passar tanto amor por esse livro!
Linda resenha, linda mesmo!

liliangabi disse...

Não li muitos livros desse estilo, mas gostei muito dessa resenha. O livro me chamou bastante atenção e me deixou com muita vontade de lê-lo, muito mesmo.

Regilene Dias disse...

Eu só assisti a uma série e achei muito legal. A história é interessante, nunca tinha ouvido falar. Quero ler o livro.

Thay disse...

Não conhecia esse livro, parece ser ótimo.


BJs

Adriana disse...

Voce deu nota maxima pra esse livro...superou minhas expectativas! É tão bom quando vejo uma resenha tão cheia de sentimento que me faz imaginar o livro só lendo ela...Fico feliz por todos os personagens serem especiais e terem cativado voce, agora mais que nunca quero ler esse livro porque fiquei muito curiosa pra saber um pouco mais dessa historia bonita, parabéns pela resenha! :)

Luciana Brito disse...

Nunca li nada do Dickes, mas esse livro realmente parece interessante. Me lembrou roteiro de filme, aquelas histórias de época que a gente assiste por aí e que passam lições de vida. Parece emocionante, eis a verdade.

E essa coisa da Miss Havisham deixar os relógios parados me pareceu uma metáfora e tanto.

Mandaah Nunes disse...

Nossa, nunca li nada parecido! E pela sua resenha, com certeza preciso ler!! Correrei atrás com toda certeza!

mallúF. disse...

Nunca li nada de Dickens, mas tenho muita vontade. Ele é um daqueles autores que as pessoas pensam "eu tenho que ler um livro dele. Qualquer um, desde que ele seja o autor" Ele é um clássico, e não me admira que tenha escrito um enredo bom como esses. Personagens reais e imperfeitos sempre me conquistam.

Mariana Lessa disse...

O que mais me intrigou foi o final. Que eu ainda não sei se eles afinal dão uma chance pro amor e ficam enfim juntos. Dickens vive deixando nós leitores no suspense em seus livros e isso acaba comigo!!!

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela