{TOP 5} Livros desconhecidos que li e gostei

sábado, 6 de julho de 2013


Olá, amigos leitores!

Hoje resolvi postar um TOP 5 para vocês. Graças a duas leitoras queridíssimas do blog Livros, Filmes e Músicas, eis que surge uma nova coluna por aqui. A Manu nos deu a sugestão de fazer um top com os diversos gêneros literários; e a Steh - que tem um blog super gracinha chamado iSteh) tem uma coluna de TOP 5 no seu blog sobre filmes que achei bem bacana. Ela me autorizou a fazer alguns TOP 5 dos mesmo temas que o dela. Obrigada, Steh! Também servirá de inspiração o blog internacional "The Broke and the Bookish" que toda terça-feira lança um TOP 10 diferente. 

Com todas essas inspirações, não faltará assunto para o TOP 5 do blog Livros, Filmes & Músicas que, por enquanto, estará na fase "teste". Se vocês aprovarem e acharem a ideia legal de se fazer no blog, poderá então passar a ser uma coluna definitiva. 

O Top 5 abrangerá tudo que inclua os assuntos de livros, filmes, músicas e seriados de TV. A ideia é abranger a sugestão de Manu e seguir os temas sugeridos pelo blog iSteh e The Broke and the Bookish, e quero ir além disso. Quero também fazer playlists temáticas, citar séries de TV e fazer desta coluna o local ideal para encontrar dicas de todos esses entretenimentos que tanto gostamos. O que vocês acham? Ai, ai... Já estou me empolgando muito. rs. Contudo, tudo isso depende do feedback de vocês!

Era minha intenção fazer o primeiro TOP com a sugestão da Manu, mas não consegui escolher um gênero literário! Preciso de mais tempo para decidir! Hahaha! E, como eu queria mesmo com o primeiro fosse sobre livros, resolvi dar uma olhada na minha estante e pensar em um tema. Eis que surgiu este: "livros desconhecidos que li e gostei". Espero que vocês gostem e sintam-se à vontade para sugerir temas! ;-)

5) Mary Reilly


De Valerie Martin.

Trata-se de uma releitura da história de "O médico e o monstro". Temos, nesta obra de Valerie Martin, a trama que originalmente foi escrita por Robert Louis Stevenson é narrada por Mary, uma jovem que teve uma infância violenta e agora trabalha na casa do Dr. Jekyll e nutre uma secreta paixão pelo patrão. 

Esta pode ser uma dica de filme e livro. Já conferi os dois. O filme se chama "O segredo de Mary Reilly" (1996) e como protagonistas, Julia Roberts e John Malkovich. O primeiro contato que tive com a história de "O médico e o monstro" foi através deste filme, então quando descobri o livro, não resisti e comprei para lê-lo.  


4) O Rosário 


De Florence L. Barclay.

Nunca ouviu falar desse livro, não é? Eu também não, até algum tempo atrás quando me deparei com uma resenha da Clare Scorzi no Skoob. Gostei e resolvi procurar pelo livro para lê-lo. Não foi muito fácil achá-lo, mas encontrei um exemplar no Sebo do Messias em São Paulo.

A história - escrita por Florence Barclay - é sobre dois amigos, ela uma mulher com nenhum atrativo e ele um cara bonito. Ela tem uma voz exuberante e ao cantar para os amigos um dia os deixa todos encantados, mas ele, especialmente, fica mais que encantado. Apaixona-se. Mas ela tem dúvidas, e o recusa quando ele se declara. Depois de alguns anos, ela volta de uma viagem para se encontrar com ele ao saber da notícia que um acidente o deixou cego. Ele não quer a compaixão dela, e sim, o amor. 

O livro é meloso e romântico. E, por isso, eu adorei! 

3) Buraco


De Louis Sachar.

Eu já conhecia a história deste livro por conta do filme "O mistério dos escavadores" que assisti há alguns anos e gostei. Só descobri o livro o ano passado através de um comentário feito no Filmow e não tive dúvida em adquirir a obra de Sachar mesmo que a capa fosse tão horrorosa e o título nada atrativo. Eu já sabia que a história era boa. E valeu a pena.

 A trama é muito bem entrelaçada, nada no livro acontece sem um motivo. Porém o que eu mais gostei, foi a ligação entre o passado - distante - com o presente, demonstrando como alguns atos podem ter consequências por anos a fio, e não estou falando a  maldição que o protagonista carrega , mas de vários detalhes da história que se encaixam.
Um livro fácil, de leitura gostosa e envolvente desde o início. Eu realmente gostei. E, para quem procura por uma história diferente, divertida e cheia de surpresas, eu recomendo!

Escrevi uma resenha sobre o livro no meu antigo blog "O mundo de Tinta", confira AQUI.

2) Firmin


De Sam Savage.

Este é um livro sobre um rato de uma livraria. Sim, rato. Que de tanto devorar  livros - literalmente -, um dia aprende a lê-los. Leitor de grandes clássicos da literatura, com uma trama que se passa em Boston dos anos 60, a leitura traz um clima irresistível para os apaixonados por literatura, cinema e jazz. 

Um livro para ser lido e relido. 




1) O amor chegou


De Marisa de Los Santos.

Os apaixonados por cinema, irão adorar este livro. Lembro que na época fiz uma listinha com o nome dos filmes citados, mas não sei mais onde coloquei esta lista. Terei que ler o livro de novo! rs. A protagonista da trama é viciada em filmes clássicos, apaixonada por Cary Grant e sonha em encontrar seu príncipe encantado. Claro que fora das telas, na vida real, muita coisa é diferente. O que não significa que não encontraremos o amor, significa apenas que o amor pode ser diferente do que idealizamos.

Recomendo!


Beijos,





19 comentários:

Aline_TKM disse...

Adorei o post, até porque muitas vezes sou atraída pelos livros não muito falados por aí. Senti que iria me encantar com Firmin, e também fiquei interessada em Mary Reilly (já tinha ouvido falar no filme e nem lembrava mais).

Bjinho, Livro Lab

Sâmella Raissa disse...

Tem muito livro bom que fica longe dos "holofotes", é só saber procurar direitinho. Nesse caso, achei muito interessante as tramas de "O Rosário" e "O Amor Chegou", parecem ser mesmo muito bons ^_^

Amanda T. disse...

Oi meninas! Eu sumi ne? Desculpa, desculpa, desculpa! Eu amo o blog de vocês, de verdade, mas vivi quase sem net nas ultimas duas semanas, tava toda enrolada estudando pra um vestibular que fiz ontem. Estudos em primeiro lugar ne? Mas hoje eu me ponho em dia com voces! Haha

Adorei a nova coluna, amo TOPs! Eu pessoalmente nunca ouvi falar de nenhum desses livros kkkkkna verdade acho que já vi falarem de O amor chegou em uma TAG, mas nao lembro bem. De qualquer forma, foi o que mais chamou minha atençao!

Beijokas
escolhasliterarias.blogspot.com.br

Rayme disse...

eu li O Médico e o Monstro quando estava na escola, mas adorei
esses dias peguei ele na minha estante e senti vontade de rê-ler *-*
não saiba desta releitura ai ;~~
nunca tinha ouvido falar em O Amor Chegou, mas adorei saber sobre o que ele se trata *-*

Cláudia Charão disse...

Oi Dani

Eu adorei a ideia da nova coluna, pois adoro listas e fica muito bom assim com temas pois o leitor vai ter uma boa ideia se é de seu gosto ou não.

Ótima primeira lista rsss

O médico e o monstro é um dos meus livros favoritos e não sabia da existência desse Mary Reilly.

hahaha adorei ... a capa tão horrorosa ... realmente a capa não esta ajudando em nada o livro.

Awn amei o enredo de Firmin, vai para lista.

O amor chegou eu tinha ouvido falar pois a minha irmã leu, fiquei interessada pelo lance do cinema, que eu amo também.

Bjus

stefanigoulart disse...

Oi Dani! Ai que legal que aderiu a essa coluna, eu adoro Top's 5 e tenho certeza que você irá fazer ótimos posts com ele! E estou ansiosa para ver os próximos posts da coluna *-*
Olha que eu não conheço nenhum livro mesmo dos que você citou? hehe Achei legais as indicações e fiquei curiosa por Mary Reilly e O amor chegou, principalmente este último trazendo indicações de filmes! hehe

Beeijos,
iSteh

Cristiane Silva disse...

Bem desconhecido mesmo. Gostei desse ultimo, deve ser bem fofo! Sou viciada em filmes e pelo visto parece ser bem legal pra quem é. Boa dica.

GreicielySantos disse...

Curti a nova coluna, bom saber que a cada post irá mudar o tema, não será algo fixo.

Não conhecia nenhum mesmo, mas o que mais me chamou atenção foi O amor chegou, parece bem legal, apesar de eu ter a impressão que ja vi ele em algum lugar... O bom dele é mesmo selecionar os filmes citados ne?

Amei e espero o proximo post.
Bj

Aline De Campos disse...

Adorei a coluna.

Nunca vi esses livro nas minha vida.
Sinceramente pela capa, não leria nenhum, se visse em uma prateleira num sebo, não iria querer.
O único que eu achei legal foi Firmin.
Ultimamente ando muito chata na hora de ler livros.

Vanilda Procopio disse...

Gostei bastante da coluna. Às vezes nos deixamos levar apenas pelo conhecido, pelo que está na moda, em alta e deixamos passar muita coisa boa que nem sempre é tão divulgada. Não conhecia nenhum desses.

Cristiane de oliveira disse...

Sempre vou atrás de livros que ninguém fala e gostei das suas postagens mas acho que sou vou ler dois O Rósario e o Amor chegou, vou dar uma olhada na Estante Virtual lá deve ter.

Inês Gabriela A. disse...

Caramba que capa é essa de Buracos??? É meio complicado de acreditar que uma história com uma capa dessas possa ser boa, adoro livros que nada acontecem sem um motivo e tudo culmina em um final onde até os mínimos detalhes se encaixam, mas essa capa não dá :/, como uma editora espera vender um livro fazendo uma capa assim?!
Firmin parece ser bem diferente, e apesar de ser da Planeta eu nunca tinha ouvido falar.

Thaynara Ribeiro disse...

Amei O Amor Chegou!!!.foi o q mais gostei da sua lista!!!
É sempre bom descobrir livros!!!

Michelli Santos Prado disse...

Realmente não tinha visto nada sobre nenhum deles. Mas o Amor Chegou parece bem interessante.
É que é difícil a gente se interessar por algum livro que não sabemos nada ou que ninguém nunca leu, por que ficamos com medo de não gostarmos. Mas é uma boa dica, eu estou lendo A Aposta, que é um livro bem velho já, mas estou adorando.

Natyla Peixoto disse...

Não conheço nenhum desse títulos. Me interessei por O Amor Chegou.

Naty C disse...

Gostei da ideia da nova coluna. Sobre o tema, eu realmente nunca vi nenhum desses livros, mas gostei de O amor chegou, vou procurar mais sobre ele.

ELIZABETH MACHADO DE SALLES disse...

Caramba. Tem tanto livro bom aqui que nem conhecia. Foi ótima essa ideia de mostrar e falar mais dessas maravilhas literárias. Amei.

Amanda Péres disse...

Só me interessei por 'O amor chegou', parece um livro bem interessante! :)

Thicy Lopes disse...

Adoro top 5, principalmente sobre livros!
Quando você disse desconhecidos, você disse a erdade. Não conheço nenhum deles. O que me interessou foi O amor chegou!

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela