"O Cavaleiro Fantasma" de Cornelia Funke

sexta-feira, 9 de agosto de 2013



O Cavaleiro Fantasma de Cornelia Funke é um convite para uma aventura sobrenatural, recheada de mistérios e segredos. Voltado para o público infanto-juvenil, a história do menino Jon Withcroft prende a atenção dos leitores do início ao fim e cativa pela escrita refinada da autora. 

Jon Withcroft odeia o futuro padrasto, apelido carinhosamente de o "Barba". Após aprontar várias travessuras para afastá-lo de sua família, sua mãe decide enviar Jon para o mesmo internato onde seu pai estudou. Obviamente, ele odeia a ideia e vai na viagem, imaginando mil e uma formas de o "Barba" morrer em um acidente. Ao chegar no internato, logo na primeira noite, surpresa!!! Um bando de fantasma maldosos prometem matá-lo, em nome de uma antiga vingança contra seus antepassados. 

A aventura realmente toma fôlego quando Jon solicita a ajuda de um cavaleiro fantasma chamado William Logspee, que promete ajudar e proteger qualquer pessoa que necessite dele. Ao lado de sua melhor amiga, Ella, eles viverão muitas aventuras e perigos sobrenaturais.

História de criança que prende e encanta adultos. Assim que a editora Seguinte anunciou que iria publicar mais um livro da Cornelia Funke, logo fiquei animada, pois me apaixonei por sua escrita ao ler A Maldição da Pedra e não me decepcionei ao ler O Cavaleiro Fantasma

A história é narrada em primeira pessoa por Jon, que nos conta detalhes de sua vida em família, seus sentimentos pelo padrasto, pela nova escola/residência e também seus sentimentos por Ella, além do terror causado pelos fantasmas assassinos. A narrativa é lenta e possui um ritmo próprio, bem cadenciado, o que nos permite conhecer melhor os personagens e seus anseios. Os personagens Jon, Ella, Logspee, os fantasmas, a avó de Ella e até o "Barba" são muito bem construídos e todos são bastante cativantes. 

Ah, eis uma das coisas que mais apreciei na leitura: o toque de terror. A história é voltada para o público infanto-juvenil, mas nos impressiona com o terror e mistério que a autora imiscuiu em sua escrita, nos proporcionando vários momentos de palpitar o coração.

Finalmente, ouso dizer que Cornelia Funke deveria ser lida por todas as crianças. Tem todos os elementos que conquistam e formam futuros leitores. Mas, adultos também podem ler e se divertir. Cada virar de página é um prazer! Recomendo.

Minha classificação para esse livro é de  4/6- " Muito Bom".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores.

O Cavaleiro Fantasma. Funke, Cornelia. Editora Seguinte, 2013, 176 p.



12 comentários:

Oliveira disse...

Primeira vez que leio algo sobre esse livro. Parece ser uma história cativante e muito interessante, cheia de mistérios e fantasmas. Agora fantasmas assassinos... uau! Deve haver momentos de terror mesmo, só fantasmas dá um pouco de receio, agora tê-los tentando assassinar... Obrigada pela resenha.

cristiane disse...

Não me lembro de já ter lido alguma resenha sobre o livro, depois de ler a sua fiquei muito interessada! O livro tem todos os elementos que eu gosto, terror e mistério. Entrou pra minha lista de desejados.
Beijos

Vanessa Llona disse...

Li a trilogia mundo de tinta da Cornélia e gostei muito, esse livro parece ser muito legal, a autora tem a capacidade de nos transportar para outro mundo.
Gosto muito desse tipo de livro, e quero ler esse.

Viagem Literária disse...

Ei Nique,


Morro de vergonha pq até hoje não li nada da autora. Tenho só o priemiro de Mundo de tinta, mas não li até hoje aff.
Achei fofa a historia pela resenha, um dia eu leio algo dela hehe.
bjs

Ana Paula Barreto disse...

Não sou chegada a histórias voltadas ao público infantil (com exceção das Crônicas de Nárnia *-*), mas achei que a autora foi bem feliz na escrita deste livro. Um toque de mistério e terror, além de uma trama envolvente, é realmente uma boa opção de leitura aos mais jovens. E provavelmente com um livro assim, eles serão estimulados a lerem outras coisas!
bjs

Rayme disse...

adoro livros infanto-juvenis, e da autora já li Coração de Tinta, que amei a história!
me admirei com o fato de a história possuir um pouco de terror, já que é voltada ao publico mais novo né... mas eu pelo menos gosto quando terror e mistério se misturar :)

Cristiane de oliveira disse...

Gosto muito de livros infanto-juvenis, acho que leio mais desses livros do que qualquer outro, e com sua indicação estou pronta pra me jogar na leitura.

Ana Ferraz disse...

Gosto muito de livros desse gênero, normalmente são os que mais me cativam!

Vanilda Procopio disse...

Ainda não li nada da Corneli Funke, mas sempre ouço dizer que ela é mestre em literatura infanto juvenil. Acho que O Cavaleiro Fantasma tem todos os ingredientes para agradar, inclusive os adultos. Se tiver oportunidade, gostaria muito de ler.

GreicielySantos disse...

Nunca li nada da autora, mas fiquei curiosa com o livro. Realmente, parece algo pra crianças mesmo, mas isso de envolver o terror no livro foi bem sacado, assim cria um misterio para os mais jovens e atrai os mais velhos, muito bom isso. Não curto livros do genero, mas gostaria de ler esso.
Bj

BL disse...

Eu estou lendo e o livro esta muito legal.

Cristiane Silva disse...

O livro é bom mesmo, queria ter lido mas nem deu. Ver resenhas dele só me mostra o que estou perdendo :S
Adoro esses toques de mistério e terror em livros desse gênero, é gostoso de ler.

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela