"O Futuro de Nós Dois" de Jay Asher e Carolyn Mackler

segunda-feira, 5 de agosto de 2013


- Acho que o site pode ser verdade - dia Emma. - E não estou feliz.
- Dá para ver. Mas por quê?
- Não - responde ela. - Estou falando do futuro. Eu nunca vou ser feliz. (Pág. 35)

Em O Futuro de Nós Dois, a história de Josh e Emma se passa no ano de 1996, onde menos da metade dos alunos do ensino médio já tinham mexido na internet. Quando Emma ganha seu primeiro computador fica super contente com a novidade e também ganha um CD-ROM da America Online do seu melhor amigo, Josh. 

Ao instalar o programa, logo no primeiro acesso, Emma descobre uma curiosa página na internet: o facebook, que a conecta quinze anos a frente do seu tempo atual. Assustada, ela convida Josh a espiar o futuro dos dois e de seus outros amigos, mas o que descobrem não deixa ambos igualmente satisfeitos.

Quem nunca se interessou em descobrir como será seu futuro? E se, de repente, ao abrir uma rede social você começasse a descobrir detalhes do seu futuro, através da sua página no facebook? Todos sabem que nos anos 90, pouquíssimas pessoas tinham acesso a computadores e quem dirá a internet. Lembro que eu imaginava que o computador era algo místico, mágico, que habitava todas as respostas do mundo. 

Agora se imaginem no ano de 1996 com dezesseis anos de idade e dar de cara com seu perfil no facebook em um futuro quinze anos a frente? Seria no mínimo, uma experiência muito louca. E se você não gostar do que fala de sua própria vida? E se o que planeja para seu futuro, não for o que realmente acontece? E se o futuro do seu melhor amigo for mil vezes melhor do que o seu e você não está incluída na sua lista de "amigos"? O que aconteceu, afinal?

O Futuro de Nós Dois foi uma grata surpresa. Diverti-me muito com a nostalgia causada pelas referências dos anos 90: fitas de músicas, videocassetes, internet discada pela AOL (adorava aquele bate-papo), entre outros detalhes que me deixaram saudosa. 

Os autores Jay Asher e Carolyn Mackler trataram muito bem os conflitos de identidade, assim como, temas como primeiro amor, separação dos pais e sexo na adolescência. Os capítulos são intercalados entre Emma e Josh, possibilitando o conhecimento de ambas opiniões sobre o desenrolar da história. É bem legal acompanhar um querendo mudar o futuro e o outro tentando mantê-lo a todo custo, pois era um futuro extraordinário. 

Emma e Josh são melhores amigos desde crianças, frequentam a casa um do outro e possuem uma cumplicidade sem igual, como se fossem extensão um do outro. Porém, Josh se apaixona por Emma e não sabe o que fazer com esse sentimento, nem se será retribuído, pois a menina não percebe nada até o dia em que percebe que pode perdê-lo para a garota mais linda da escola e que, inclusive, está presente no futuro dele. 

Muitos conflitos e brigas surgirão a partir do momento em que eles começam a descobrir que o futuro deles e de seus amigos próximos não são como eles planejam atualmente, para alguns o futuro é melhor do que o imaginado, para outros é um desastre total. Tudo começa a sair do controle quando Emma descobre que suas pequenas e também as grandes escolham atuais alteram de forma total o futuro...

Seja você da década de 90 ou não, tenho certeza de que também adorará a leitura. Emma e Josh são uns fofos. Impossível não se apaixonar por eles e por seus amigos. Recomendo!!!


Minha classificação para esse livro é de  4/6- " Muito Bom".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores.

O Futuro de Nós Dois. Asher, Jay. Mackler, Carolyn. Galera Record, 2013, 384 p. 



25 comentários:

Rayme disse...

estou bem curiosa para ler este livro! passei por um "pedaço" desta época, onde computadores eram coisas raras :P
a trama dele é totalmente diferente, e isso que me deixa mais curiosa!

Viagem Literária disse...

Ei Nique,


Este eu não li ainda por falta de tempo mesmo, mas está na fila aiai. Parece ser tão legal, estou curiosa. Achei diferente, gostei tbm destas referencias que vc citou, do começo da net hehe.
bjs

Fernanda Lucena disse...

Já ouvi falar bastante mas ainda n li

Tá na listinha!

Bjoooooos

muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

Hérida Ruyz disse...

Ei Nique,
Estou com o livro na estante, mas não sei quando terei tempo de ler. rsrs Atolada de livros. Achei a proposta da história muito legal e criativa. Espero gostar tanto quanto vc.
Bjs

Carolina Mara Rodrigues disse...

Deve ser interessante, anotei na minha lista.
tem sorteio de livros e revista lá no blog
www.marasemalca.com.br

Gabi disse...

Sempre fico em dúvida a conto comprar o livro, pelo fato de uma metade gostar e a outra não... Mas quando ele foi lançado eu fiquei bem curiosa ao seu respeito, agora não sei bem o que pensar, já que você falou tão bem da história, quem sabe eu compre :)

Cristiane de oliveira disse...

Estou bem curiosa por que nessa época eu odiava computador achava a maior besteira do mundo e hoje nem consigo viver sem ele kkkk
A história parece muito legal já pensou saber o futuro, acho que eu não queria saber não nem se fosse pra mudar algo muito importante.
Quero muito saber como vai se desenrolar a drama, doida pra ler.

Ana Paula Barreto disse...

Acho que vou adorar este livro, por mais que muita gente não tenha gostado. A premissa da história é muito legal e fico me imaginando na situação dos dois. Com certeza daria briga caso um quisesse mudar o futuro e outro não! rs
bjs

Vanessa Llona disse...

O ano de 1996 para mim é inesquecivel pois foi o ano que minha filha nasceu, então lembro com detalhes muitas coisas que aconteciam, mas eu mesma só tive acesso a internet em 1997.
Achei a história desse livro super criativa, e tenho muita vontade de ler, parece bem legal. Estou bem curiosa para saber se ou como ela vai conseguir mudar o futuro.
Quero ler.
Bjs

Cristiane Silva disse...

Gostei dessa ideia e ainda mais por ter colocado o facebook no meio. Já imaginou que loucura seria? É interessante, gostei desse foco em mostrar onde tudo começou, quando a internet ainda estava começando a surgir e tudo mais. Foi uma ideia criativa, isso é certo. Quero conferir agora e ver no que deu por mim mesma, gostei bastante.

Karen Senoo disse...

A história, bem como tudo nesse livro, parece
ser bem cativante. A premissa me chamou muito a atenção pois é um tema
futurístico e romântico ao mesmo tempo, digno de ser adaptado para as
telonas (quem sabe?) Fiquei curiosa para ler =)

Bjs
@tibiux

Vanilda Procopio disse...

Eu tenho o livro mas ainda não li, está na fila. Sempre gostei desse enredo de viagens ao passado e ao futuro e acho que esse livro tem todos os ingredientes para uma boa história. Quer ver se leio muito em breve.

GreicielySantos disse...

Eu nunca achei que os computadores tem a resposta para tudo e sao misticos e tal, mas considero que sao sim, basta jogar algo no google e sua resposta surge rs
Curiosa com esse livro, ve como o autor tratou essa parte de ver o futuro, bem curioso. Ah sempre gosto que o casal fique junto, apesar de que a outr fulana esteja presente no seu futuro. Mas futuro somos nos que fazemos com nossas escolhas, espero que a deles seja boa.
Bj

Oliveira disse...

Pela resenha me parece que o livro não é apenas mais um romance, mas sim o que se fazer do futuro sabendo que pode mudá-lo e transformá-lo, mas dessas transformações tudo é mexido, alterado. Deve ser intrigante as atitudes de todos, principalmente dos dois.
Viagem no tempo, ou só a percepção do tempo vindouro é muito fascinante tanto no cinema como em livros.

cristiane disse...

Acho a capa desse livro linda demais <3
Fico imaginando como deve ser descobrir seu futuro, acho que essa é um tema que desperta curiosidade em quase todo mundo. Pelo menos em mim. Quero logo ler o livro.

ana caroline bastos disse...

o q me chamou a atenção primeiro foi a capa depois eu vi q era sobre viajem no tempo e pirei , amo livros sobre esse assunto apesar de ñ ser um dos favoritos do pessoal parece ser muito bm.

Lucas Grima disse...

Nossa, que máximo! Já tinha lido outras resenhas desse livro, e na maioria continha: "se você for da década de 90..." Eu nasci em 93. Fui ter meu primeiro computador em 2004. Internet só em 2007. Achei tudo incrível nesse livro, a proposta, os protagonistas e é claro, o facebook como algo futurista. Estou louco para lê-lo.

Thaysa Rocha disse...

Muito bom! Lembrei até quando meu primeiro computador chegou em casa. Foi em 1999, eu tinha nove anos e tava na piscina. Saí voando de lá para vê-lo. rsrs Depois disso foi uma febre.


Mas te falar que eu adoraria ter visto meu facebook e saber do meu futuro desde aquela época... vai que dava pra mudar alguma coisa... hahaha


Beijos

Rosiane Olímpia disse...

Poxa, gostei muito da resenha, fiquei com vontade de ler este livro. Um velho atual, bem legal, Obrigada pela resenha.

Gizeli Meister disse...

Adorei a resenha, esse jeito de não revelar o livro e sim deixar a gente
com vontade de ler é que eu amo nas suas resenhas. Já estava curiosa
pra ler, agora então não vejo a hora de poder comprar...

Ingrid Sodré disse...

Céus! Adorei a resenha. Aposto que é uma delícia a leitura. Nasci na década de 90 e posso dizer que foi uma ótima época. O enredo parece ser extremamente contagiante, pelo menos foi essa a impressão que tive ao ler a resenha. A ideia de saber o que irá acontecer no futuro, me parece desesperadora. Sem dúvidas entrou na minha lista de futuras leituras.

http://umadosemaisforte.blogspot.com.br/

Regilene Dias disse...

Isso me lembra aqueles filmes De volta para o futuro. Bom, eu acho que é isso. Em 96, realmente poucas pessoas tinham acesso a internet, e até mesmo a computadores. Relembrar este tempo vai ser legal.

Ana Rita Aguiar disse...

mds, se já é ruim o suficiente pensar que daqui a alguns anos a sua vida talvez não esteja do jeito que você quer. Imagina você ter certeza disso!! SOCORROOO EUOAHEOUAH Sinceramente não sei como eu lidaria com isso galera, seria terrível, se decepcionar com um sonho que você mau teve tempo de sonhar. Estou loca para ler esse livro

Mandaah Nunes disse...

Caaaaaara, kkkkk, me empolgou! Parece meio mágico e encantador, não sei. Quando vi na livraria, confesso que não dei a devida atençao a esse livro, julgando, erroneamente, que fosse apenas mais um romance.. Com certeza lerei, e tentarei fazê-lo o mais rápido possivel, bjos.

Juliana Souza disse...

Ótima resenha, estou morrendo de vontade de ler!

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela