{Baú Secreto da Nique #19} Dia do Mestre

domingo, 13 de outubro de 2013


Olá, queridos!

Tantas coisas aconteceram nas últimas semanas que até é difícil contar todas para vocês. Em primeiro lugar, minha mammys fez aniversário na semana passada e comemoramos com estilo essa data tão especial. O fim de semana foi super agitado! No sábado fomos fazer compras na famosa Rua Teresa em Petrópolis, no domingo fomos para a Feira dos Nordestinos, almoçar. À noite, ainda teve um jantarzinho em família e bolo. Delícia, delícia!

Também estive envolvida nessas últimas semanas nos preparativos para a semana da criança lá no colégio em que trabalho. Além de ter que confeccionar lembrancinhas foférrimas para meus pequeninos, também tivemos que seguir uma programação para lá de divertida e gostosa, pensada para alegrar as crianças da escola. Cheguei na sexta-feira, ultra mega cansada, mas mesmo assim com pique para levar minha própria filha, Luiza, para o parque de diversões. Aliás, fui em um brinquedo lá que rodopiava tanto que quase saí com uma contusão no pescoço. Kkkkkkkk!

Mas, ontem, no dia das crianças, minha Luiza amanheceu dodói, muito gripada, o que nos deixou preocupados. E hoje, quem amanheceu gripada fui euzinha. Não teve jeito. A gripe passou de filha para a mãe. Engraçado que ela está mais animada do que eu. =)

Enfim, eis os motivos que me fizeram me afastar essa semana do blog. Mas, antecipo que não larguei as leituras de lado. Estou há uma semana, na companhia de um viking dourado e lindo, chamado Rein (Série Amada Imortal). Li o primeiro livro - Amada Imortal, em seguida, comecei a ler a continuação "Cair das Trevas". Suspiros, suspiros... 

Vamos as novidades???

 ¸. • * '¨`* •.  Cortesias da Editoras  ¸. • * '¨`* •. 

Opa! Chegaram vários livros nas últimas semanas aqui em casa. Vários lançamentos muito desejados das minhas editoras preferidas. Confiram!


Chegou da Novo Conceito - "O amor mora ao lado" e "Até eu te encontrar".
Ambos parecem ser ótimos romances. Aliás, tenho a primeira edição de  "Até eu te encontrar", da Graciela Mayrink, mas ainda não li. Agora vai!


A Editora Rocco enviou seu lançamento "Eu acho que amo você". Capa linda!
Estou curiosa quanto ao romance.


A Editora Intrínseca me enviou "Vingança da Maré" da Elizabeth Haynes, 
autora também do livro "No Escuro", que eu adorei. Ansiosa para lê-lo!



Mais uma vez, a prefeitura do Rio nos presenteia com um livro. Recebi
 "Renato Russo - O Filho da Revolução". Adorei!


 ¸. • * '¨`* •.  Feedback da Quinzena  ¸. • * '¨`* •. 


 Resenhas:
      Promoções:

      Top Comentarista:
    • Participe comentando nas resenhas e concorra a um exemplar de "Delírio" + Marcadores. Clique AQUI.

     ¸. • * '¨`* •.  Conversa Fora  ¸. • * '¨`* •. 

    Verdades da Profissão de Professor:
    Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
    A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda. (Paulo Freire)

    No dia 15 de outubro, comemoramos em todo país, o Dia dos Professores. Como professora, eu não poderia deixar passar em branco um dia tão especial e significativo, pois mesmo antes de me formar em educadora, eu também fui aluna e tive dezenas de professores que me ajudaram a trilhar esse caminho. 

    Várias foram as lições que esses professores me passaram aos longo de minha jornada pela escola, posteriormente, também pela faculdade. Alguns professores eu realmente gostei e admirei, outros nem tanto... Porém, todos eles contribuíram para minha jornada e contribuem até hoje.

    Lembro da Tia Tânia, minha professora da segunda série. Branquinha, meio gordinha, ela era um doce de pessoa. Mas, detalhe: inicialmente, eu não era sua aluna, mas já era apaixonada por aquela professora. Tanto reclamei da professora que eu fui designada, que consegui ser transferida para a turma da Tia Tânia. E me recordo que no primeiro dia de aula, chorei horrores porque não consegui fazer nenhum dos probleminhas de matemática que estava no quadro. Alguns meses atrás, descobri através de uma colega de trabalho, que a Tia Tânia é diretora de uma creche, próxima de onde eu trabalho. Qualquer dia desses vou lá dar um abraço e agradecer pelas lindas lembranças que guardo dela.

    Enfim, a Tia Tânia foi apenas uma dentre tantos outros educadores maravilhosos que passaram por minha vida. Todos guardamos com carinho e até humor dos tempos da escola, dos professores que nos deram aulas, alguns eram engraçados, outros linha dura, uns enrolados, outros inteligentes e com humor ácido, sonhadores, idealistas, críticos, mal-humorados... Todos inesquecíveis!

    Vocês devem saber através da mídia, os momentos difíceis que os professores do Rio de Janeiro estão passando por causa da greve que já dura quase dois meses. Eu não aderi a greve por motivos pessoais, mas não oculto de ninguém que a apoio. Independente dos objetivos da greve, quero falar sobre a falta de respeito e consideração que o governo do Rio (Sérgio Cabral e Eduardo Paes) teve para com os professores, grevistas ou não. Acompanhei todas as notícias pela internet e não deixei de me sentir ofendida e agredida quando vi colegas de trabalho lutando pelos seus e também pelos (meus) direitos, sendo tratados como bandidos, como escória da sociedade pela polícia militar, a mando é claro do nossos governantes. 

    Qual é a arma de um professor, senão informar e formar cidadãos? A própria história mundial, nos mostra como foi e ainda é dificultado o acesso a informação, pois os governantes possuem medo de uma sociedade intelectualizada. 

    Já alertava meu querido e saudoso professor Arruda contra gestões opressoras. Ele sempre nos convidava a refletir sobre nossa ação docente e também manter nossas mentes abertas para não sermos enganados pelos governantes com suas promessas vazias e discursos alienantes. 

    Renovo meus votos de não deixar meus ideais morrerem, nem mudar minha forma de agir e pensar por causa de um sistema corrupto e opressor. Aliás, eu não sou Sérgio Cabral, nem Eduardo Paes. Sou e sempre serei por uma educação de qualidade. Penso que sempre podemos fazer o melhor, independente das circunstâncias. Não sou e nunca serei uma "galinha". Sempre "águia", a voar e tudo enxergar. 

     Resolução 2013:
    • Lidos até o momento: 47 livros
    • Meta: 47/80 livros
    ❤ Leituras da última quinzena:
    • A Desconstrução de Mara Dyer;
    • Kate Somente;
    • Por enquanto, adeus!;
    • Amada Imortal.



    10 comentários:

    Paloma Nascimento da Silva disse...

    Estou ansiosa pela resenha da Vingança da Maré da Elizabeth Haynes, a capa é linda :)

    Rayme disse...

    ótimos livros, quero todos!
    não sabia desde livro do Renato... ainda não vi o filme, mas estou bem curiosa *-*

    e desde já, parabéns pelo seu dia!!! :D
    você assistiu o Fantástico ontem? eu peguei a reportagem pela metade, mas era sobre uma professora, senão me engano do RJ mesmo, que ministra história. todos os alunos amam a aula dela pelas coisas diferentes que ela faz. se você não viu, procure na internet! ótima reportagem!!

    Amanda T. disse...

    Não creeeeio, estava em Petrópolis no mesmo dia que você! Kkk que coincidência flor! Curti muito a leitura de No escuro, quero ler o novo livro da autora! Adorei o textinho do Paulo, feliz dia do professor pra você querida!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    Oliveira disse...

    Vou procurar saber mais sobre Vingança na maré e Acho que te amo, parecem interessantes. Muita coisa que se passou. E melhoras para você e sua pequena.

    Dominique disse...

    Amanda, Petrópolis é tudo de bom, né? #Adoro! Vou estar lá novamente em dezembro. kkkkkkkk! Roupa nunca é demais!

    No escuro é ótimo! Comecei a leitura de Vingança da Maré e estou bem curiosa. A personagem esconde um segredo que ainda não desvendei. Rs!

    Bjs!

    Dominique disse...

    Já comecei a ler e estou adorando. Já, já tem resenha.


    Bjs.

    Dominique disse...

    Vi a reportagem ainda, não. Mas vou procurar. Vi uma reportagem sobre uma professora de matemática que publica suas aulas no youtube e os alunos depois vão lá para tirar dúvidas, etc. Tudo muito criativo, não é?


    Beijos!

    Viagem Literária disse...

    Ei Nique


    Estou atrasada, mas feliz dia do professor rsrs.
    Ah eu preciso ler este No escuro, até hoje não peguei. E linda mesmo esta capa da Rocco, vou aguardar resenha. ^^
    Melhoras para vcs :)
    bjs

    karolyne kazakeviche disse...

    Awm que cortesias lindas, sério =D
    Dia dos professores uma data tão especial né? <3
    Esses da Novo Conceito eu tenho e quero ler logo.

    JessicaLisboa disse...

    Adorei a capa de Eu acho que amo você, lindinha!!
    Acho que os professores do ensino fundamental sao os que marcam as nossas vdas, ate hoje lembro o nome da minha preferida ♥
    Fiquei com vontade de ler A Desconstrução de Mara Dyer apos ler sua resenha.

    Esse ano li 20 livros só ;/

    {Lendo} Dominique

    No Facebook:

    {Lendo} Daniela