"O oceano no fim do caminho" de Neil Gaiman

terça-feira, 1 de outubro de 2013



- Nada nunca é igual - respondeu ela. - Seja um segundo mais tarde ou cem anos depois. Tudo está sempre se agitando e se revolvendo. E as pessoas mudam tanto quanto os oceanos." 
Neil Gaiman, autor famoso pelos quadrinhos de Sandman e pelo romance "O mistério da Estrela - Stardust" - que se tornou filme em 2007 protagonizado por Claire Danes, Robert De Niro, Michelle Pfeiffer - além de outros sucessos literários. Para a felicidade dos fãs de Gaiman, "O oceano no fim do caminho" foi publicado pela Editora Intrínseca.
"O oceano no fim do caminho" foi lançado como o primeiro livro destinado a adultos de Gaiman em uma trama que alcança a criança interior de seu leitor que se perguntara várias vezes, durante a leitura, se "isto é real ou apenas a fértil imaginação de um garoto de 7 anos?". Pois é disso que se trata toda a trama, as memórias - que não se sabe se é real ou não - de infância de um garoto.

Com quase cinquenta anos e voltando de um funeral - não se sabe de quem -, nosso protagonista decide visitar a casa em que vive na sua infância e a vizinhanca. No fim, vai parar na casa das Hempstock no fim da rua. La vivia sua amiga Lettie, com sua mãe e avó, e revê o lago no quintal que Lettie afirmava ser o oceano.

Eis que lembranças sombrias vem a tona. E conhecemos então a história do menino que é pra lá de bizarra em meio a monstros, magia e amizade. Tudo começa quando o homem que alugava o quarto na casa do pai do garoto aparece morto dentro do carro no fim da carro - perto da casa de Lettie. Então uma série de eventos estranhos e assustadores começam a acontecer, e parece que Lettie e sua família são as únicas pessoas que enxergam e entendem esses eventos além do próprio garoto. Mesmo com toda a esquisitices delas, elas são as únicas com o menino pode contar.


Muita coisa bizarra acontece nesse livro. Acontece que por mais interessante que seja a história, por mais que o autor seja brilhante em aspectos inquestionáveis, ele não conseguiu me convencer por completo nesse mundo maluco que ele criou. Será que isso significa que uma parte da minha infância está perdida para sempre? Pois o que eu li nas resenhas positivas por aí foi que Gaiman fez o leitor resgatar as imaginações de infância dos leitores. Enfim, não sei; provavelmente sou eu o problema.

Contudo, apesar desse aspectos, este é um livro bem escrito com uma trama interessante. Trechos da trama me deixaram boquiaberta e assustada, de tao sombrio que chega a ser. Para quem gosta de livros de fantasia, vale a pena conferir. Eu ainda quero conferir outras obras do autor e entender melhor seu estilo.

Ainda assim, recomendo.


Minha classificação para esse livro é de ❤ 3/6- "Bom".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores.

O oceano no fim do caminho. Gaiman, Neil. Editora Intrínseca, 2013, 364 p.



7 comentários:

O que tem na nossa estante disse...

Eu sempre acho que Neil Gaiman é um autor que construiu um mundo e todas as suas histórias se passam dentro desse mundo... Sou mega fã dele e estou com vontade de comprar esse livro me segurando para fazer isso durante a bienal de Recife.

E sim, não sei, mas suspeito que esse não é o primeiro adulto dele, tem "Lugar nenhum", "Deuses Americanos", "Sinal e Ruido" e outras mais bem adultas e que valem a pena também!!!

No mais curtir sua resenha, reafirmou minha vontade de ler o livro!!!

O que tem na nossa estante

Mandaah Nunes disse...

Eu amo o Neil desde Coraline, que deveria ser um livro infantil, mas nunca houve um que me conquistou tanto. Acho que foi o único livro que li dele, então não posso me dizer fã, mas o universo que ele criou para Coraline.. Foi ele quem me faz acreditar que os livros são o mais perto da magia que nos permitimos chegar. Eu ando bem ansiosa para ler outros livros dele, especialmente esse, mas acho que darei um tempinho antes de fazê-lo,para caso eu me decepcionar, ainda vou ter algum tempo para acreditar que ele é um mago kkkkkkkk Enfim, eu já li muitas criticas positivas e negativas para "O oceano no fim do caminho", mas acredito que cada caso é um caso e nao perderei as esperanças. Amei a resenha, bjos.

Max Oliveira disse...

Olá Daniela,

Gaiman é um bom autor, em minha opinião melhor em contos. Mas "O Oceano no Meio do Caminho" entrou para minha lista de futuras aquisições. Espero lê-lo em breve.

Bjs.

http://maxliteratura.blogspot.com.br/

Oliveira disse...

Desde que vi esse livro me chamou a atenção para lê-lo. Gosto de leituras de fantasia, vamos ver como será minha percepção nesse livro, pois essa coisa de retorno a infância é meio complicado para mim. Então.... só lendo!

Amanda T. disse...

Acho que isso dos mundos malucos é coisa do autor mesmo. O único livro que li dele, Lugar nenhum, foi uma baita decepção, mais ou menos pelo mesmo aspectos que você citou nessa resenha: ele se perdeu! Não conseguiu convencer! Enfim... Fiquei com um pé atrás com Neil, mas não dá pra julgar seu talento tendo como base uma unica obra né? Planejo ler mais alguma coisa dele pra ver se coitado se redime comigo hehe. Quem sabe esse? Tem várias resenhas positivas rolando por ai mesmo!

Um beijo
http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

karolyne kazakeviche disse...

Ahhhh esse é um dos meus desejados \o/
Preciso ler algo do autor e todos me indicam este livro. Quero muito ler.
Apesar de alguns pontos negativos, quero conhecer a escrita dele.

JessicaLisboa disse...

Estou curiosa com o livro pois achei a ideia do autor bem diferente para escrever o livro meio doido mas gostei, espero poder ler em breve!




xx

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela