"Deixe a neve cair" de John Green, entre outros.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014


Eu não estava fazendo uma piadinha – disse JP. - É piadinha acreditar em sonhos? É piadinha superar a adversidade para tornar tais sonhos realidade? (Pág. 158)

Na noite de natal, uma cidadezinha americana é assolada por uma grande nevasca, deixando seus habitantes praticamente ilhados, ninguém entra ou sai, causando muitos encontros e desencontros inesperados. Apesar do tempo congelante, o romance está no ar, convidando os leitores a embarcar na magia e no poder transformador do amor.

Deixe a neve cair reúne três contos que se passam no natal, uma época mágica, repleta de surpresas e momentos inesquecíveis. John Green, Lauren Myracle e Maureen Johnson criaram três contos diferentes, mas ao mesmo tempo interligados entre si, pois o cenário é a mesma cidade e os personagens se encontram e/ou acabam se conhecendo entre um conto e outro. É simplesmente fascinante encontrar os personagens que conhecemos no primeiro conto, interagindo com os protagonista do segundo e/ou terceiro, assim, temos até um panorama do que aconteceu depois. Outro ponto interessante é como cada autor empresta seu próprio estilo narrativo aos contos, um mais romântico, outro mais divertido ou dramático, encantando a cada virar de página.

O primeiro conto é O Expresso Jubileu da Maureen Johnson conta a história de Jubileu, uma garota que é obrigada a fazer uma viagem de última hora, pois seus pais foram presos pela polícia ao tentar comprar umas peças colecionáveis para a Cidade do Papai Noel Flobbie. Arrasada, pois era seu primeiro aniversário de namoro e iria passar a véspera de natal na casa do namorado, ela entra no trem meio desanimada e descobre: naquele dia estava previsto a pior nevasca em mais de cinquenta anos e o seu trem é obrigado a parar e esperar o tempo ruim se dissipar. Decidida a não ficar dentro do trem a noite toda com um grupo de líderes de torcida barulhentas, Jubileu sai do trem para ir até uma Waffle House comer alguma coisa e quem sabe até encontrar um pouco de silêncio. Não é bem o que acontece, já que as líderes de torcida também vão em busca de comida e diversão...

O segundo conto é O Milagre da Torcida de Natal de John Green. Nunca li nada do autor, mas já me contaram que uma das características dele é nos emocionar até as lágrimas com sua escrita, geralmente, suas histórias são tristes. Acreditem: eu me emocionei sim, mas de puro divertimento com o conto criado por John Green. Uma história simplesmente deliciosa!

Tobin, Duke e JP são amigos desde sempre e naquela véspera de natal decidem assistir aos filmes de James Bond, enquanto os pais de Tobin, enfrentam uma enorme dificuldade para chegarem em casa, devido a nevasca. Tudo parece bastante tranquilo, até que Tobin recebe uma ligação de um amigo que trabalha Waffle House, convidando-os a irem azarar umas lindas líderes de torcida que aterrissaram lá, devido a nevasca. Os meninos, Tobin e JP não pensam duas vezes, antes de pegar o carro e correrem para lá. Duke, a única menina do grupo é a única sensata, mas embarca na aventura, mesmo sabendo dos riscos de se enfrentar uma nevasca. 

O terceiro conto é O Santo Padroeiro dos Porcos de Lauren Myracle. Esse conto foi o mais triste, mas ao mesmo tempo, romântico e repleto de aprendizado. Conta a história de Addie, uma garota que trai o namorado, mas se arrepende, pois o ama de verdade, mas se sentia confusa a respeito dos sentimentos dele. Addie fica a noite de natal inconsolável, pois marcou um encontro com Jeff, seu ex, mas ele não comparece. Ele é um dos personagens que aparece no primeiro conto e que fica preso dentro da Waffle House. O conto todo gira em torno do milagre de natal, sobre a descoberta de si mesma, amizade e o quanto podemos mudar, se assim quisermos. 

Eu não li esse livro na época do natal, e sim, no verão escaldante do mês de janeiro, aqui no Rio, mas durante toda a leitura, me senti embalada pelo sentimento único que o natal nos proporciona... e neve! Ou melhor uma nevasca, que reuniu os mais improváveis personagens em uma aventura mágica e inesquecível.

Deixe a neve cair é uma daquelas leituras que podemos ler e reler que nunca iremos nos cansar de suas histórias, independente de ser natal ou não. Super recomendo!


Minha classificação para esse livro é de  5/7- "Muito Bom".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores.

Deixe a neve cair. Green, John. Outros autores. Editora Rocco, 2013, 336 p.



15 comentários:

Rayme disse...

não me recordo em ter lido nada da Moureen e da Lauren, mas estou adorando ler esses livros de conto ultimamente.
queero muito ler este... acho a capa fofinha demais, e claro, tem o Green!!!
é, é um pouco engraçado ler um livro sobre neve sendo que estamos neste calorão que está o BR kkkkkkk

Laura Zardo disse...

Não gosto muito do John Green, achei A Culpa é das Estrelas bem fraquinho, então não me interessei por este livro e eu também não sou tão fã de contos.

Amanda T. disse...

Ah, eu sou apaixonada pelo John Green, e confesso que foi isso que me fez querer ler o livro. Mas agora que sei mais sobre ele, das histórias serem interligadas e tal; e de ter lido tantas resenhas positivas, estou mega ansiosa pelo livro em si.

Beijos
http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

Larissa Santos disse...

Gostei muito da resenha e ela só reforçou a minha vontade de ler Deixe a neve cair.
Beijocas ^^

pamela simoes disse...

Sabe, John Green é um de meus
autores favoritos. Depois de ler A
Culpa é das Estrelas, comprei mais
dois livros dele e amei. Estava meio indecisa se comprava Deixe a Neve Cair, pois ele não escreve o livro sozinho. Mas depois de sua resenha, decidi comprar.
E não espere mais!!! Mergulhe de
cabeça nos livros deste escritor
maravilhoso que é John Green e tenho certeza que não se arrependerá!!!
bjs

Camylla Carvalho disse...

To com ele aqui pra ler e espero gostar bastante ;)
Mas já vi varias resenhas falando q o conto do john green e o mais fraco




foreverabookaholic.blogspot.com

Oliveira disse...

De início não sentia interesse por esse livro, mas depois das resenhas que li quero lê-lo. Parece lindo e dinâmico, uma que os contos não são em separado. E também não li nada do John Green.

Feer Tavares disse...

O Green me encanta, é sério. E tudo começou com "Quem é você Alasca".
Porém esse livro dele não me animou tanto assim, talvez por ser um livro de contos. Mas espero ler em breve!

Michelli Santos Prado disse...

Parece uma leitura leve uma ótima dica para ler depois de uma leitura mais pesada , eu gostaria de ler também para ver o desenvolvimento das tramas e as ligações das histórias. E sem falar que acho esta capa linda =)
Beijos!!

Andréia Renata disse...

Adoro antologias e Deixa a Neve Cair está na minha lista de desejados, tenho boas expectativas com relação a esse livro. Li muitas resenhas positivas dizendo que é uma leitura deliciosa e encantarora.

Danii Kaulitz disse...

Estou um pouco divida quanto a este livro, pois li algumas resenhas negativas e algumas positivas também, então fico meio receosa rs
De qualquer forma, pela sua resenha, pude perceber que são contos que nos fazem refletir bastante e que tem muito a nos ensinar :)

Mah Barbosa disse...

Que bom que você gostou do conto de John Green, pois, pela resenhas que li, ele não fez jus à ele mesmo.
Acredito que irei gostar muito de ''O Expresso Jubileu''. Achei interessante o que você citou e já estou curiosa para o que irá acontecer após a personagem sair do trem.

Folhas de Sonhos disse...

É sempre bom ler histórias que são ambientadas pelo frescor da neve. Parece bom ler esse livro pra conhecer os autores. Só conheço o J. Green. Fiquei curiosa por essa leitura e entrelaçamento de histórias.


Luciana

JessicaLisboa disse...

Estou curiosa para ler esses contos a um tempo, achei as historias que os autores criaram bem criativa, acho que leria todos sem problema algum.

Francielli Lopes disse...

Nossa fiqei super curiosa pra ler esse livro. Nunca li nada do John Green e acho que seria um bom começo.

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela