"Quem poderia ser a uma hora dessas?" de Lemony Snicket

quarta-feira, 26 de março de 2014


Sinopse: Em uma cidade decadente, onde se criam polvos para a produção de tinta, onde há uma floresta de algas marinhas e onde um dia funcionou uma redação de jornal em um farol, um jovem Lemony Snicket começa o seu aprendizado em uma organização misteriosa. Ele vai atender seu primeiro cliente e tentar solucionar o seu primeiro crime, aos comandos de uma tutora que chama carro de “esportivo” e assina bilhetes secretos. Lá, ele vai cair na árvore errada, vai entrar no portão errado, destruir a biblioteca errada, e encontrar as respostas erradas para as perguntas erradas - que nunca deveriam ter passado pela cabeça dele. Ele escreveu um relato sobre tudo o que se passou, que não deveria ser publicado, em quatro volumes que não deveriam ser lidos. Este é o primeiro deles.

      Mesmo que você jamais tenha lido qualquer obra deste autor, você já deve ouvido falar dele ou de sua famosa obra "Desventuras em séries" - série infantil composta por 13 livros que se tornou filme interpretado por Jim Carrey. Antes da leitura de "Quem poderia ser a uma hora dessas?" e eu li, já há alguns anos, o primeiro livro de Desventuras em série, chamado "Mau começo" - infelizmente, ainda não tive a oportunidade de ler o restante. E, também li uma obra do autor voltada ao publico YA (Jovem Adulto), chamada "Por isso a gente acabou" em que o escritor assina com seu verdadeiro nome, Daniel Handler, ao invés do pseudônimo de Lemony Snicket. E posso dizer que o autor não me decepcionou antes e nem dessa vez.

A trama deste livro é muito bacana. Cheia de mistérios que se desenrolam de maneiras bizarras e inusitadas. Eu realmente não previ muito dos acontecimentos. O leitor já inicia a história cheio de perguntas que ao poucos são respondidas, mas a cada pergunta respondida outras surgem. E ao fim, as perguntas são tantas que o leitor quer o próximo livro já em mãos. 

O protagonista é o próprio autor em seu pseudônimo de Lemony Snicket. Ele tem quase 13 anos, e foge com sua tutora em um "esportivo" - ou simplesmente, carro - para investigar um mistério em uma cidadezinha quase abandonada chamada Manchado-pelo-mar. O menino é esperto - apesar de fazer "só perguntas erradas" -, espirituoso e sabe o valor que tem uma biblioteca para se descobrir um mistério.

"Em toda biblioteca existe um livro capaz de responder uma pergunta que queima como fogo em sua mente."

"A biblioteca era um salão enorme, com longas estantes de metal e aquele silencio perfeito que as bibliotecas oferecem a quem procura respostas."

Livrinho fininho, gostoso e divertido, para se ler em algumas horinhas. O autor mantém seu tom cômico e situações absurdas e estes são os pontos que mais gosto nas narrativas de Snicket. Para ler seus livros, você tem que deixar seu o lado adulto e racional de lado e se divertir com as aventuras que o autor proporciona. 

"Ali, parados na porta errada do lugar errado, aquilo parecia a coisa errada a se fazer. Mas fizemos mesmo assim. Saber que uma coisa esta errada e mesmo assim fazê-la é algo que acontece com bastante frequência na vida, e duvido que algum dia eu saiba o porque".

Só lhes digo que a leitura este livro não é dessas coisas erradas. 


Minha classificação para esse livro é de  4/6- "Muito Bom".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores.

Quem poderia ser a uma hora dessas?. Snicket, Lemony. Editora Seguinte, 2012, 240 p.


Só perguntas erradas:
  • Quem poderia ser a uma hora dessas? #1;
  • Quando você a viu pela última vez? #2; 
  • File Under: 13 Suspicious Incidents #2.5;
  • Shouldn't You Be in School #3;





8 comentários:

Rayme disse...

não li nada do autor, apesar de amar o filme Desventuras em série, e ter muita curiosidade para ler os livros, ainda não o fiz =/
já vi vários comentários positivos sobre este livro, mas ainda não li ele. parece ser muito divertido *-*

Ana Paula Barreto disse...

Apesar de gostar bastante da ideia de uma história que beira o "bizarro" muitas vezes, e também do tom cômico, confesso que não fiquei muito curiosa quanto ao livro.
bjs

Julie disse...

Já tinha ouvido falar desse livro e fiquei com muita vontade de ler! Adorei a resenha. O blog é lindo tbm! To seguindo.

xx, Julie
feitasdepapel.blogspot.com

Camylla Carvalho disse...

Não li nada do autor mas já ouvi falar dessa serie e estou pensando em ler ;)

Forever a Bookaholic

Michelli Santos Prado disse...

Nunca li nenhum livro do autor, mas tenho vontade de ler Desventuras em Série. Deve ser uma série ótima, sou louca pra ler. Mas ainda não tive oportunidade de fazê-lo, fiquei bem curiosa pra ler esse livro também. Achei a capa bonita. Mas gostei da diagramação, e de a cada capítulo ter uma ilustração. Beijos ♥

Folhas de Sonhos disse...

Não sabia que Lemony Snicket era um pseudônimo... tenho muita curiosidade em ler esse livro e os de Desventuras em Série! Deve ser ótimo mesmo!


Luciana M.

Gláucia B. de Lima disse...

Adorei a resenha, fiquei com MUITA vontade de ler. Gostei quando você disse que não previu alguns acontecimentos, amo livros assim porque você quer ler até terminá-los.

Georgia Germer disse...

Eu gosto muito de dar um tempo nas leituras mais pesadas e curtir um bom e divertido YA! Sempre há uma lição bonita por trás de uma história aparetemente bobinha, além de ótima qualidade na escrita de escritores como Snicket. Acho válido!

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela