"Filha da Floresta" de Juliet Marillier

segunda-feira, 21 de abril de 2014



Sinopse - O domínio de Sevenwaters é um lugar remoto, estranho, guardado e preservado por homens silenciosos e criaturas encantadas, além dos sábios druidas, que deslizam pelos bosques vestidos com seus longos mantos... Passada no crepúsculo celta da velha Irlanda, quando o mito era lei e a magia uma força da natureza, esta é a história de Sorcha, a sétima filha de um sétimo filho, o soturno Lorde Colum, e dos seus seis amados irmãos, vítimas de uma terrível maldição que somente Sorcha é capaz de quebrar. Em sua difícil tarefa, imposta pelos Seres da Floresta, a jovem se vê dividida entre o dever, que significa a quebra do encantamento que aprisiona seus irmãos, e um amor cada vez mais forte, e proibido, pelo guerreiro que lhe prometeu proteção.

(...) Aquele era nosso local de ritual, aquelas árvores guardavam em seus corações a história de nossas vidas, acompanharam nosso crescimento e agora estavam para presenciar o maior mistério que já tínhamos enfrentado. 

Imaginem uma leitura capaz de te transportar para outro lugar. Um lugar mágico, lindo e repleto de aventuras, de amores e paixões avassaladoras, desafios e sacrifícios. Juliet Marillier mais uma vez me encanta com sua escrita impecável e arrebatadora, capaz de me fazer sonhar noites seguidas com seus personagens como se eles fizessem parte de minha vida.

A Filha da Floresta conta a história de Sorcha, a sétima filha de um sétimo filho, Lorde Colum, um homem arrebatado pela dor e que após a perda da esposa amada, vive para a guerra, para proteger seus domínios dos invasores. Criada pelos seis irmãos, livre como um pássaro, correndo pelos bosques de Sevenwaters, Sorcha ama seus irmãos intensamente e sabe que nada nesse mundo será capaz de separá-los. Apesar de diferentes, a magia que corre em suas veias, herança da mãe, une suas vidas além do amor fraternal que sentem um pelos outros.

Tudo muda para sempre quando os homens de seu pai, capturam um invasor em suas terras e o torturam. Não aguentando presenciar pelo dom da visão, tamanha crueldade, Finbar decide pedir ajuda a sua pequena e corajosa irmã Sorcha para ajudar o prisioneiro a fugir. Utilizando suas habilidades para manipular ervas e plantas, Sorcha prepara uma bebida para os guardas e os coloca para dormir, dando tempo para Finbar conduzir para bem longe o jovem prisioneiro. Porém, torturado física e mentalmente, o prisioneiro precisará dos cuidados curandeiros de Sorcha, mesmo ainda uma criança, somente ela será capaz de curar a dor em seu coração e em sua alma.

Os sete irmãos terão pela frente muitos desafios e infortúnios, quando seu pai decide se casar novamente com uma bela e perigosa mulher, capaz de arruinar toda a família e por em risco a magia contida nos bosques de Sevenwaters. Decididos a vencer a madrasta, os irmãos se reúnem para pedir ajuda a Dama da Floresta, uma divindade mística que comanda o bosque, porém, a madrasta descobre e lança sobre os seis irmãos um maldição imensa. Sorcha consegue fugir, mas é perseguida. Somente o amor e a abnegação irrestrita de Sorcha será capaz de salvá-los.

Sorcha é uma personagem sem igual. Corajosa e destemida, o amor que sente pelos irmãos é tão grande que ultrapassa todas as dores que o mundo podem causar-lhe, se for para quebrar a maldição dos irmãos, ela é capaz de suportar qualquer coisa. Acreditem: ela sofre tantas injúrias e infortúnios que em alguns momentos, o sofrimento dela transpassa as páginas do livro e passar a ser o nosso sofrimento. Os irmãos também impressionam por suas habilidades, união e colocam suas vidas nas mãos da irmã com a consciência de que somente ela podem lhes ajudar, apesar deles não exigirem tamanho sacrifício dela.

A história é passada na velha Irlanda Celta, onde a magia é a lei que predomina nas vidas dos seus habitantes. Juliet Marillier reviveu o conto germânico "Os Seis Cisnes" dos Irmãos Grimm para compor a história de Sorcha e seus irmãos. Repleto de aventuras, desfortúnios, paixões e magia, A Filha da Floresta é uma história para não se esquecer jamais, seja pela força de seus personagens quanto pela escrita brilhante de sua autora.

Ah, mas não pensem que acontece só sofrimento nesse livro. Também há espaço para o amor e um final surpreendente. Leiam e se apaixonem!

Ps.: O ministério da leitura adverte: Ler Juliet Marillier causa DPL (Depressão Pós-Livro) nos leitores. Rs!


Minha classificação para esse livro é de  5/6- "Excelente".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores.

Filha da Floresta. Marillier, Juliet. Editora Butterfly, 2012, 616 p.

❤ Série Sevenwaters:
  • Filha da Floresta #1;
  • Filho das Sombras #2;
  • Filha da Profecia #3.


8 comentários:

Rayme disse...

aaah, por isso o posto sobre depressão que está no blog né? hahahaha
estou curiosa para ler esta trama. o livro não me interessa taaanto assim, mas parece ter uma história divertida.
fazer livros baseados em outros contos, principalmente dos Grimm está virando moda né? hahaha
bom, vou ler agora o seu post sobre depressão pra intender melhor o seu sentimento por este livro... ;)

Lili disse...

Simplesmente amo esse livro, essa série e a autora ;)
Dificilmente alguém não irá se apaixonar...
Beijos querida!
Lili

NinaTavares disse...

Oi Dominique!
Acredita que eu não conhecia esse livro? #vergonha

Mas me encantei com sua resenha, e com certeza quero ler!

B-jusss! ♥

Gláucia B. de Lima disse...

Nunca tinha ouvido falar dessa autora. Adoro esse tipo de livro, são histórias que nos prendem da primeira a última página.
Só pela sua resenha entendo o pq da DPL, também teria haha

Karyme Carvalho disse...

Não conhecia essa autora. Gosto muito de livros de fantasia e fiquei muito curiosa ao ler a resenha. Entrou para minha lista de compras.

Folhas de Sonhos disse...

Uau! Confesso que com as suas impressões postas na resenha fiquei curiosa pra conhecer não só a autora, mas essa história. Estou precisando muito ler algo nesse universo místico... sinto falta d'As Brumas de Avalon. Vou procurar o livro pra ler em ebook, se eu amar eu compro depois! rs...


Luciana M.

Georgia Germer disse...

De acordo com a resenha, a imaginação deve ir longe com este livro! Que surpresas fabulosas as páginas dessa história reservam para os leitores ávidos por uma aventura num universo repleto de criaturias que habitam florestas como a da obra de Juliet Marillier!

JessicaLisboa disse...

Sinceramente nao fazia ideia da existência dessa autora, a trama me pareceu ser boa, mas no momento nao estou nessa 'onda' de leitura.

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela