{Baú Secreto da Nique #24} Emprestar Livros!

domingo, 4 de maio de 2014


Bom diaaaaaaaaaa, galera!

Finalmente, o frio chegou aqui no Rio para minha alegria. Nos dias frios, eu tenho mais disposição para fazer quase todas as coisas até trabalhar. Para ler também é uma maravilha, debaixo do cobertor com uma caneca de chocolate quente. Hummmm... Cenário perfeito, concordam?

Essa semana foi bem agitada no mundo literário carioca. Rs! Um grupo de meninas se reuniu para organizar uma feirinha de venda ou troca de livros, que irá ocorrer em junho. Mas, a reserva dos livros acontece agora pelo facebook e lá será fechado o negócio. Coloquei vários livrinhos na feirinha para vender e também já reservei uma porção. A compulsiva está ligada no nível máximo. Quem quiser ver minha lista, me add no facebook (Procure por Dominique Sampaio). ;-)

Vamos as novidades?

 ¸. • * '¨`* •.  Cortesias das Editoras  ¸. • * '¨`* •. 


Chegaram mais livrinhos da Novo Conceito. 
Entre eles, o que mais quero ler é A Rosa da Meia-Noite.


Chegou Espinhos de Ferro da Editora Rocco. A cotação desse livro está altíssima no skoob. 
Estou ansiosa para conferir a história.


 ¸. • * '¨`* •.  Feedback da Semana  ¸. • * '¨`* •. 

 Resenhas:
 Outras postagens:


 ¸. • * '¨`* •.  Conversa Fora  ¸. • * '¨`* •. 

Durante muito tempo, eu fui uma pessoa ciumenta com meus livros. Não emprestava, não trocava, muito menos os vendia. Comecei a mudar de opinião ao chegar a conclusão de que os livros não devem de forma alguma ficarem pegando poeira na estante, a espera de que um dia eu vá os ler ou reler. Ano  passado, eu emprestei muitos livros para um aluno na escolha onde eu trabalhava, emprestei também para um primo e para uma amiga. Claro que empresto meus livros para pessoas de confiança, que irão cuidar e manuseá-los com cuidado e carinho. 

Também adotei o hábito de trocar e vender meus livros. Só vendo ou troco também aqueles livros que eu já li e não me conquistaram a ponto de querer relê-los ou aqueles livros que perdi o interesse em ler. Tenho certeza de que meus livros serão bem mais felizes em lares onde outras pessoas lhes darão mais atenção.

Sempre que eu empresto, no entanto, eu informo sobre as regras de utilização dos livros, entre elas estão:
  • Não fazer orelhinhas ou dobrar a capa do livro;
  • Não fazer marcações a caneca;
  • Não se alimentar próximo ao livro, ao manuseá-los com as mãos sujas;
  • Usar uma capinha ou sacola plástica para transportar o livro na bolsa;
  • Não deixá-lo próximo a lugares úmidos ou colocar uma garrafa de água na bolsa e o livro junto (Neurótica?! Rs!);
  • IMPORTANTE: não emprestar para outra pessoa, a não ser que se responsabilize por possíveis danos. ;-)
Regrinhas bem básicas, concordam? Rs! Se a pessoa segui-las, com certeza, terá livros sempre a disposição comigo. 

Vocês costumam emprestar livros? Possuem regras? Ou preferem não emprestar?


Siga-me no Instagram - @NiqueSampaio


11 comentários:

Letícia Afonso disse...

Também adoro ler no frio! Quando o dia está nublado e está chovendo, então! Paraíso.
Empresto meus livros sem problemas! A minha amiga, para quem sempre empresto, ás vezes me devolve até com um chocolatinho... #gulosa.


Não gosto de trocar ou vender livros. Não sei, dá um aperto no coração, só de emprestar! Sou muito egoísta no que se diz respeito aos meus bebês. Mas achei interessante essa feirinha de livros! Pena que não deve ter em São Paulo...


Um beijo,
Lê.

Gláucia B. de Lima disse...

Onde eu moro voltou a esquentar ontem =( mas consegui ler no frio *-*
Eu tenho muito azar em emprestar livros, sempre me devolvem com a orelha da capa amassada ou simplesmente NÃO devolvem, mesmo assim continuo emprestando, acho que dessa forma ajudo no incentivo a leitura.
Não consigo vender ou trocar os livros que compro/ganho, sou muito apegada a eles.
Acho que vou criar uma regrinhas também, quem sabe eles não voltam da mesma forma que foram emprestados!!
Bjoos

Raquel Pereira disse...

Adoro o frio...
Aqui, está quente durante o dia e friosinho a noite, mas também já está de bom tamanho... rsrs
Que legal essa idéia da feirinha.
Ah, eu já perdi tantos livros emprestado, que aind atenho muito pé atrás pra emprestar os meus.
Mas pra pessoas confiáveis (que são poucas), eu empresto sim.

Bjok

Rayme disse...

ai que legal esta feirinha!
ótimo para conseguir livros desejados por um preço bom né *-*
desta sua pilha, estou curiosa para ler Boneca de Ossos, que eu vi a diagramação e achei tãããão fofinha ;~~
eu sou bem ciumenta também, mas costumo guardar para mim apenas os livros que eu li e que gosto bastante. ano passado doei vários livros para a biblioteca publica da minha cidade. fiquei bem animada sabendo que várias outras pessoas vão poder ler eles...
tenho o costume de emprestar livros apenas para as pessoas que confio bastante, mas acontece que inicio do ano eu emprestei um dos meus livros preferidos da vida para uma amiga da faculdade, e até hoje ela não me devolveu. sempre que eu pergunto se ela "está gostando da história" ela diz que não tem mais tempo para ler, mas que vai tentar ler logo para me devolver.
esses dias vi ela com ele dentro da bolsa da faculdade e estava jogado, com um monte de coisas em cima dele e a capa amassadinha no canto. ao mesmo tempo que me deu raiva dela, me deu vontade de chorar, mas não tive coragem de falar nada =/

eu sei que devemos emprestar; que os livros não foram feitos para ficar guardados na estante, muito menos para serem lidos apenas para uma pessoa. mas sou ciumenta sim, e não gosto de emprestar para quem eu sei que não vai cuidar! hahaha

Pamela Liu disse...

Dos livros recebidos tenho vontade de ler Boneca de ossos e Espinhos de Ferro e que capas lindas!
Antes não emprestava meus livros, mas depois percebi que gostaria de compartilhar com outra pessoa a alegria que tive ao ler tal livro, então comecei a emprestá-los. Mas também apenas para pessoas de confiança e fazendo uma série de "regras" sobre os cuidados com os meus xodós.
Ando trocando bastante livros pelo Skoob e estou começando a vender alguns também. Mas também, apenas aqueles que não me apeguei às histórias ou que não pretendo ler.

Rafaela Saturnino disse...

A Rosa da Meia Noite também é o livro que eu mais quero ler da NC. Também estou querendo ler Espinho de Ferro (amei essa capa *-* )
Olha, antes eu também era bem ciumenta com meus livros, mas hoje eu já até empresto e troco. Mas eu também só empresto pra algumas pessoas, e sempre que eu vou emprestar eu aviso pra cuidar muito bem do meu livro, e guardar ele em um lugar que não pegue poeira, e dou um marcador pra nunca usar a orelha do livro como marcador. E tem uma amiga minha que eu costumo emprestar, eu sempre falo pra deixar bem longe do cachorro dela!
Eu comecei a trocar livros no skoob a pouco tempo, mas só troco os livros que tenho repetido ou que não tenho nem um pouco de interesse em ler, ou se for muito chato com uma capa muito feia (se o livro for chato e a capa for bonita, eu não troco) :P

Jess M, disse...

Nunca tem essas feirinhas aqui :/
Ótimas regras para emprestar, mas eu tenho muito apego aos meus livros, não teve uma vez que emprestei e eles voltaram no mesmo estado :/
Ultimamente também venho tentando trocar, quando não consigo trocar eu vendo, mas penso o mesmo que você, só os livros que li e que não me conquistaram ou aqueles que não li, nem tenho vontade, mas gosto de trocar pessoalmente porque tenho muito medo desses caloteiros que infelizmente existem, mandamos o livro e o livro trocado nunca chega, então sempre tento marcar a troca pessoalmente e caso more longe peço as redes sociais da pessoa e vejo as qualificações no caso do skoob, sou meio paranoica rs

Andréia Renata disse...

Eu empresto, empresto para amigas queridas e disponibilizo livros no grupo LV 'livro viajante' no skoob, e já li mts livros emprestados e desejados graças a esse grupo. Enfim, livros são feitos para serem lidos e adoro proporcionar a mim mesma a satisfação de estimular a leitura e fazer pessoas conhecidas gostarem do mesmo livro/autor que eu.

Ana Paula Barreto disse...

Ainda não cheguei ao seu ponto! rs
Não curto muito emprestar livros que adoro, tenho medo que algo aconteça. Mas gostei das suas dicas e vou tentar trabalhar nisso. =)
bjs

karolyne kazakeviche disse...

Só livros legais =) Este da Rocco parece legal.
Esses da NC, todos me chamaram a atenção. Boneca de Ossos deve ser demais.

Karyme Carvalho disse...

Nenhum dos meus amigos ou familiares gostam de ler, por isso eu sempre tento emprestar meus livros. Eu ofereço, escolho livros com a cara da pessoa, imploro para ler rsrs. Não só para incentivar a leitura, como para ter com quem conversar sobre livros, porque quando eu abordo o assunto é sempre um monólogo rsrs.
Também tenho trocado bastante no skoob. Dá um dó no coração, mas como eu leio de 8 a 10 livros por mês, senão trocar vou a falência, não dá para comprar tudo isso por mês.

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela