"Encanto Mortal" de Sarah Cross

terça-feira, 24 de junho de 2014



Sinopse - O passado de Mirabelle está envolto em segredos, da morte trágica de seus pais às meias verdades de suas madrinhas sobre por que ela não pode voltar à sua cidade natal, Beau Rivage. Desesperada para conhecer melhor o local, Mira foge uma semana antes de completar dezesseis anos - e descobre um mundo que nunca poderia ter imaginado. Em Beau Rivage, nada é o que parece - nem mesmo a garota estranhamente pálida com um interesse mórbido em maçãs, o detestável playboy que age como uma fera com todos ao seu redor e o garoto gentil que tem um fraco por donzelas em perigo. Ali, histórias antigas são reencenadas, maldições são despertadas e contos de fadas se tornam reais. Mas todo mundo sabe que fábulas nem sempre terminam com 'felizes para sempre'. Mira tem um papel a desempenhar, um destino a aceitar ou ao qual resistir. Enquanto se esforça para assumir o controle de sua vida, ela se sente atraída por dois garotos com suas próprias maldições... irmãos que compartilham um terrível segredo. E ela vai descobrir que o amor - assim como os contos de fadas - nem sempre acaba bem.

Encanto Mortal é um conto de fadas moderno, repleto de romance, maldições e tragédia, porque afinal, nem todas as fábulas terminam com o felizes para sempre. Mira foi criada desde a morte de seus pais por suas madrinhas, porém, elas nunca esclareceram muito as coisas em relação ao que realmente aconteceu naquela fatídica noite e porque elas não poderiam nunca retornar para sua cidade natal em Beau Rivage. Decidida a todo custo a encontrar o túmulo dos seus pais e conhecer a cidade onde nasceu, uma semana antes do seu aniversário de dezesseis anos, Mira foge de casa e vai para Beau Rivage, onde nada parece ser real. 

Sara Cross ao escrever Encanto Mortal misturou a modernidade com os contos de fadas originais repleto de sangue, morte, desdita, amores impossíveis e traições. Aliás, esqueça as adaptações Disney, o felizes para sempre nos contos de fadas originais raramente aconteciam. Em Beau Rivage encontramos jovens de todas as idades que em algum momento da vida foram amaldiçoados por uma fada. Em alguns casos, a fada poderia ter designado que um jovem rapaz (príncipes) fosse capaz de despertar sua amada de um sono eterno ou como no conto de A Bela e a Fera, tornar a jovem capaz de através do amor e da abnegação tornar a Fera em um homem bom. Porém, em outros casos, a pessoa poderia ser amaldiçoada a ser morta e perseguida pela madrasta ou furar um dedo e adormecer por cem anos... Ou pior ainda, a cada meia dúzia de palavras proferidas, cuspir cobras, lagartos e sapos. Algumas maldições são reversíveis, outras são para todo sempre. 

No entanto, o mais interessante é que os jovens em questão por saberem que seus ancestrais sofreram as mesma maldições e que seus descendentes também sofrerão, eles tentam lutar contra o destino, fazer diferente, mas nem sempre tem sucesso. Mira tem mil dúvidas, mas tem absoluta certeza de que não quer ver seu destino traçado por maldições. Para a jovem, no seu coração somente entra quem ela permitir e que se dane os contos de fadas e o que todos esperam dela.

Na história o que não falta é romance. Mira se interessa por dois irmãos que possuem uma maldição maligna e misteriosa, mas ao mesmo tempo se vê ligada a Freddie, o jovem destinado a ser sua alma gêmea, o único capaz de salvá-la caso sua maldição se concretize. Como sempre, eu me apaixono pelo vilão lindo e sádico. Mas, no final, me convenci de que realmente ele não era a melhor opção. Sua maldição era terrível demais para ficar com Mira. 

Em tempos de adaptações dos contos de fadas nas telonas e nos livros, Sarah Cross foi bastante originou ao criar um mundo particular e mágico para esses seres. Leitura recomendada!


Minha classificação para esse livro é de  3/6- "Bom".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores.

Encanto Mortal. Cross, Sarah. Editora Verus, 2013, 324 p. 



10 comentários:

Rayme disse...

estou adorando essa onda de reconto de clássicos que estão surgindo! *-*
já li algumas resenhas bem positivas deste ai, e estou curiosa!
espero que o final não seja tão bom mesmo hehe

Jois Duarte disse...

Que capa linda! Eu to adorando esse "upgrade" que as autoras estão dando nos contos e, como vc, tbm tenho a tendência de me apaixonar e torcer loucamente pelo vilão hahahahahahahaha

Oliveira disse...

Como gosto de fantasia creio que amaria esse livro, e a capa é linda!

pamela M. disse...

Já tinha visto alguns comentários sobre este livro, mas não tinha lido nenhuma resenha dele ainda.
Estou adorando esses livros de releitura que estão surgindo, e este ai também parece ser muito bom, e parece ser bem original mesmo =)

Bjss

Raquel Pereira disse...

Essas releituras dos contos de fadas estão sendo incríveis. Principalmente por misturar um pouco de realidade a uma história de fantasia que a gente já conhece a tanto tempo. Adorei a capa de Encanto mortal e fiquei bem curiosa pra ler.


Bjok

Gabriela S. disse...

Só eu achei essa capa linda de morrer? haha
Está tendo muitos livros desse tipo, não é? Acontece que eu to morrendo de vontade de ler esse também.

Jess M, disse...

Não sabia que era adaptação, e estão vindo releituras demais ultimamente. Ainda não achei uma que me convencesse apesar de achar incrível essa mistura dos contos com o mundo real trazendo elementos que conhecemos muito. Gostei de ter romance, mas um triângulo amoro? E ainda vem mais um. Estou na duvida se leio ou não...



:)

Lais Lucena disse...

Parece que quando não gostamos de um livro, tudo contribui para que a nossa opinião piore né? rs Pra comer, já não gostei da capa, achei um tanto quanto estranha. Ao ler a resenha, vi que a premissa do livro é muito nada a ver, achei um pouco viajado :/ Essa leitura eu passo.

karolyne kazakeviche disse...

Primeiramente, acho essa capa fantástica.
Segundo, eu gostei da história em si, de toda essa proposta. Pode não ser perfeito, mas acho que vale a pena!

Rafaela Saturnino disse...

Eu estou adorando essas adaptações que estão sendo lançadas, e quando fiquei sabendo desse livro, já fui comprar.
Eu também sempre me apaixono pelo vilão e nesse livro não foi diferente, e mesmo com sua maldição eu queria que ele ficasse com Mira. Mesmo isso não acontecendo, eu gostei do livro :)
Beijos!

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela