"Recomeço" de Cat Patrick

segunda-feira, 16 de junho de 2014




Sinopse - Tudo começou com um acidente de ônibus. Daisy Appleby era pequena demais para lembrar — tem apenas flashes do acidente que a matou, e de ter sido trazida de volta à vida. A partir daquele momento, ela se tornou uma das catorze crianças que fazem parte de um programa secreto do governo que visa aprovar um novo medicamento: o Recomeço. Daisy já morreu algumas vezes, e a cada morte ela recebe um novo sobrenome, vai para uma nova cidade e ganha uma nova história. A única constante em sua vida é a própria inconstância. Ao conhecer Matt e Audrey, seus primeiros amigos de verdade, após sua quinta morte, ela tenta criar raízes em mais um lar e começa a descobrir segredos sobre o programa Recomeço. Quanto mais informações vêm à tona, mais Daisy percebe que não passa de um peão em um jogo sinistro, que pode revelar que seu mundo — e tudo no ela que acredita — é uma grande mentira.

Recomeço é uma história intrigante e misteriosa que nos conquista logo nas primeiras páginas, quando a protagonista já nos conta que está morrendo, vítima de uma picada de abelha e que talvez dessa vez o socorro não venha rápido e esse seja seu fim. Acontece que Daisy já morreu algumas vezes, a primeira vez aos quatro anos de idade em um acidente no ônibus escolar. assim como a menina, outra treze crianças foram ressuscitadas, trazidas de volta a vida, graças a um medicamento milagroso. A partir de então, essas crianças passaram a fazer parte de um programa secreto do governo. A cada morte, Daisy recebe o medicamento, um novo nome e um novo lugar para recomeçar. 

Cat Patrick construiu ao mesmo tempo uma história simples, mas intrigante que nos faz questionar se é válido usar um medicamento tão vital, capaz de trazer de volta a vida uma pessoa que sofreu um acidente fatal. Ao conhecer Audrey e Matt, os primeiros amigos de Daisy, pela primeira vez, ela deseja ter uma vida mais estável e equilibrada, o mais próximo possível do normal. Porém, um acontecimento inesperado faz Daisy questionar quem merece e quem não merece receber tal medicamento e se no jogo da vida, é justo com um ou com outro lado. Quem decide, afinal, quem deve receber a dádiva de ter sua vida de volta e quem deve morrer? 

Apesar desses questionamentos, a história é bem leve e fluida. Um romance teen com pitadas de drama e suspense. O que mais apreciei na Cat Patrick foi que ela conseguiu construir uma história convincente em um livro único / independente, em um momento onde os autores do mundo inteiro escrevem trilogias e séries que parecem nunca ter fim. O foco da história não foi também o romance entre Daisy e Matt, e sim, na relação de amizade com Audrey. Essa mudança de foco foi bem interessante. Acho que uma nova autora conquistou um cantinho na minha estante. Gostei bastante do livro!


Minha classificação para esse livro é de  3/6- "Bom".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores.

Recomeço. Patrick. Cat. Editora Intrínseca, 2014, 304 p.



17 comentários:

Clara disse...

Só li um livro da Cat Patrick, Deslembrança, e achei bem fraco. Mas esse parece ser bem legal e único, em um mundo de tantas ideias repetidas. Quero lê-lo o mais rápido possível :)



Clara
@mmundodetinta
maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

Raquel Pereira disse...

Parece ser um livro que pelo menos garante uma boa distração enquanto é lido. Fiquei bem curiosa pra ler. Achei bem interessante também, o fato de focar mais na amizade.

Bjok

Rayme disse...

li Deslembrança da autora e gostei bastante da escrita dela!
estou desejando ler este ai desde que foi lançado ;~~
a trama parece ser boa, com um assunto bem delicado né...

Paula Zawatski disse...

Olá Nique... eu não tinha ouvido falar ainda desta obra, mas parece ser realmente bela, já a sinopse me conquistou, mas tua resenha me arrebatou, apenas fiquei triste com tua avaliação, pelos comentários achei que iria achar muito bom, hihi.
Mas voltando ao livro, adorei a capa, e a trama parece que prende o leitor principalmente pelos questionamentos que há no decorrer da história - ou que é a história - e a coisa linda é que tem romance hihi.
Beijos

Manu Hitz disse...

Nossa, que intrigante! Ja adicionei aos desejados, porque uma narrativa curiosa assim me deixa com muita vontade de ler e saber como se desenrola. Nâo sei por que, mas lembrei logo de Todo Dia,porque o protagonista todos os dias renasce em um corpo diferente... Aqui ela experimenta várias vidas, então fiz o link entre ambos.

Rafaela Saturnino disse...

Esse livro está na minha lista de leitura desde muito tempo e fiquei muito interessada nele principalmente pelo fato da personagem principal morrer e viver e morrer de novo e viver de novo. E a história parece muito intrigante mesmo, com certeza vou ler :)

Beijos!

Oliveira disse...

Já estava querendo ler esse livro, agora fiquei mais resoluta a lê-lo. Não sabia que o livro era sobre isso, sinceramente fiquei encantada.

Jois Duarte disse...

Na primeira vez que li a sinopse só conseguia pensar em "que coisa macabra" hahahahahaha
Já li bons comentários a respeito de um outro livro dela, Deslembranças, e são livros a se considerar como futuras leituras ;)

pamela M. disse...

Eu tenho um pouco de medo de ler esse livro, porque já não gostei muito de Deslembrança, e acho que recomeço é no mesmo estilo, então também não devo gostar =(
Bjs

Jess M, disse...

Conheci esse livro através da turnê intrínseca e quase comprei ele, mas decidi esperar, pessoas de mkt nos fazem ter vontade de levar tudo, mas esperei ler uma resenha para saber melhor, ler uma opinião neutra.
Eu me interessei bastante pelo livro, nunca tinha visto algo assim sobre voltar a vida, e ainda mais por ser um livro único, porque é realmente como você falou, hoje em dia quase não lançam livros independentes, só não curti por ser teen e a sua classificação de três :/. Ainda vou dar mais um tempo para decidir se leio ou não


bjs

Gabrielle Oliveira disse...

Esse livro já está na minha lista e eu não vejo a hora de comprá-lo, pena que nunca achei na minha cidade. Tenho que comprá-lo logo. A história é bem interessante, carregada de drama e suspense, coisas que eu adoro. A ideia de reviver a personagem é bem legal, nunca li nada nesse estilo. Beijos!

http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

Gabriela S. disse...

Uau, que interessante!
Gostei bastante do gênero. E adivinha? ele acabou de entrar para a minha gigante lista! haushasu
Nunca li nada desse tipo, e agora estou mais ansiosa ainda!

karolyne kazakeviche disse...

Um livro que me interessou bastante =)
Esse gênero pode ter muita coisa clichê, mas eu gosto, rs. Ainda mais se são personagens cativantes e um bom drama para resolver. Tá, tem pontos negativos. Mas acho que vale a pena.

Drielly S. disse...

Gostei bastante da resenha. Me chamou atenção essa história. Com certeza vai pra minha lista.

Marciele Silva disse...

Nossa, reencarnação ou algo assim, nunca li livros assim, apenas fallen que conta pouco sob isso, estou curiossissima!

Gizeli Meister disse...

A premissa é realmente instigante, já vi falar destes livros da autora, mas ainda não tive a oportunidade de lê-los.

Cristiane de oliveira disse...

Nossa gostei da premissa é e estou muito curiosa pra saber como se morre tantas vezes, acho que eu não gostaria de ser várias pessoas e ainda lembrar disso.

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela