{Listinhas} 12 livros favoritos da Nique

sábado, 20 de setembro de 2014


Nas últimas semanas explodiu no facebook desafios de todos os tipos. Desde o desafio do balde de gelo (argh!), a listinha de livros e filmes favoritos (oba!). Confesso que demorei a responder a maioria dos desafios, mas ao fazer as minhas listinhas, foi impossível não fazer um feedback de tudo o que li e assisti durante meus vinte e seis anos de idade. Aliás, adoro listinhas!

A maioria dos livros escolhidos foram responsáveis por construir a leitora que há em mim hoje. Também foi uma enorme surpresa, constatar que hoje eu leio mais modinhas / bestsellers do que os clássicos que eu tanto amo. Juro que vou tentar equilibrar minhas leituras daqui pra frente, afinal, não só de YA e New Adult se faz um leitor competente. 

Eis, então, os livros que marcaram a minha vida. Ao término dessas leituras, eu não era a mesma Dominique de antes, eu era uma outra pessoa. Modificada. Reformada. Foram livros que me fizeram rir, mas também chorar de emoção, de tristeza profunda. Leituras que me deixaram em Depressão Pós-Livros completamente. 

  • 1 - Harry Potter (J.K. Rowling) 

Foi e sempre será minha série favorita. Eu já lia bastante antes da série existir, mas Harry Potter abriu as portas a outros gêneros da literatura que antes eu desconhecia. Eu cresci lendo seus livros e comprei o sétimo e último livro com um dos meus primeiros salários aos dezenove anos. 

  • 2 - As Brumas de Avalon - Todos os livros - (Marion Zimmer Bradley)

 As Brumas de Avalon é um livro fantástico, apaixonante e viciante. Lembro como eu desejava viver em Avalon e ser a Morgana. Aliás, durante muito tempo nos chats do passado, meu apelido era Morgana das Fadas. Época boa demais!

  • 3 - Razão e Sensibilidade (Jane Austen)

Jane Austen é diva no meu coração. Foi uma grata surpresa me descobrir nas páginas de seu livro Razão e Sensibilidade. Eu sou Marianna da cabeça aos pés. Ou fui um dia. Impulsiva, apaixonada, romântica e sem um pingo de juízo. Adorei me reconhecer nessa personagem maravilhosa!


Eu tenho uma história triste e longa com esse livro. Para resumir, eu peguei esse livro emprestado na biblioteca do sesc e o perdi no mesmo dia. Demorei quase três meses para reunir o dinheiro necessário para pagar a biblioteca (na época o livro custava R$85). Após esse lamentável episódio, eu comecei a catar nas livrarias o livro, mas ele ficou em falta por um bom tempo. Quando finalmente o comprei para mim, me apaixonei por sua história. Jamie e Claire são meus personagens favoritos de todos os tempos. 

  • 5 - As Crônicas de Nárnia - Todos os livros - (C.S. Lewis)


As Crônicas de Nárnia permearam meus sonhos durante meses a fio após a leitura. Dos sete livros lidos, o meu preferido é "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa" que conta a história da entrada dos irmãos Pevensie em Nárnia. Os outros também são igualmente apaixonantes e mágicos, o que mais me surpreendeu na época, foi encontrar imbuído na história, passagens bíblicas.  


Eu me apaixonei pelo personagem de Lord Henry Wotton. Inteligente, cínico e com um humor negro perverso, ele tece o tempo todo comentários mordazes sobre a sociedade, sobre o que é beleza, moralidade, entre outros assuntos. 



Um livro pós-apocalíptico simplesmente magnífico! A narrativa lenta convida o leitor a entrar na mente de pai e filho, vivendo em um mundo hostil e destroçado. No final da história, eu me dobrei de tanto chorar, tamanha era a dor, o meu vazio. Se houve um livro que me quebrou por dentro, foi A estrada.

  • 8 - O Conde de Monte Cristo (Alexandre Dumas)

Eu li há muito tempo esse livro, mas lembro que já era apaixonada pelo filme e resolvi conhecer a história original. Não foi nenhuma surpresa descobrir que o livro é diferente do filme em milhões de aspectos e mil vezes melhor. A vingança do Conde é perfeitamente ousada e cruel. Você consegue senti-la na ponta dos dedos e no batimento do seu coração! O final é magnífico!


Outro livro que me transportou para uma época de tempos difíceis e hostis, mas de paixões avassaladoras. O diário de Manoela é deslumbrante e me deixou sensível por meses e apaixonada por Garibaldi. Quero relê-lo um dia!

  • 10 - O Caçador de Pipas (Khaled Hosseini)

Lembro quando O Caçador de Pipas virou febre aqui no Brasil e todo mundo queria lê-lo. Comigo não foi diferente. Eu fui conquistada pela escrita do Hosseini e por seus personagens tão bem construídos. Outro livro para reler um dia!

  • 11- A Sombra do Vento (Carlos Ruiz Zafón)

Se você ainda não leu A Sombra do Vento, leia! É um livro estupendo que contem todos os elementos que os leitores tanto amam: suspense, mistérios, paixões, assassinato, aventura, traições. Enfim, uma história inesquecível! Ainda não li nenhum outro livro da Zafón, mas pretendo lê-los em breve.

  • 12- A Menina Que Roubava Livros (Markus Zusak)

Zusak foi um cara imensamente feliz ao escrever esse livro. É simplesmente impossível não se apaixonar pela Liesel e por sua vida imperfeita, mas que sob seu olhar inocente nos conquista. O amor dela pelas palavras, pelos livros é fascinante. 

O filme não deixou a desejar em nada! Lembro que eu chorei tanto no cinema, que a menina ao lado me ofereceu um lenço de papel. Só faltou nos abraçarmos para chorarmos juntas. Rsss!

~ ~ ~ ~ ~ ~

Todos os livros citados acima são altamente recomendados. Se já leu algum desses livros, compartilhe sua opinião. Então, gostaram da minha listinha?



8 comentários:

Karine disse...

Olha, te falar que me emocionei aqui, porque muitos desses livros, além de fazerem parte da sua história, fazem parte da nossa amizade! Lembro de vc devorando A Ordem da Fênix um dia na escola, sentada em cima de uma mesa. Rsrs. Ainda nem éramos amigas, mas me chamou a atenção, pq eu já lia HP e ainda não tinha lido AOdF, pois só lia emprestado. E foi vc que me emprestou depois! Brumas de Avalon... Aff, nem fala! Lemos praticamente juntas, nos apaixonamos juntas! E Nárnia! E as discussões sobre O Caçador de Pipas, que vc quase me obrigou a ler e depois eu odiei? Kkkkkkkkk! E Razão e Sensibilidade: vc era a Marianne e eu era a Elinor na época. mas hoje em dia já descobri o quanto de Marianne existe em mim, e aposto que vc descobriu a Elinor em vc. Nem me fale sobre A Viajante do Tempo: tenho trauma dele até hoje! Acho que criei um bloqueio com ele, pq sempre me lembro daquela situação: afinal, foi meu nome que ficou sujo na biblioteca por termos perdido o livro, e só Deus sabe onde ele foi parar! O maior mistério da minha vida! Enfim, os outros tbm, conversamos sobre, muitas vezes! A casa das Sete Mulheres, nos apaixonamos juntas tbm! Que saudade me deu aqui! Que época boa! Te amo, amiga! <3

Vivian Rocha disse...

Li alguns desses livros, mas acho que o marco na história de muitas adolescentes é Harry Potter! Durante uma aula minha de Didática uma professor fez esse questionamento aos alunos e a maioria esmagadora disse que o motivo por que resolveram ler foi Harry Potter! Com certeza uma das melhores series que li!
Bjs

mundodalidi disse...

Também adoro clássicos, mas, realmente, queremos ler todos os livros lançados e acabamos adiando a leitura deles hehehe Adorei sua lista! As Brumas de Avalon estão aguardando minha leitura desde sempre! Ai ai, um dia eu conseguirei. =D

Gustavo Mendes disse...

Eu já ouvi falar de quase todos da lista, mas ler que é bom não li nenhum rsrs'. Eu até que gosto de clássicos, mas não é bem meu gênero preferido. Mas mesmo assim adorei suas escolhas !

Beijos

http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

Rayme disse...

Oi Nique, eu já respondi este desafio, mas foi ano passado.. hehe
confesso que estou adorando ver várias pessoas respondendo ela... como não amar ver indicação de livros das outras pessoas né? :P
adorei as suas dicas, e dos que você citou, os unicos que eu já li foram O Retrato de Dorian Gray, O Caçador de Pipas e A Menina que Roubava Livros. também amei a adaptação deste ultimo, e chorei bastante com ele também hahaha :D

Bianca Martins disse...

As Crônicas de Nárnia mudou a minha vida tbm...acho q marcou mtoooo a minha infância!

O caçador de pipas e A menina q roubava livros eu n gostei mto...ao contrário de todo mundo neah..hahahaa
Escolher 10 livros q mudaram a nossa vida é tão difícil...hehee...acho q escolher os autores facilita bastante..

Wal Bandeira disse...

Nossa da sua lista eu vi que li poucos, mas vamos a eles,
Harry Potter tenho todos os livros, mas nunca li nenhum...vejo pedras voando rsrs, eu assisti os filmes e ficava logo eu leio, e foi passando e até hoje não li.
O que falar dos livros da Diana Gabaldon..eu amo esta serie e também a acompanho a algum tempo, conheci ela através de uma blogueira que falava muito dela rs, e fiquei tão curiosa que acabei pagando 115 num livro...
O Retrato de Dorian Gray eu li na época do colegio e adorei.]Os outros livros eu tenho alguns aqui, mas não li rs, sou a campea em comprar e deixar pra depois e nunca ler ;D

beijos.

Kris Oliveira disse...

Adorei a sua lista, dela só não nutro o mesmo amor por HP e não conheço A Sombra do Vento. Os demais são completamente perfeitos. Você tem um ótimo gosto literário.

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela