"Princesa Adormecida" de Paula Pimenta

segunda-feira, 8 de setembro de 2014


Imagina acordar um dia e descobrir que o mundo que você achava que era real, nada mais é do que um sonho. E se todas as pessoas que você conheceu na vida simplesmente fossem uma invenção e, ao despertar, percebesse que não sabe onde mora, que nunca viu quem está do seu lado, e, especialmente, que não tem a menor ideia de onde foi parar o amor da sua vida.
Era uma vez uma menina normal que descobre ser uma princesa. Zzzzzzz... Aposto que você já ouviu essa história, não é? Eu, inclusive, já falei sobre uma na minha última resenha. Mas, nesse livro, Paula Pimenta nos apresenta a Rosa, ou melhor, Áurea, que era uma princesa, depois virou uma garota normal, e depois voltou a virar uma princesa. Sim, é confuso. E, sim, é uma versão moderna de “A Bela Adormecida”.

Paula Pimenta ficou famosa com a foférrima série “Fazendo Meu Filme”, que por sinal, eu AMO! Seus livros são fofos, bem menininha mesmo, e chamam a atenção por retratar garotas comuns, em situações bem reais. Porém, nessa tentativa de escrever um conto de fadas moderno, a autora acabou se perdendo em meio à fofura excessiva.

O livro é irreal. Super! Ao contrário de outros (que já citei aqui...) que são bem pé no chão, esse vive nas nuvens. Tudo o que acontece com Áurea está além de qualquer imaginação, o que acaba por criar situações muito surreais. A garota conhece um bofe pelo WhatsApp e gama na hora, confia e conta coisas de sua vida pessoal. Tem três tios solteirões (aham...) que vivem apenas para criá-la. A vilã da história, uma tal Malleville (lembra alguma coisa?), que mal aparece duas vezes na história, de mulher que perdeu o bofe que nunca a viu além de amiga para outra mulher, vira uma aparente psicopata-espiã-neurótica. Resumindo, tudo ganha ares psicodélicos, com nuvens cor de rosa de purpurina.

A parte boa é que o livro é pequeno, o que garante uma leitura fácil e rápida. E uma coisa é garantida: o sucesso entre garotas pré-adolescentes ou no início da adolescência. E a situação das conversas pela internet também ajuda a atrair um público mais jovem. Não levem a mal, o livro é bem escrito. Paula Pimenta, como sempre, exibe sua escrita simples e leve que conquistou milhares de leitoras (e leitores também). O problema foi a tentativa de fazer uma versão quase copiada de A Bela Adormecida, com nomes parecidos e situações quase iguais, que não se encaixam no mundo atual. De resto, já é mais um imenso sucesso da autora mineirinha mais querida do Brasil. 



Minha classificação para esse livro é de  3/6- "Bom".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores.

Princesa Adormecida. Pimenta, Paula. Galera Record, 2014, 192 p. 




16 comentários:

Evelise Ciriaco disse...

Oi Karine!
Já li alguns comentários sobre como Princesa adormecida é muito fantasioso, mas como gosto de adaptações dos contos de fadas ainda quero ler... Gosto muito da série Fazendo meu filme, é muito fofa!!
Beijos
sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

Gustavo Mendes disse...

Oi

Bom, já ouvi ótimos comentários sobre a autora, e confesso que mesmo assim nunca tive vontade de conhecer melhor seus livros, mas este livro me cativou bastante. Eu adoro contos de fadas recontados, e este, mesmo parecendo surreal, parece ótimo !

Beijos

http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

Bianca Aguiar disse...

Oi Karine! Eu estou com um pouco de vontade de ler esse livro, confesso que não curto muito esses contos de fadas que se passam no período atual, fica um pouco clichê pra mim...Mas, sei lá, tenho muita curiosidade em ler um livro da Paula Pimenta, afinal todos falam muito bem dela e eu gostei muito da capa desse livro! Espero que eu goste da leitura!

Beijos xx

http://livros-nerdices-tudomais.blogspot.com.br/

Karine disse...

Leia sim! Cada um tem sua opinião, né, quem sabe você não ama? Depois me conta o que achou.
Bjks.

Karine disse...

Isso, leia sim! Cada um tem sua opinião e seu gosto. Depois me conta o que achou. ;-)
Bjks.

Karine disse...

Então leia! Depois me diz o que achou.
Bjks.

Vivian Rocha disse...

Oi Karine!
Esse é o primeiro livro que leio da autora dei 4 estrelas no skoob, mas pela autora do que pelo livro em si, concordo com você sobre o fato que a autora peca no quesito fofo d+ rsrs o que faz realmente o livro ficar irreal e sobre a vilã foi meio surreal mesmo rsrs Mais o livro é leve e rápido pra quem deseja curtir uma tarde mesmo... E a diagramação esta maravilhosa!
Bjs

Karine disse...

Por isso dei 3 estrelas, porque é rápido, é leve, uma leitura despreocupada.
Bjks

Karine disse...

Ah, então vc vai AMAR este aqui. Rsrsrs.

Daniela Tiemi disse...

Oi, Karine! Bem-vinda ao blog!
Ainda nao li livro algum da autora, acredita? Mas se eu for ler, sera Fazendo o meu filme msm e acho q eh soh oq tenho interesse. =/
Bjo.

Karine disse...

FMF é o top dela mesmo, não tem jeito! Rsrs
Obrigada, linda!

Kris Oliveira disse...

Eu sou louca pra ler a princesa adormecida, nem por estar esperando nada demais, mas só porque adoro a história da bela adormecida e quero muito ler essa releitura pra ver como ficou.
Beijos <3

Bianca Martins disse...

Paula Pimenta é uma fofaa!

Adorei a capa do livro, mto linda!
Realmente a intenção da autora era fazer uma releitura da Bela Adormecida, mas n sabia q isso n tinha dado mto certo...uahsuahsua
Ainda assim retendo ler este livro e depois vou dar de presente p sobrinha ^^

Karine disse...

Acho que vc vai gostar, já que ama a história. Leia sim! Depois me diz o que achou.
Bjks.

Karine disse...

Leia sim, depois me diz o que achou. E acho um presente muito digno pra sua sobrinha, ela vai amar!

Wal Bandeira disse...

Não li nenhum livro desta autora ainda, então ainda não conheço sua escrita e fico perdida quando vejo o pessoal babando na autora rsrs.
Eu gosto de conto de fadas, mas livros que peguem carona num conto em especifico tem que ser MUITO bom para eu gostar...
Não acredito que va começar a ler algo da autora por este livro, mas pretendo ler sua outra serie, acho que é mais meu estilo,
beijos.

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela