"Simplesmente Ana", de Marina Carvalho

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

 
Desculpe, mas acho que sou seu pai.
Oi? Imagine receber uma mensagem assim no seu Facebook. E de um homem que é a sua cara. Foi o que aconteceu com Ana Carina Bernardes, ou simplesmente Ana.

O homem que se apresenta como o pai de Ana é nada mais, nada menos que o rei da Krósvia, um pequeno país do sudeste europeu. Pega de surpresa pela informação de que é uma princesa legítima, Ana precisa escolher entre viver no país de seu pai e arcar com todas as responsabilidades ou continuar em Minas Gerais vivendo sua vida de estudante de Direito perfeitamente normal.

Você já deve ter visto isso em algum lugar, não é? Dá mesmo uma sensação de dèja vu. Milhares de livros e filmes contaram a mesma história, até mesmo em novelas ela já apareceu (lembram-se de Cordel Encantado?). A mais famosa e expressiva ainda deve ser a série best-seller “O Diário da Princesa”, de Meg Cabot, com sua princesa Mia da Genovia. O conto de fadas da garota simples que de repente se vê em meio à realeza e ao glamour não é nenhuma novidade para nós. Mas então por que eu, que sou chata pra caramba, dei 5 estrelas pra esse livro no Skoob?

O livro de Marina Carvalho é divertido. MUITO! De chorar de rir em algumas passagens. E quando eu digo rir, é rir ALTO, de gargalhar. A Ana é muito engraçada, com suas expressões mineirescas e tem uma característica que adoro em mocinhas: é humana. Ela é uma garota normal, com suas dúvidas, incertezas e desejos; é uma garota de personalidade. Ela é teimosa e ridícula em certos pontos, mas sem ser mimizenta demais, e, graças aos céus!, não tem aquele complexo de “ele é gato demais pra mim”. Podemos dizer que Ana é pé no chão, uma pessoa como eu e você. 

Gostei tanto do livro que os pontos negativos só foram aparecendo depois que terminei e analisei friamente a leitura (depois de sofrer uma pequena depressão pós-livro também...). Uma das coisas que mais me incomodou foi a pequena incoerência com a família real da Krósvia. Em determinado momento eles vão a um evento em um carro apertado (vide que Alex estava com o braço no encosto do banco de Ana) no qual o rei viaja no banco do carona! Eles são simples, bem simples, ok. Mas em outros momentos há uma histeria coletiva por causa de Ana, e uma preocupação exagerada com a segurança que não se encaixa muito bem em se tratando de um país minúsculo que quase ninguém sabe que existe. 

Outra característica que sempre me incomoda nos livros e que nesse passou quase batida foi a presença de um gato perfeito demais para existir na face da Terra. O nome dele é Alex e é o filho do primeiro casamento da falecida rainha, o responsável por cuidar de Ana e apresentar a cidade a ela. No início se estranham, quase rosnam um pro outro e então... Bem, nem é spoiler, né, considerando que em todos os livros essa situação acaba do mesmo jeito. Mas essa coisa do homem perfeito, quase uma estátua grega, nunca me desceu muito bem. Mas aí é um problema psicológico meu, não é, girls? Rsrs. 

Enfim, Simplesmente Ana foi uma enorme e grata surpresa! Vi o livro no Facebook da editora e gostei da capa linda e da sinopse (confesso, adoro esses contos de fadas modernos). Peguei para ler e não me arrependi. Pelo contrário! Virei fã e já estou EM CÓLICAS pra ler o segundo, De Repente, Ana. Parabéns, Marina Carvalho, por nos presentear com essa princesa mineirinha!


Minha classificação para esse livro é de  4/6- "Muito Bom".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores.

Simplesmente Ana. Carvalho, Marina. Editora Novo Conceito, 2013, 304 p. 




20 comentários:

Bianca Aguiar disse...

Gostei muito da capa! Achei a história bem interessante, deve ser uma leitura bem descontraída *---* Fiquei curiosa com a resenha, acho que vou dar uma pesquisa e ver se consigo comprar! Apesar de ser mais fã de livros de terror e policial, não dispenso uma leitura levinha e engraçada :) Além do mais, é um livro nacional então, já ganhou um ponto positivo comigo :D Beijos xx

Coral disse...

Gente, esse livro <3 Eu sou apaixonada por princesas e vivo tentando encontrar livros que falem sobre elas, quando conheci esse livro no mês passado (sério, eu não sabia do que se tratava antes disso), eu surtei. Coloquei na minha wishlist e comprei na bienal, agora só falta o tempo pra ler, mas pensa comigo, se já tava ansiosa antes dessa resenha, imagina agora? Acho que já estou desistindo de dormir essa noite, hahaha.


Coral,
http://universeforwords.com

Gustavo Mendes disse...

Já ouvi ótimas criticas sobre ste livro, e eu tenho muita vontade de ler-lo. Eu até que sou bem chato com livros que tem histórias parecidas com outras, mas este livro eu tenho muita curiosidade de ver, principalmente porque ele parece ser bem melhor que "O diário da princesa".

Adorei a resenha !

Beijos

http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

Sara disse...

Aaai Jesus! Esse livro é lindo! kkk Eu tenho ele, ganhei autografado (ui kkkk)! Achei lindo! A princípio, pela capa e pelo título não achei lá essas coisas, mas quando li gostei da bastante. E é um livro bastante levinho, dá pra ler bem rápido! :D
Super gostei, e agora eu quero o segundo (e o terceiro que está por vir kkk) :D u___u kkk :33333

Gabis (: disse...

Nossa que legal sua resenha!

Tenho que confessar que tenho esse livro já faz um bom tempo e nunca me interessei realmente por sua leitura... Agora com certeza ele estará na minha pilha de futuras leituras (quem sabe desse ano ainda!) hahaha

Beijos,

Gabi - Mundo Platônico

http://gabiiem.blogspot.com.br/

Karine disse...

Menina, é maravilhoso! Queria conhecer a autora na Bienal, mas o estande dela estava muito cheio!

Karine disse...

Então leeeeeiaaa! Você vai amar!

Karine disse...

Ai, leia logo, pessoa!!! Pare tudo e LEIA! É incrível, e olha que sou chata pra essas coisas. Kkkkk

Karine disse...

Compra, compra, compra!!! Realmente é muito leve e engraçado, descontraído mesmo, e olha que sou chata. Kkkkk

Vivian Rocha disse...

Ameiii o livro tbm! O livro é super divertido (todos os livros dela o são né!) Ri muito e me diverti muito tbm lendo ele. Amei o Alex apesar de não o achar tão perfeito assim rsrs Li de repente Ana essa semana, embora ainda prefira o primeiro, ele tbm foi maravilhoso! Amei cada parte de ambos e saber que ainda vai haver um terceiro me deixou loucaaa rsrsrs A Marina Carvalho não deixa nada a desejar! Leia Azul da cor do Mar da mesma autora você tbm irá morrer de rir ;)
Bjs

Karine disse...

Ai, que invejinha de você, tô DOIDA pelo De Repente Ana! Soube esses dias que vai ter o terceiro e já estou surtando aqui. Rsrs. Já tá na minha lista.
Bjks.

Vivian Rocha disse...

Li ele em epub! Tô esperando uma promoção pra compra-lo pq os livros da Marina sempre ficam baratinhos depois de um tempo :)

Karine disse...

Opa!!! Obrigada pela dica!

Kris Oliveira disse...

Eu sou louca pra ler os livros da Marina,
Só vejo todo mundo falando super bem, mas infelizmente ainda não tive oportunidade :'(
Mas espero lê-los em breve.

Karyme Carvalho disse...

Quando eu li a sinopse e vi que era a mesma história do "O Diário da Princesa", não me interessei. Mas lendo a sua resenha, fiquei curiosa. Um livro engraçado é tudo de bom.

Bianca Martins disse...

Tbm adoro contos de fadas modernos! hahaa
E esse negócio de se incomodar com personagens masculinos perfeitos demais n acontece só com vc n! hahaa...eu tbm super me incomodo! kkkkk
Do msmo jeito q me incomodo com mocinhas fracas...hehee
Qro mto ler esse livro, pq neah, adooro romances!
Eu achei a capa bonita, mas achei meio nada a ver essa poltrona no meio do nada...kkkk

Karine disse...

Graças a Deus que não sou a única! Kkkkkkkkk! E mocinhas fracas, então... Me irrita profundamente. Uma das minhas mocinhas preferidas é a protagonista do livro "A Letra Escarlate", uma das mais fortes que já vi, se não a mais forte! Quanto à capa, tem a ver com a história ;-) Não a poltrona, mas a cena em si. Kkkkkkkkkk. Leia sim, é maravilhoso!

Karine disse...

Não tem nada a ver com "O Diário da Princesa"! Só parece. É muito engraçado meeeeesmo, gargalhava alto aqui em casa lendo. Leia sim, super recomendo.
Bjks.

Karine disse...

Tomara mesmo, é sensacional! Estou querendo ler os outros agora.
Bjs.

Wal Bandeira disse...

Eu amo um bom conto de fadas, mas este livro..eu tenho e não tenho curiosidade,
acho que certas falhas no livro, como um país muito pequeno que poucos conhecem, super segurança numa hora e em outra pouca, muito dinheiro e pouco...eu li em outros blogs algumas coisas no livro que me deixam na duvida, e mocinho mais lindo/perfeito/incrivel mas que estava la bonitinho so esperando a mocinha..tudo tão perfeito...rs,
mas quem sabe uma hora eu acabe lendo, beijos.

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela