{Listinha} 12 livros favoritos da Karine

domingo, 12 de outubro de 2014



Olá a todos! Estou de volta, mas dessa vez sem resenha. Vocês devem ter visto na postagem que a Dominique foi desafiada a fazer uma lista com os 10 livros que mais marcaram sua vida e postou aqui no blog. Como ela é rebelde, ela colocou 12. E, como eu não sou nem um pouco invejosa (há!) pedi licença a ela para fazer a minha também.

Os livros que escolhi me marcaram de modos diferentes ao longo da minha vida. Pensei em fazer a minha listinha só com nacionais, já que essa é a proposta da minha coluna, mas achei que seria injusta com grandes obras internacionais que me marcaram. Porém, alguns nacionais estão presentes nela, como vocês poderão perceber abaixo.

  • 1 - Mulherzinhas (Louisa May Alcott)
Mulherzinhas tem um lugar especial no meu coração, e sempre terá. Ele foi um dos livros que adquiri na minha primeira Bienal do Livro, em 2001 (fui num passeio da escola, com minha avó, que era professora de lá. Na verdade, ela me deu esse livro). Desde então, o reli inúmeras vezes, a ponto de saber frases de cabeça. A versão que li, depois fui saber, era adaptada, tinha ilustrações, inclusive. Ainda não li uma versão integral, mas ele continua sendo, de qualquer forma, meu livro favorito de todos os tempos! A senhora March me ensinou lições valiosas, e a história é tão deliciosamente inocente, que te cativa de jeito. Recomendo a adaptação cinematográfica, com Wynona Ryder no papel da Jo, uma de minhas mocinhas favoritas!

  • 2 - Harry Potter (J. K. Rowling) - A série


Não tem como escolher um só. A série Harry Potter está no meu coração, assim como no de milhões de jovens pelo mundo afora. Comecei a ler A Pedra Filosofal aos 13 anos, quando um sobrinho da minha avó me emprestou, para eu ver se gostava. Na época, o primeiro filme estava para sair, e foi amor à primeira vista! Ele me inspirou, me encantou, me viciou... Me fez gostar mais de leitura do que eu já gostava. Depois, fui lendo os outros conforme encontrava quem me pudesse me emprestar. Isso ocasionou coisas desagradáveis, como, por exemplo, li O Cálice de Fogo antes de O Prisioneiro de Azkaban, porque não encontrava quem me emprestasse o terceiro livro. Kkkkkkk! Li a série toda sem gastar um centavo. No momento, estou adquirindo os volumes aos poucos, para tê-los em minha coleção e lê-los, um dia, para meus filhos.

  • 3 - O Senhor dos Anéis (J. R. R. Tolkien)


Tolkien é Tolkien, e só quem já mergulhou em seu universo sabe do que estou falando, do fascínio que ele proporciona, da mitologia inteira criada com cuidado, das diversas línguas, povos, histórias... Nem preciso dizer que fui levada aos livros pelo filme A Sociedade do Anel, pelo qual me apaixonei perdidamente aos 14 anos, assim que estreou. Mas só fui ler a trilogia em 2006, já aos 18 anos, terminando a escola. Não é uma leitura fácil, mas é inesquecível!

  • 4 - As Brumas de Avalon (Marion Zimmer Bradley) - A série


Esse é outro que não dá para escolher apenas um. Marion Zimmer Bradley me conquistou com a lenda do Rei Arthur contada pelas mulheres, de um jeito único, mágico, místico... Taí um que falta na minha coleção também.


  • 5 - Clube dos Imortais (Kizzy Ysatis)




O primeiro dos livros nacionais da minha lista, não poderia ser outro senão O Clube dos Imortais, do Kizzy Ysatis. Nesta postagem eu explico um pouco como foi que o vampiro Luar me encontrou numa biblioteca pública e me seduziu para sempre, quando eu tinha apenas 18 anos. Rsrs. Apenas um dos livros de vampiro mais maravilhosos que já tive o prazer de ler. Sem exagero.

  • 6 - Entrevista Com o Vampiro (Anne Rice)

Lady Rice não poderia faltar na minha listinha! Louis e Lestat me conquistaram, me arrebataram, me seduziram, e Claudia... Ah, doce Claudia! Um dos livros mais sensacionais que já li, não apenas por se tratar de vampiros, mas por toda a filosofia por trás dele. E pelo charme do Lestat também. ;-) Deixo aqui outro favorito meu da tia Arroz: Cristo Senhor, que tem apenas dois livros lançados, e em breve vai virar filme (OBA!!!). A história de Jesus como jamais foi contada antes, apenas.

  • 7 - Orgulho e Preconceito (Jane Austen)

Que garota com um pingo de romantismo não se derreteu com Elizabeth Bennet e Mr. Darcy? Esse livro, além de ser um romance maravilhoso pra ninguém botar defeito, ainda tem críticas fortes e ácidas à sociedade inglesa da época, coisa que nem se imaginava que uma mulher pudesse fazer. Tive o prazer de estudar essa fantástica autora na faculdade e ir além dos suspiros por Darcy. Rsrs.

  • 8 - O Vampiro que Descobriu o Brasil (Ivan Jaf)

Esse livro... Esse livro é INCRÍVEL! Engraçado e também cheio de críticas, principalmente políticas. Esse foi o segundo livro que adquiri naquela primeira Bienal, além de Mulherzinhas (obrigada, vó, te amo!). O primeiro livro de vampiros que li e me fez apaixonar pelo tema. Sério, é um livro infantojuvenil, mas é muito bom! Tem cheiro de infância pra mim também, de tanto que reli. O vampiro portuga é sensacional e o mergulho na história do Brasil não tem nada de chato ou maçante.

  • 9 - Os Sete (André Vianco)

E por falar em vampiro portuga... Eis aí um livro genial! Na verdade, confesso, meu favorito do Vianco é O Senhor da Chuva, mas esse... Já falei que é genial? Foi o primeiro livro de vampiros que li que se encaixava perfeitamente no Brasil atual! Vianco soube inserir vampiros portugueses de mais de 500 anos na São Paulo contemporânea com graça, humor e muito terror! E, preciso dizer antes de terminar: #INVERNORULES!

  • 10 - Jogos Vorazes (Suzanne Collins)


Jogos Vorazes não entraria numa lista dos meus livros favoritos. Foi um livro que, de primeira, não me conquistou nem um pouco, a ponto de eu dizer que era superestimado. Poréééém, ele entra nessa lista de livros MARCANTES porque, afinal de contas, foi o tema da minha monografia! E, sim, mudei totalmente de opinião sobre ele depois disso! Fala sério, o livro é riquíssimo, um objeto de estudos interessantíssimo, cheio de nuances. Claro que nem uni o útil ao agradável... ('magina).

  • 11 - As Crônicas de Nárnia (C. S. Lewis)

Esse já conta como um só, pois li o volume único. Hihihi. O que dizer, C. S. Lewis é um mestre e Nárnia é uma obra-prima da literatura mundial! Li o livrão todo em 20 dias, completamente envolvida pela magia de Aslam e os irmãos Pevensie. As referências bíblicas são um charme, sem apelação, o que torna a leitura, além de prazerosa, enriquecedora. Uma joia que está guardadinha na minha estante para ser lida para meu filhote no futuro.

  • 12 - O Retrato de Dorian Gray (Oscar Wilde)


Quando li O Retrato de Dorian Gray, aos 17 ou 18 anos, me apaixonei pelo lorde Henry, por seu jeito sarcástico e deliciosamente transgressor, mais ainda do que pelo Dorian, que achei mero coadjuvante. Porém, ano retrasado, ao relê-lo para um trabalho da faculdade sobre Oscar Wilde, encontrei ainda mais coisas que me fizeram crer que estava diante de uma obra-prima, de um clássico eterno. E, mais do que isso, ao pesquisar a vida de Wilde, acabei virando fã. Hoje tenho profunda admiração pela pessoa que ele foi, por sua coragem e por seu sofrimento por ser quem era. Um artista incrível, à frente do seu tempo, genial.

Então, é isso! Essa é minha singela listinha de livros marcantes. Muitos ficaram de fora, e foi muito bom consultar minhas listinhas de livros lidos desde 2001! E viajar pelo tempo também, relembrando quando e onde eu li cada um deles... E, o que eu quero dizer, para terminar, é: OBRIGADA, BIBLIOTECA DO SESC MERITI! Sem ela, muitos desses livros não estariam nessa lista. Ela foi a responsável por, sei lá, 80% de todos os livros que já li na vida. EU TE AMO, SESC!



2 comentários:

Tatielle K. disse...

Da sua lista, o que eu mais gostei foi Narnia, Jogos Vorazes e Orgulho e Preconceito, mas todos os outros me parecem bem legais.

Vitória Pantielly disse...

Oii :)
Ameeei as escolhas!
Realmente, Harry Potter muda a vida de qualquer leitor apaixonado,, eu só fã número um .. Jogos Vorazes é realmente muito bom, e me fez enxerar algumas coisas sobre outro angulo ..
Agora, se tem um livro que mexeu comigo foi As crônicas de Nárnia, eita livro maravilhoso, eu leria umas mil vezes <3
Beijos :*

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela