"A Verdade Sobre O Caso Harry Quebert" de Joël Dicker

domingo, 2 de novembro de 2014


"- Harry, de todos os seus ensinamentos, se tivesse que escolher apenas um, qual seria?
- Devolvo a pergunta.
- Para mim, seria a importância de saber cair.
- Concordo plenamente. A vida é uma longa queda, Marcus. O mais importante é saber cair."

Marcus Goldman é um escritor de sucesso. Seu primeiro livro vendeu milhares de exemplares e lhe rendeu fama e dinheiro. O problema é que agora ele esta passando por um bloqueio criativo e não consegue escrever. Contudo, o contrato assinado com a editora Schmid & Hanson está prestes a vencer, a pressão para que um livro esteja pronto dentro do prazo só aumenta a cada dia, e Marcus pode perder tudo o que conquistou se não resolver esse problema em breve.

Harry Quebert é um escritor de fama consolidada desde que lançou o livro "As origens do mal". Ele mora em Aurora, uma cidadezinha em New Hampshire, em uma casa isolada entre um bosque e uma praia, trabalha em uma universidade e possui uma vida solitária por jamais ter se casado e constituído uma família.

Marcus e Harry são grandes amigos. Harry fora professor de Marcus na universidade e fora o responsável por ajudá-lo a alcançar seu potencial e seu sonho em se tornar um grande escritor. Por isso, Marcus resolve procurá-lo por ajuda. A convite de Harry, ele passa uma temporada na casa do antigo professor que tenta auxilia-lo com seus ensinamentos e incentivá-lo a escrever, entretanto a obsessão de Marcus por escrever uma obra-prima faz com que ele não consiga se livrar do bloqueio. Nenhuma ideia lhe parece boa o suficiente. 

Ele volta para Nova Iorque preparado para enfrentar o fracasso e o iminente processo judicial da editora que o contratou. 

Contudo, pouco tempo depois de voltar para casa, uma noticia bombástica abala o país: o corpo de uma adolescente desaparecida há 30 anos é encontrado no jardim da casa de Harry Quebert. Muitas evidencias apontam para que Harry seja considerado culpado. Harry alega inocência, e Marcus acredita em seu melhor amigo. 

Muitos escândalos e mistérios envolvem o caso Harry Quebert, e agora Marcus tem uma chance de escrever sobre a verdade que acerca a história e ajudar tanto o amigo e quanto a si mesmo. 


"A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert" lançado pela editora Intrínseca este ano de 2014 foi um livro decepcionante para mim em muitos aspectos. 

Para começar, os personagens não me cativaram. Nenhum deles. Muito menos Harry e Nola e a historia de amor deles que não convence. As atitudes de Nola de adolescente mimada são irritantes e o autor não conseguiu me convencer do porque que um homem maduro como Harry possa ter se apaixonado por uma adolescente bobinha como Nola. O autor não transpassa pela trama a química e a ligação que casal deveria ter para convencer. Simplesmente me parece uma história de amor inverossímil. E, este romance eh peca fundamental a trama. Poréé tao irritante que tive vontade de pular paginas.
Não só Nola e Harry não convencem como casal, mas Marcus também não é um personagem cativante. Dicker não desenvolveu nenhum personagem realmente interessante na trama, na minha opinião. 

Além disso, os diálogos são pobres e as vezes tentam trazer um comicidade forçada.

A curiosidade pode ser o maior fator para fazer o leitor chegar ao fim deste livro. O final vale a pena para quem gosta de desfechos mirabolantes. Eu achei um pouco exagerado, mas gostei. O difícil foi chegar até pelo menos a metade da trama. Depois o mistério que cerca o enredo pode deixar o leitor vidrado em tentar entender os fatos que os cercam.

Há muitos leitores que gostaram e muitos outros que não. Sempre recomendo aos leitores que leiam e tirem suas conclusões. Para mim, não foi uma leitura das mais agradáveis. Sinceramente, já li romance policial com melhor qualidade que este.


Minha classificação para esse livro é de  2/6- "Razoável".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores.

A verdade sobre o caso Harry Quebert, Dicker, Joel. Editora Intrínseca, 2014, 576 p. 


3 comentários:

Tatielle K. disse...

Parece ser um livro com bastante misterios e novas descobertas sobre o professor e seu aluno. Achei interessante o fato do aluno esta escrevendo um livro na trama.

Rayme disse...

claro, concordo que sempre devemos ler para tirar nossas próprias conclusões, mas confesso que fiquei um pouco decepcionada com a trama.
a história, aparentemente tinha tudo para dar certo. gosto quando as tramas envolvem escritores e tudo o mais. gosto também de livros com mistério. uma pena o autor não ter conseguido aproveitar-se muito disso...

Vitória Pantielly disse...

Oi Daniela!
Eu estava bastante animada com essa leitura, e já estava com os livros em mãos pra iniciar, mas acabei desistindo. Acabei lendo duas resenhas seguidas que me deixaram decepcionadas, e olha, você não é a única que o autor não conseguiu convencer com essa história de amor !!
Sempre gostei de livros policiais, mas pelo jeito vou acabar atrasando bastante a leitura desse..
Bjs

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela