{Admirável Mundo Literário} Livros & Natal

sábado, 20 de dezembro de 2014


Faltam poucos dias para o natal, a época mais mágica do ano. Outro dia, eu estava lendo um artigo pela internet que listava algumas ações para entrar no clima do natal, entre elas estavam cantar músicas natalinas, montar a árvore de natal, participar de confraternizações de fim de ano, ler histórias e ver filmes de natal, entre outras coisas. 

Eu sou completamente fã do natal e quando eu era criança até acreditava no Papai Noel com direito a escrever cartinha e a deixar rabanada, uma banana e um copo de refrigerante para ele beber e comer. Ahahahaha! E aguardava ansiosamente a chegada do Bom Velhinho. A família toda é claro participava ativamente me envolvendo naquele clima e ninguém nunca tentou apagar a minha alegria, dizendo que ele não existia. 

Recebi essa semana da Editora Intrínseca um lindo presente que ela enviou para todos os seus parceiros. Fiquei apaixonada pelo capricho da embalagem e mais ainda pelo livro ser composto por contos de natal - O Presente do Meu Grande Amor. Ano passado também tive a alegria de receber Deixe a neve cair da Editora Rocco e simplesmente me apaixonei pela história, ri horrores e entrei super no clima de natal. 

A partir dessas reflexões surgiu a ideia de escrever esse post com alguns livros e filmes que passam na época de natal. Mas como o post iria ficar enorme, resolvi dividi-lo em duas partes Livros & Natal e Filmes & Natal. Espero que gostem!


Deixe a neve cair

Esse livro é super lindo e já foi resenhado aqui na LF&M. Nele você encontrará três contos de natal de autores conhecidos e amados por todos os leitores como John Green, Lauren Myracle e Maureen Johnson. Muito romance, ação, aventura e reviravoltas irão te emocionar e no final, você estará com um sorriso colado no rosto com vontade de ler mais e mais.

"Na noite de natal, uma inesperada tempestade de neve transforma uma pequena cidade num inusitado refúgio para insuspeitos encontros românticos. Em Deixe a neve cair, bem-sucedida parceria entre três autores de grande sucesso entre os jovens, John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle escrevem três hilários e encantadores contos de amor, com direito a surpreendentes armadilhas do destino e beijos de tirar o fôlego."

Cartas do Papai Noel

Assim que conheci esse livro fiquei com enorme vontade de ser um dos filhos de Tolkien e viver as maravilhas de receber uma carta do Papai Noel. 

"Todo mês de dezembro, um envelope com um selo do Polo Norte chegava para os filhos de J. R. R. Tolkien. Dentro dele, uma carta escrita à mão com letra trêmula e estranha e um lindo desenho colorido. Isso tudo era do Papai Noel, narrando histórias incríveis sobre a vida no Polo Norte: Como todas as renas se soltaram e espalharam presentes para todo lado; Como o Urso-Polar, que tem tendência a sofrer acidentes, escalou o mastro do Polo Norte e acabou caindo pelo telhado da casa do Papai Noel bem na sala de jantar; Como ele dividiu a lua em quatro pedaços e fez o Homem da Lua cair no quintal do Papai Noel; As batalhas travadas com as hordas de trasgos que viviam nas cavernas embaixo da casa... Desde a primeira carta para o filho mais velho, em 1920, até a última para a caçula, em 1943, este livro reúne todas as cartas e desenhos que Tolkien fez para os filhos."

Um conto de natal

A história criada por Charles Dickens é famosa e já foi adaptado para o cinema várias vezes comovendo tanto crianças quanto adultos.

"Um Conto de Natal" do britânico Charles Dickens (1812-1870) é uma das histórias mais famosas da literatura ocidental. O enredo nos traz a figura de Ebenezer Scrooge, um avarento homem de negócios londrino, rabugento e solitário, que não demonstra um pingo de bons sentimentos e compaixão para com os outros. Scrooge não deixa que ninguém se aproxime e rompa a sua dura carapaça, preocupando-se apenas com os negócios, o dinheiro e os lucros. No anoitecer frio da véspera natalina, ele é visitado pelo fantasma de Jacob Marley (seu antigo sócio comercial, morto há sete anos) que o repreende e anuncia que Scrooge se prepare, pois será visitado por três espectros do seu próprio passado, presente e futuro... A história da redenção do velho Scrooge vêm comovendo adultos e crianças de todas as épocas. 

Mistério de Natal

Sou apaixonada pelo autor Jostein Gaarder, autor de O mundo de Sofia e apesar de não ter lido Mistério de Natal, acredito que deve ser sensacional. Aliás, Gaarder é um dos autores que não se pode ignorar e nunca ter lido um dos seus livros é um enorme pecado! 

"Durante os 24 dias anteriores à noite de Natal, o menino Joaquim acompanha um grupo de peregrinos que voltam no tempo para chegar a Belém, onde vão homenagear um recém-nascido. Uma fábula sobre a tolerância, na qual o autor de O mundo de Sofia traça um roteiro histórico do cristianismo."


O Presente do Meu Grande Amor

Já iniciei a leitura do livro, apesar de ter lido apenas um conto do autor David Levithan, posso dizer que estou adorando. Ótimo para presentear amigos e familiares!

"Se você gosta do clima de fim de ano e tudo o que ele envolve, presentes, árvores enfeitadas, luzes pisca-pisca, beijo à meia-noite, vai se apaixonar pelo livro. Nestas doze histórias escritas por alguns dos mais populares autores da atualidade, há um pouco de tudo, não importa se você comemora o Natal, o Ano Novo, o Chanucá ou o solstício de inverno. Casais de formam, famílias se reencontram, seres mágicos surgem e desejos impossíveis se realizam. O pessimismo não tem lugar neste livro, afinal o Natal é época de esperança."

Esquecer o natal

Um dos livros que eu tenho vontade de ler há séculos. Acho que lerei logo, logo aproveitando a semana do natal.

"Nada de árvores, estresse de shopping lotado, despesas sem controle, cartões com mensagens de paz e felicidade. O Natal dos Krunk será diferente: no lugar da festa, do panetone, do peru ou das luzinhas piscando no quintal, o plano é fazer um cruzeiro ao Caribe e desprezar qualquer emoção natalina que ponha tudo a perder. John Grisham provoca boas gargalhadas no leitor com esta hilariante fábula de Natal para os tempos modernos."




10 comentários:

Raquel Araujo disse...

O Presente do Meu Grande Amor. vai ser a minha resenha Natalina! Adoro ler livros natalinos nessa época do ano, tem tudo a ver =)



beijos
Kel
www.porumaboaleitura.com.br

Flávia Pachêco disse...

Ai, eu também amo clima de Natal! *-* Infelizmente na minha família não tinha toda essa "encenação", com direito a Papai Noel e tudo, mas mesmo assim sempre gostei muito.
Deixe a neve cair é o que tem a capa mais bonita, mas o que mais me atraiu pela sinopse foi Mistério de Natal, por tratar do tema principal do Natal: o nascimento do menino Jesus. Eu gostei bastante, vou ver se acho pra comprar!
Cartas do Papai Noel parece muito criativo, pode até ser uma inspiração pra quem tem criança em casa e gosta de deixar todo esse ar natalino *-*
Agora O Presente do meu Grande Amor parece ser o melhor de todos! Gentemm, que lindeza. Eu quero!

Rayme disse...

tenho que confessar uma coisa: eu sempre tive medo do papai noel. não conseguia intender como ele entrava na minha casa durante a noite para deixar os presentes na árvore... hahaha
quando eu era mais nova eu não gostava desta época do ano não, hoje em dia eu adoooro. adoro enfeitar a minha casa, montar a árvore, comprar presentes e principalmente cantar musicas natalinas, assistir filmes e ler livros com esta temática!
eu vi comentários sobre o lançamento de O Presente do Meu Grande Amor e fiquei suuuuper curiosa pela trama. parece ser liiiiinda! *-*
eu ganhei Deixe a Neve Cair de amigo secreto neste sábado e já estou doida para ler!! os outros livros que você citou eu até conheço, mas nunca li hehe

Dominique disse...

Oi, Rayme. Minha filha tb tem medo do Papai Noel apesar de adorar o natal. Rsrs! Não quer nada com o bom velhinho, nem presente.


Leia Deixe a neve cair e me conta depois o que achou. É mega sensacional. Eu adorei!


Bjs.

Dominique disse...

Oi, Raquel.


Depois me manda o link da sua resenha. Quero saber o que vc achou! =)


Bjs.

Dominique disse...

Também costumava ver Um conto de natal, mas esse é assunto para o próximo post. Ahahaaha!


Bjs.

Dominique disse...

Flávia, foi bacana vc citar que o tema principal é Jesus. Por isso, eu já contei a história do nascimento de Jesus para minha filha e na noite de natal contarei de novo. Mais importante do que presente, é entender o legado que eles nos deixou.


Beijão!

ana caroline bastos disse...

Quero muito ler O presente do meu grande amor, por ter autoras tão maravilhosas como autoras.

Gladys Sena disse...

Li Deixe a neve cair em novembro e foi a resenha que escolhi para publicar no dia 24, rsrs.
Curtir a escrita dos 3 autores, leitura leve e divertida.
Bj.

Georgia Germer disse...

O. melhor. post. da. vida.
AMO³ livros de Natal, já li Deixe a Neve cair e estou louca para ler os demais.
Dois em especial: Cartas do Papai Noel e O presente do meu grande amor.

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela