{Feliz Ano Novo!} O fim de ano do leitor

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014


Finalmente, o último dia do ano! Dia de fazer o balanço do ano que passou e traçar metas para o ano que virá. A maioria das pessoas (as pessoas "comuns") pensam no que fizeram de bom, de ruim, as coisas que podem melhorar e fazem aquela famosa listinha de metas. Mas nós, que somos leitores assíduos, somos diferentes! 

O último dia do ano para nós, leitores, é dia de fazer o balanço das leituras feitas, quantos livros foram lidos, qual foi o melhor, o pior, o que nos fez chorar, sorrir, se desesperar, qual foi abandonado, etc. É dia de ver se a meta do ano anterior foi batida e traçar uma nova para o ano seguinte. Escolher os livros que serão lidos (ou não), fazer aquela listinha e traçar objetivos, como ler mais clássicos, mais literatura brasileira, mais ficção, entre outras. É dia, também, de lembrar quais livros compramos e quais ainda precisamos, e ficar de olho nos futuros lançamentos. 

Eu tenho meu ritual, já há alguns anos. Fecho minha lista de lidos, que tenho no perfil do Skoob e num documento no Word, vejo quantos eu li e quantos vou querer ler no ano que vem. Vejo se minha meta de leitura foi cumprida e traço outra; vejo se darei mais uma chance para aqueles que não foram lidos, ou se sigo em frente. E faço uma meta pequena para o começo do ano.

Também tenho meus objetivos. O principal do ano que vem é ler mais clássicos, principalmente da literatura brasileira, e reler alguns. Quero reservar um dia ou dois para resenhar pra vocês, de forma leve e divertida, como sempre tento fazer, aqueles clássicos que quase ninguém gosta de ler. E também quero ler mais lançamentos, mais livros que estão pegando fogo no momento, ficar mais antenada. É, eu sei, são dois extremos, mas metas são metas!

E vocês, queridos leitores? Também têm um ritual de fim de ano? Já fizeram suas metas? Deixe nos comentários!


Então, daqui a algumas horas já será 2015. 2014 teve seus momentos bons e ruins, como todos os anos. Gosto de imaginar o ano que chega como uma página em branco, um livro em branco. Temos mais uma oportunidade de escrever um ano totalmente novo! Não é emocionante? Eu sempre achei.

Encerro essa última postagem do ano desejando a todos vocês, leitores e leitoras, um 2015 repleto de livros maravilhosos, filmes emocionantes e músicas animadas! E muita paz, saúde e felicidade. Reescreva a sua história! Trace suas metas. SEJA FELIZ! É o que eu desejo para todos vocês. Muito obrigada pela acolhida no blog, fiquem com Deus e até ano que vem, people!

10 comentários:

Any disse...

Oi, Kari!

Em 2015 pretendo ler Se eu ficar, Para onde ela foi... e muitos outros livros.
Amo alguns livros da literatura brasileira, principalmente os de José de Alecar...

Um feliz Ano Novo pra vc e para o pessoal do blog!!

Bjos !!

Georgia Germer disse...

Feliz 2015 para vcs também e que seja repleto de tudo isso e mais um pouco!
Até o ano que vem! bjs

Gladys Sena disse...

Feliz 2015!
Fiz um TBR Book Jar e pretendo cumpri-lo, 2 livros por mês.
Bj.

Rayme disse...

Oiii Karine,
um pouquinho atrasada mais FELIZ 2015!!! :D
também sou dessas de chegar no fim do ano e fazer esses balanços. 2014 eu li vários livros nacionais e fiquei meega contente em conhecer autores ótimos daqui da nossa terrinha. este ano pretendo ler mais, conhecer mais autores nossos e claro, dar prioridade para eles...

Flávia Pachêco disse...

Feliz ano novoooo *-*
Nesse momento, além de estar dando uma olhada em alguns blogs e tal, to tentando organizar meu caderno e minha agenda desse ano. Inclusive um calendário que minha mãe pediu com foto de todos os aniversariantes nos dias de seus aniversários pra gente lembrar, hahaha.
Não tenho metas literárias sabe, coloco umas metas mais pessoais no caderninho e leio tudo no fim do ano, é muito legal!

Karine disse...

Feliz ano novo! Tenho uma meta de ter uma agenda, mas nunca consigo! Acho que não tenho mais paciência.

Karine disse...

Ai, que bom! Vou fazer mais resenhas de nacionais, afinal, essa é a proposta da minha coluna. Rsrsrs

Karine disse...

Feliz ano novo!

Karine disse...

Amém!!

Karine disse...

Olá! Os livros de Zé de Alencar estão na lista das leituras e resenhas aqui. Bjs!

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela