"Simplesmente Acontece" de Cecelia Ahern

terça-feira, 13 de janeiro de 2015


A vida é engraçada, não é? Justo quando pensa que está tudo resolvido, quando finalmente começa a planejar algo, se empolga e sente como se soubesse para qual direção está seguindo, os caminhos mudam, os sinais mudam, o vento sopra para o lado oposto, norte de repente é sul, e leste é oeste e você se perde.

Em um belo dia de novembro de 2014, morrendo de calor e tédio, eu me encontro em frente à tela do meu computador, sem ter idéia do que fazer para ocupar minha mente. Eis que decido ver trailers de filmes que vão ser lançados em 2015. Não demorou muito para eu ver a carinha sorridente de Lily Collins (atriz de Instrumentos Imortais) em um filme intitulado de Simplesmente Acontece. Sim, foi o trailer que me apresentou ao livro. Assim que terminei de ver o trailer, eu fiquei morrendo de vontade de ler o tal livro e de ver o filme. Então me levantei, me dirigi até a livraria mais próxima e achei uma versão em inglês do livro.

Desde o momento em que comecei a ler, eu não parei mais. O livro foi inteiramente escrito em forma de cartas, emails, mensagens instantâneas, cartões de aniversário, etc. A história se passa na Irlanda, contando a história de Rosie e Alex, dois melhores amigos que se conhecem desde crianças, mostrando como os dois crescem e passam pelas mais variadas situações juntos.

O livro começa com os protagonistas ainda bem pequenos, e aos poucos mostra como eles crescem. Quando os pais de Alex decidem se mudar para Boston, nos Estados Unidos, Rosie começa a procurar alguma maneira de ir ao encontro de Alex para que possam ficar juntos, afinal de contas, os dois eram inseparáveis. Porém, todos os planos de Rosie vão para o espaço quando, no dia de sua formatura, depois de vários acontecimentos infortunos, ela acaba ficando grávida aos dezoito anos de idade.

Eu me apaixonei com o livro e confesso que chorei em alguns momentos. Certas vezes foi de emoção, outras de raiva. A história mostra muito bem como a vida é maluca, como uma simples frase, uma simples carta, uma simples notícia podem fazer todos os seus planos mudarem e te fazem repensar tudo desde o começo. Simplesmente Acontece foi meu primeiro contato com a escritora, pelo menos por livro, já que eu já tinha visto a adaptação para o cinema de um de seus livros mais famosos: P.S. Eu Te Amo. Ainda não li o livro, mas me lembro muito bem de o filme ter esse mesmo fator de mudança extrema, fazendo com que os personagens amadureçam. A história é linda, personagens carismáticos e problemas tão comuns e dramáticos que vão te fazer aproveitar mais e mais as oportunidades que aparecem em sua vida.


Minha classificação para esse livro é de  5/6- "Excelente".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores.

Simplesmente acontece. Ahern, Cecelia. Editora Novo Conceito, 2014, 448 p.


10 comentários:

Dominique disse...

Oi, Júlia!

Parabéns por sua primeira resenha. Hehehehe! Já li esse livro há muitos anos, mas ele se chamava "Onde terminam os arco-íris", lançado pela rocco. Gostei da leitura, mas fiquei decepcionada pela demora, pelos tropeços que eles tiveram. Mas Cecelia é amor! Uma autora para se guardar na memória e no coração.



Bjs.

Flávia Pachêco disse...

Olá, Ju! Eu li esse livro justamente por causa da autora. Eu tinha assistido P.S. Eu Te Amo a um tempão e depois li o livro, que eu amei mais ainda do que o filme, é muito perfeito. E ai resolvi ler Simplesmente Acontece antes de lançar o filme, aproveitei pra comprar na Black Friday, haha.
Assim, eu gostei, mas não foi tudo o que eu esperava. Logo no começo fiquei pensando se ia dar certo esse negócio da história toda ser em forma de cartas, bilhetes e afins, mas fui me adaptando no decorrer da leitura e até gostei do ritmo. O ruim é que tinha horas que o assunto mudava do nada sabe?! Em uma carta tava falando sobre uma coisa, e do nada um bilhete com outro assunto cortando o antigo, e isso me irritou algumas (poucas) vezes.
Mas o melhor de tudo é o quanto a história é real né? Nossa, impressionante! São situações que podem realmente acontecer com qualquer um. E me fez pensar sobre aproveitar os momentos, porque esses momentos logo se tornam minutos, horas, dias, semanas, meses, anos, e quando vemos, puf, já passou a vida inteira, hahaha.
Só quero ver como vai ser esse filme gentemm, já to nervosa porque sei que vai cortar muuuuita coisa :( Hahaha

Julia Kerbes disse...

Pois é... fiquei sabendo disso quando fui ler a capa do livro, dizendo que já havia sido lançado com o nome de Onde Terminam os Arco-íris. Achei meio estranho, mas como o livro continua o mesmo... hahaha

Julia Kerbes disse...

hahaha Pois é, Flávia... São muitos anos de história para contar em um filme... to só vendo a quantidade de personagens que vão cortar... Até porque escolheram dois atores bem jovens, ou seja, vários personagens serão adaptados. Pelo menos é o que eu acho que vai acontecer... hahaha

Karine disse...

Parabéns pela primeira resenha!
Bjs

Julia Kerbes disse...

Obrigadaa! :*

Any disse...

Oi, Julia.
Achei interessante a forma de escrita de Simplesmente acontece, mas o livro não me empolgou, não gosto de livros que começam retratando os mocinhos pequenos até finalmente virarem adultos. Gosto de livros diretos, com narrativas rápidas, mas entendo que a narrativa é assim para mostrar o amadurecimento dos personagens...
Nunca li nem assisti ao filme P.S. Eu Te Amo, mas vi muitos comentários favoráveis sobre os dois.



Bjos.

Julia Kerbes disse...

Oi Any!
Pois é, também não gosto muito de personagens muito crianças, mas no caso desse livro eles crescem bem rápido, já que tudo é escrito na forma de emails, cartas, etc... Então não tem graaandes descrições dos locais, mas é fácil de entender.

drielymeira disse...

Achei esse livro muito fofo, mas também bem triste, por mais que o final não seja lá uma tragédia. Conheço outros livros da autora, e esse não é o melhor, mas é ótimo ♥

Julia Kerbes disse...

Oi Dri!
Eu tbm achei super triste... fiquei irritadíssima com várias coisas hahaha, mas realmente é muito fofo.

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela