"Guerra dos Tronos - As Crônicas de Gelo e Fogo" de George R. R. Martin

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015


"Somos apenas humanos e os deuses nos moldaram para o amor. Essa é nossa maior glória e nossa maior tragédia." Mestre Aemon.

"Ai. Meu. Deus.", "Por quê?", "Não é possível.", "NÃO!", "Puta merda.", "Fudeu." são algumas das frases que alguém que leu ou assistiu Guerra dos Tronos pode se encontrar falando enquanto a história se desenrola. Eu confesso que fiz a burrice de ver a série de TV antes de ler os livros e agora é super chato ler porque já sei exatamente o que vai acontecer, mas isso não quer dizer que os livros são ruins.

Mesmo sabendo de cada acontecimento do primeiro livro, eu decidi lê-lo e eu amei ele assim como amei a série. Não posso comentar muito sobre o que acontece porque Guerra dos Tronos é o festival do plot twist e cada comentário pode se tornar um spoiler gigantesco, então vou tentar dar uma resumida agressiva para explicar um pouco o que é essa história magnifica.

O próprio nome do livro já diz sobre o que se trata a história. Guerra dos Tronos é uma briga política pelo poder do Trono de Ferro, onde se senta o Rei dos Sete Reinos. Robert Baratheon é esse rei, que se encontra com um problemão quando precisa encontrar uma nova pessoa para preencher o cargo de Mão do Rei, que é a posição do conselheiro mais confiável do rei. Robert Baratheon então vai até Winterfell para pedir que seu amigo mais antigo, Eddard Stark, aceite se tornar a Mão do Rei. A partir daí várias reviravoltas acontecem, mudando os caminhos dos personagens e forçando-os a crescer e mudar.

Eu amo esse livro pelo fato de ele ser extremamente fiel à realidade do mundo e de como as pessoas se comportam. Apesar de o livro se passar em um século bem anterior ao que vivemos agora, os personagens são muito humanos, todos tendo seus interesses e valores, defendendo-os e indo atrás de seus sonhos. Se você já leu, sabe do que estou falando, mas se você ainda não leu, se prepare para odiar muita gente, amar outros com toda a intensidade e mesmo assim entender os defeitos de seus personagens mais detestados e não concordar com os personagens que ama. Assim como na vida real, as escolhas de uma pessoa podem afetar uma multidão de gente que sequer conhecia ou falava com a tal pessoa, desencadeando uma torrente de consequências por causa de uma simples ação.

Outra coisa interessante do livro é como ele é escrito. Não existem personagens principais. Cada capítulo é intitulado com o nome de um personagem diferente, dando sua devida atenção a cada um deles em seu tempo.

“Uma mente precisa de livros assim como uma espada precisa de um amolador, para se manter afiada.” Tyrion Lannister.

O livro é repleto de nomes e famílias diferentes, todas interligadas, apesar de algumas se quer manterem contato. Se você gosta de ler livros do Bernard Cornwell ou gosta de história, você vai adorar Guerra dos Tronos. E se você já gosta de Guerra dos Tronos vai adorar pesquisar sobre um evento histórico conhecido como Guerra das Rosas, que serviu como uma grande inspiração para George R. R. Martin para escrever sua obra-prima. Se você já leu o livro ou viu a série, eu sugiro que procure ler sobre Guerra das Rosas, pois você vai ficar maluco(a) com a quantidade de referências que vai encontrar lá, maaaas se você não está muito afim de pesquisar, ouça esse Nerdcast sobre o assunto, que é muito mais engraçado.

“Nunca se esqueça de quem você é, pois é certo que o mundo não se esquecerá. Faça disso sua força. Dessa forma, nunca será sua fraqueza. Arme-se com essa lembrança, e ela jamais será usada para magoá-lo.” Tyrion Lannister.

Galera, eu super indico esse livro, mesmo que seja apenas para ver se vai gostar. Quem já leu coloca aí nos comentários quem é seu personagem preferido e seu personagem mais odiado, mas, por favor, não coloquem spoilers!



Minha classificação para esse livro é de  6/6- "Obra-prima".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores.

 


10 comentários:

Raíssa Nantes disse...

Esse é o único livro que segue igual a primeira temporada da série. A partir do segundo, não há mais igualdades. Coisas parecidas, mas os enredos tomam formas diferentes.

Julia Kerbes disse...

Pois é... me falaram isso também, mas enquanto eu lia o segundo livro eu sabia exatamente o que iria acontecer.

Karine disse...

Eu tentei. Juro que tentei... Kkkkkkkk. Mas não desisti! Está na minha meta de leitura pra 2015. Ele faz bem o meu estilo de livro, não é justo que eu não consiga lê-lo!!
Boa resenha, Ju!

Any disse...

Oi, Julia.
Lembro que vi essa série pela primeira vez numa reportagem de uma revista enquanto estava num consultório médico, até cheguei a anotar o nome do livro e do autor no celular na época para pesquisar mais sobre o livro porque achei interessante a história, então descobri que virou uma série, e pensei : "Nossa, deve ser muito bom mesmo!"... Mas não cheguei a ler ainda nenhum livro nem assisti a série...
Confesso que não gostei da forma narrativa da história não se concentrar em apenas um determinado personagem, acho que eu acabaria gostando mais da série do que dos livros por esse motivo.
Bjos!

Julia Kerbes disse...

hahahaha Karine, no começo vai se arrastar um pouco, mas depois começam as paradas.

Julia Kerbes disse...

Any, eu te aconselho a pelo menos tentar ler o livro antes de ver a série, e daí se não gostar mesmo, veja só a série pq também é muito boa.

Dominique disse...

Não verei a série de tv até ler o livro. Me recusoooo! Já abandonei o livro duas vezes, não por não ter gostado, mas por começar outras leituras e deixá-lo pra lá. Pretendo agora lê-los aos poucos, um dia eu termino. Rs!


Sua resenha ficou ótima! Parabéns!

Julia Kerbes disse...

Obrigada :D

Elisandra Eccher de Andrade disse...

Oi Júlia,
Eu comprei os três primeiros volumes a um bom tempo, mas sempre prorroguei a leitura, porém ao ler sua resenha pensei: - O que estou fazendo que ainda não peguei para ler? Bem o caso é que há tantos livros que me perco no meio deles...sahushau...mas vou deixar esse em destaque. Grata pela dica e pelas palavras aqui nesse espaço charmoso.


Beijos Elis!!!! - http://amagiareal.blogspot.com.br/

Julia Kerbes disse...

Oi Elisandra!
Pois é, sei exatamente como é se perder nas pilhas de livros. Hahahaha
Espero que goste de Game of Thrones!

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela