"A Verdadeira Bela", de Li Mendi

quarta-feira, 4 de março de 2015


Através do meu desafio de ler um livro nacional por mês conheci a autora Li Mendi. Ela escreve desde 2006 e publica, semanalmente, seus livros na internet, que são seguidos pelo grupo de leitores fiéis, que se reúnem em um fanclube com 900 integrantes já. Este trabalho interativo já rendeu mais quinze livros online, que você pode ler gratuitamente no portal da autora. Um destes ganhou a versão impressa (O amor está no Quarto ao Lado, Ed. Outras Letras) e outros três foram lançados pela Editora Highlands (Coração de Pelúcia, A verdadeira Bela e Alma Gêmea Por Acaso).


Li Mendi é jornalista e publicitária formada pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem 29 anos, é geminiana e mora no Rio de Janeiro. Casada, sem filhos, ela escreve todos os dias e se comunica com os leitores após sua jornada de trabalho.

Seus próximos livros abertos começarão no wattpad, a rede social de livros, onde já há as obras da autora registradas. Essa é uma novidade para que mais leitores desta rede se divirtam com as suas estórias, que possuem algumas características: como textos leves, engraçados e com narração dos dois pontos de vistas: do personagem feminino e masculino.

“Eu tenho orgulho de ser uma escritora brasileira. Os leitores quando me enviam e-mails e mensagens pelo facebook, frequentemente, manifestam surpresa por meus livros não serem uma tradução e terem um estilo moderno, engraçado e emocionante. Isso nos leva a refletir sobre o quanto eles estão precisando de estórias com a cor local. Vemos nas bancadas de lançamentos muitas traduções do que deu certo lá fora. E, na prateleira infinita e virtual da internet é que os pequenos autores conseguem seu espaço. Sei que o índice de leitura no Brasil é baixíssimo, que o poder aquisitivo para comprar livros e o preço destes também são uma barreira, mas, eu faço a minha parte e conto com o apoio da Editora Highlands para lançar minhas obras. Gostaria de viver do orçamento dos livros e me dedicar a isso, porém, enquanto não é possível, eu aproveito as noites e horas vagas. Faço a minha parte e divido o meu amor pelas letras com quem me segue. Tenho um carinho enorme, respondo os e-mails e mensagens na medida do possível e procuro atendê-los. Quem compra diretamente da Highlands leva meu livro com dedicatória especial e personalizada! Por enquanto está sendo possível dar conta da demanda. (rs). Agora, quero conhecer e me aventurar mais no wattpad. Vamos ver aonde essa aventura vai levar?”, conta Li Mendi sobre seus planos.

A autora me enviou o livro A Verdadeira Bela, que conta a história de Nicole, uma jovem recém-formada e está no seu grande dia. Ela fará entrevista na empresa que sempre sonhou em trabalhar. E é exatamente por estar uma pilha que nervos que acaba esbarrando em um cara no shopping. Estaria tudo bem se ela não estivesse segurando sua bandeja com o almoço, mas acidentalmente ela derrama todo o seu estrogonofe na camisa linda (e aparentemente cara) de um homem.

Fernando é um homem bem-sucedido e que trabalhou muito para chegar onde está hoje, mas apesar de se mostrar um cara forte, ele sofre com sua baixa auto-estima. Ele lutou bastante na vida e sofreu muito por amor, mas seu destino está prestas a mudar e ele logo percebe isso quando leva um esbarrão de Nicole.

A trama é ótima. Os personagens são muito divertidos, e o que mais me agradou foi a autora não ter seguido aquele caminho óbvio para seus personagens em querer transformar o "mocinho" da trama em um cara perfeito e tudo o mais. Fernando é um cara normal, tem problemas reais, e isso fez com que a trama se mostrasse mais palpável para mim.

A Nicole também é muito divertida. Ela é uma garota totalmente dona de sí e tem uma personalidade bem forte, como também é bem atrapalhada e me fez dar várias boas risadas. Durante o livro ela sofre bullying e agressões virtuais de seus colegas de trabalho, e apesar de mostrar ao leitor o quanto ela se sente incomodada com a situação, ela consegue agir de forma muito madura.

É uma leitura ótima, super rápida e fluida. Terminei ele já sentindo saudade dos personagens e querendo mais algumas páginas. O livro tem apenas 157 páginas e ela conseguiu fazer uma trama ótima, sem deixar nenhuma ponta solta, mas também acho que a autora poderia ter se aproveitado de alguns episódios ao longo da trama para alongar-se mais nela, mesmo sem se tornar cansativa. Mesmo assim ela conseguiu fazer um ótimo trabalho.

A edição do livro está ótima. Encontrei sim alguns errinhos nele, mas nada que afetou a leitura. A capa é linda de morrer, e a unica coisa que me desagradou um pouco quanto a essa obra foi o fato de as folhas dele serem brancas. Eu tenho problema de visão, então isso me encomoda um pouco, mas nada que seja um grande problema não.

Já estou com saudade da Nicole e do Fernando, mas também estou super curiosa para ler as outras obras da autora. Indico os livros da Li para quem gosta de romances divertidos e bem humorados.

Todas as mulheres são interesseiras: umas por dinheiro, outras pelo coração; porém, todas querem te arrancar alguma coisa, ou do bolso ou do peito.



Quer conhecer a autora nas redes sociais e baixar seus livros no seu site? Anote aí:


  • site: limendi.com.br
  • e-mail: li@limendi.com.br
  • perfil da autora:facebook.com/escritorali.mendi
  • fanpage: facebook.com.br/limendi
  • grupo Fã-Clube:facebook.com/groups/faclubelimendi
  • wattpad: wattpad.com/user/LiMendi
  • widbook: widbook.com/profile/li-mendi-8709
  • instagram: @autoralimendi
  • twitter: @limendi
  • pintrest: pinterest.com/limendi
  • google Plus: plus.google.com/u/0/+LiMendi

Minha classificação para esse livro é de  4/6- "Muito Bom".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores.

A Verdadeira Bela. Mendi, Li. Editora Highlands. 2013, 159 p.


4 comentários:

Karine disse...

Um mocinho que não é perfeito?????? GRAÇAS AOS CÉUS! Odeio mocinhos perfeitos, e mais ainda a combinação: mocinho perfeito + garota com problemas de autoestima. Já gostei dessa autora!

Any disse...

Oi, Rayme.
Sempre vi livros da Li circulando pela net, mas não cheguei a ler nenhum. O que acho interessante é a disponibilidade que ela dá a quem quer ler suas obras. Gosto de livros de histórias divertidas, achei também bem interessante a baixa auto-estima do mocinho do livro, fugindo completamente do "molde" dos mocinhos de hoje em dia.
Bjos!

Vitoria Bastos disse...

Olá Ray! Nunca tinha ouvido falar da Li, mas vi uma promoção do livro A verdadeira Bela, por apena R$13,00. Comprei na mesma hora!!! Ainda não li, mas estou bastante ansiosa. A Li é um doce, e me tratou super bem. Se eu gostar, que é bem provável, irei comprar os outros dela, que está com um preço ótimo!


Beijos

Amália Teles Machado disse...

O que me chamou atenção primeiramente foi o título e a capa. Depois que li a sinopse fiquei bem interessada em lê-lo. Agora que li sua resenha, Rayme, estou super curiosa para conhecer a história de Nicole e Fernando.

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela