"Orgasmos Fatais", de Fernanda Borges

segunda-feira, 9 de março de 2015


Pense num livro com um título divoso! Orgasmos Fatais, o livro que tive que esconder da minha mãe, para que ela não pensasse besteira. Kkkkkkkkk. Como explicar para qualquer pessoa que um livro com esse título e essa capa não seja erótico? Mas NÃO É! Embora tenha uma pegada hot, o livro da querida Fernanda Borges é um policial noir da melhor qualidade.

Comecemos essa análise sincera pelos pontos positivos. O livro é muito bom. Muito bom mesmo. Um romance policial pra ninguém botar defeito, com mistério, suspense e erotismo na medida certa. O título, como já disse antes, pode enganar quem esteja procurando por um livro puramente erótico; são poucas cenas de sexo, e nos momentos certos, nada gratuito. O que ganha mesmo é a sensualidade, que sai pelas fibras das páginas. A história é cativante, te prende e é rápida, visto que o livro é pequeno. Ideal para uma história desse tipo, que não pode criar barriga (coisa que não acontece nesse).

Outro ponto alto do livro é que ele é um romance policial escrito por quem sabe do assunto e tem conhecimento de causa para falar. Muito do que é visto foi e é vivido pela autora, que conhece bem as rotinas de uma delegacia de polícia, o que traz veracidade à trama. Pesquisa é bom, e muitos livros excepcionais são escritos apenas com base nela, mas ler uma história de quem convive naquela situação, é totalmente diferente, te traz verdade, realidade.

O tipo de trama é interessante, não posso dizer muito pra não dar spoiler, mas é aquele final "surpreendente" que é e não é ao mesmo tempo. Nos perdemos nas teias durante a narrativa até chagar ao desfecho imprevisível, de uma certa maneira, e muito bem bolado. Os personagens também são cativantes: não há mocinhos e vilões, não tem por quem torcer, e o que chega mais próximo de ser um mocinho não é tão ortodoxo assim. São humanos. Cruamente humanos. E vocês sabem que eu adoro personagens assim!

Agora os pontos negativos. O que mais me incomodou durante a leitura foi a falta de uma revisão, digamos, mais cuidadosa. Alguns erros de pontuação (quase não havia vírgulas nos vocativos, o que me chama muito a atenção; desculpe, mas sou formada em Letras, sou chata nesse ponto. Rsrs), letras maiúsculas onde não deveria, algumas aspas desnecessárias... Algumas frases podiam ser melhor formuladas, inclusive. O livro só precisava de mais uma lapidada pra ficar 100%. E alguns ganchos também foram mal aproveitados: uma grande descoberta, um grande achado, merecia um final de capítulo, pra deixar os leitores no suspense. Mas, fora isso, não tenho mais o que falar de ruim.

Orgasmos fatais é recomendado para aqueles que apreciam uma boa história de suspense, um bom e verdadeiro romance policial repleto de sensualidade. Não é porque a autora é minha amiga, mas está de parabéns pela obra, e que venham logo outros livros!

Minha classificação para esse livro é de  4/6- "Muito Bom".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores.

Orgasmos Fatais. Borges, Fernanda. Editora Biblioteca 24 Horas, 2011, 272 p.



4 comentários:

Any disse...

Oi, Karine!
Se eu visse esse livro em uma livraria com certeza não o compraria por causa do nome, é por isso que não devemos julgar um livro pela sua capa nem pelo seu título, não é mesmo?!
Amo livros policiais, aquele suspense, o mistério... Mas levando em conta sua resenha, esse aqui não me conquistou, não despertou minha curiosidade de leitora...
Bjos!

Vitoria Bastos disse...

Olá Karine!
Esse livro faz parte daqueles '' Não julgue um livro pela capa''.Gente, com esse titulo, eu NUNCA imaginaria que fosse um livro policial. Fiquei com muita vontade de ler, e é uma pena você ter encontrado erros. É uma coisa que incomoda e muito! Mas nada que uma boa revisão não resolva.


Beijos

Karine disse...

Oi, Vitória!
Depois que a autora viu essa resenha, me disse que uma nova revisão, feita por um fera, já está nos planos! Aí sim vai ficar perfeito!

Amália Teles Machado disse...

Como não pensar besteira com esse título? Devo confessar que eu pensei (rsrs), mas me surpreendi com a resenha. Livro hot e policial ao mesmo tempo deve dar uma ótima trama. Fiquei curiosa para ler.

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela