"Oportunidades Disfarçadas", de Carlos Domingos

sexta-feira, 24 de abril de 2015


 (...) Empresas são como seres humanos: inícios difíceis moldam homens maduros.
Você conhece o David? Aos 16 anos ele saíra da casa dos pais e tentava ganhar a vida em Nova York vendendo enciclopédias. O problema era que seu publico (na grande maioria mulheres) não se interessavam. Para que suas clientes ao menos deixassem ele entrar nas suas casas para apresentar o seu produto, ele resolveu criar um brinde. Junto com seu amigo farmacêutico, David criou um perfume que ele embalara em pequenos frascos, então, ao chegar a casa de suas clientes ele ofereceria primeiro o brinde, para depois apresentar seu produto. A ideia deu mais que certo, mas não da forma que ele pretendia. Na verdade suas clientes começaram a se interessar mais pelo perfume do que pelos seus livros, e foi assim ele resolveu mudar de ramo, e dessa sua ideia nasceu a Avon: uma das maiores empresas de cosméticos conhecida no mundo.

Outro item que a grande maioria usa diariamente nasceu através da frustração de uma esposa que, cansada de ver seu marido reclamando do café que um dia estava fraco demais e no outro, forte demais, resolveu mudar a forma de fazer a bebida. Ela percebeu que o filtro, que na época era tipo uma meia, modificava o sabor do café. Ela criou então um filtro que fosse de papel e descartável. Surgiu, a partir da ideia desta esposa frustrada, a Melitta, grande empresa de produtos para café.

São com exemplos simples assim que o autor nos mostra que, para ser um empreendedor, com simples ideias que temos no nosso dia a dia, podemos nos tornar pessoas bem sucedidas. Se você esta desmotivado e precisando de inspiração, este livro é uma ótima pedida. Com inúmeros exemplos de pessoas que se deram bem na vida de várias formas você mudará sua forma de pensar e de ver os problemas do dia a dia. O autor te mostrará como enxergar nas melhor circunstâncias e as melhores oportunidades para seu crescimento.

O livro é de uma leitura muito fácil. Eu, que nunca gostei muito de livros voltado para o negócio, me encantei por este. A forma com que Carlos Domingos apresenta essas duas histórias citadas a cima e milhares de outras mais é tão simplista e agradável, que tornou uma leitura super gostosa. Já tentei ler outros livros deste estilo e nenhum tinha me interessado tanto. Carlos conta o segredo de várias empresas, como cada uma delas surgiu e se tornaram tão famosas como são hoje. Ele cita até mesmo a Coca-cola. Só não o seu segredo, claro!

Um compilado de várias histórias de vida que são ótimos exemplos a serem seguidos. O livro já começa com um exemplo ótimo, que com certeza, de longe, foi o que mais me interessou. Abraham Lincoln, antes de se tornar o famoso presidente dos EUA sofreu muito na vida. Perdeu várias eleições, empregos e muito dinheiro. Você ainda acha que não pode se dar bem na vida?

Se você está desmotivado, cansado do seu emprego ou insatisfeito com a vida que está levando, este livro poderá te mostrar muitos outros horizontes a seguir. Se você não está procurando nada disso, leia mesmo assim. Aposto que quando você passar por alguma dificuldade, de algum desses exemplos você vai lembrar.

"Aprendi a tolerar os medíocres, afinal, Deus deve amá-los, porque fez vários deles."
Minha classificação para esse livro é de 5/6- "Excelente".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores.

Oportunidades Disfarçadas. Domingos, Carlos. Editora Sextante. 2009, 304 p.

Nenhum comentário:

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela