{Especial Dia do Amigo} Os BFF's da Literatura

segunda-feira, 20 de julho de 2015

"Não posso carrega-lo pelo senhor, mas posso carregar o senhor!” (Samwise Gamgee)
Feliz Dia do Amigooooo! Já meio atrasado, mas tá valendo ainda. Num blog que fala de livros não pode faltar uma postagem sobre as amizades no mundo literário (mesmo sendo um pouco clichê). Então, com base nas minhas leituras, fiz uma pequena listinha com os BFF's da literatura (e pra quem não sabe: BFF = best friend forever).

Harry, Ronny e Hermione
Série Harry Potter


Fala sério, NÃO DÁ pra falar de amizades na literatura sem lembrar desse trio que marcou uma geração. Podem falar o que quiserem de Harry Potter, mas se tem uma coisa que a saga nos ensinou foi o valor de uma boa amizade e da lealdade. Bons amigos podem fazer a diferença entre viver e morrer.

Sam e Frodo / Legolas e Gimli
O Senhor dos Anéis

Tudo começa como uma relação entre patrão/aristocrata (Frodo) e empregado (Sam), mas aos poucos se torna uma amizade daquelas que quando um não pode mais seguir o outro o carrega nas costas (fala a verdade, VOCÊ sentiu um arrepio naquela cena em que Sam pega Frodo nas costas e sobe a montanha. Duvido que não!) Uma grande amizade que é testada em vários momentos, mas sobrevive aos tempos mais sombrios. E, não, não tem nada de homossexual nessa amizade, seus mentes-sujas!


Agora PENSE numa amizade improvável. Elfos e anões têm uma rivalidade ancestral no mundo de Tolkien, não se gostam meeeeeesmo, se odeiam, têm uma antipatia mútua, não se suportam... Tá, já deu pra vocês entenderem. A amizade que nasce e cresce entre Legolas e Gimli é daquelas que uma situação adversa une e depois continua. Uma amizade que começa como uma rivalidade divertida e vira um grande caso de companheirismo. (e shippar esses dois também é NOJENTO e se você faz isso, sinto dizer, mas você é doente. Me processe)

Amir e Hassan
O Caçador de Pipas


Fiquei na dúvida se colocava essa amizade aqui, porque o Amir foi tão fdp (sim, eu acho. Me julgue) que nem sei se ele merecia estar nessa lista de BFF's. Mas pelo fato de ele e Hassan terem sido melhores amigos na infância e por ele ter voltado para procurá-lo anos depois, ele merece estar aqui.

Dorian Gray e Lorde Henry Wotton
O Retrato de Dorian Gray


Lorde Henry personifica aquele amigo que te leva pro mau caminho, te joga nas tretas sinistras e depois só observa. Também pode ser considerado uma espécie de amigo recalcado que sente inveja do sucesso do outro. Wotton foi mais do que um amigo, foi um mentor, a mente maligna por traz de todo o desvirtuamento do pobre Dorian.

Eragon e Saphira
Ciclo da Herança


Taí uma amizade que também é mais do que amizade, é uma união de almas, uma coisa predestinada, entre o dragão e seu cavaleiro. Um lê a mente do outro, um não vive sem o outro, ambos compartilham coração e mente. Sabe aquela amizade que as duas partes parecem irmãs gêmeas? Desse jeito.

Athos, Porthos, Aramis e D'Artagnan
Os Três Mosqueteiros

Foto da versão nova do filme PORQUE SIM.
O trio que é um quarteto mais famoso da história da literatura! Os mosqueteiros da rainha da França até hoje são sinônimo de amizade e companheirismo. Seu lema já diz tudo: "Um por todos e todos por um". Dispensa comentários.

Lestat e Louis
Entrevista Com o Vampiro


"Uér, mas Louis e Lestat eram amigos?" você pode me questionar. Sei lá o que os dois tinham, mas era muito parecido com uma amizade. Uma amizade meio doida, com algum ódio, raiva, tentativa de assassinato, quase um romance, mas uma amizade. Melhor dupla de vampiros ever.

Mary, Colin e Dickon
O Jardim Secreto


Uma órfã de mau com a vida, um filhinho de papai mimado e aleijado e um garoto livre e selvagem. Uma amizade bem improvável, ainda mais para a ápoca em que se passa a história, mas é isso que faz essa união ser uma das mais fofas da história da literatura e do cinema também. Uma amizade que cura, tanto as dores do corpo quanto as da alma.

Percy, Annabeth e Grover
Percy Jackson e os Olimpianos


Assim como em Harry Potter, um trio de amigos unidos que nos ensina uma ou duas lições sobre lealdade e amizade. Sim, eu comparei e não me arrependo.

Lily e Rosaleen
A Vida Secreta das Abelhas


Eu poderia colocar as irmãs Boawright também, mas achei a relação das duas tão bonita que me foquei nela. Assim como Frodo e Sam, começa como uma relação entre patroa e empregada, mas na qual sempre houve uma amizade que se mostra forte quando Lily salva e defende Rosaleen. Uma garota branca e uma mulher negra numa das épocas mais racistas da História dos EUA. Marcante ou não?

Pensei em outras amizades também, menos ortodoxas, mas fui obrigada a preferi dar mais ênfase às amizades de verdade (mesmo que sejam meio tortas). Tipo a amizade colorida entre Jack Twist e Ennis Del Mar em "O Segredo de Brokeback Mountain"; a amizade da onça entre Danglars, Mondego e Edmond Dantès em "O Conde de Monte Cristo" (também conhecida como amizade fdp); a amizade de copo entre a galera do buteco e Quincas Berro D'água em "A Morte e a Morte de Quincas Berro D'água" (quero amigos assim, que me tirem do meu próprio velório e me levem para uma última aventura e sumam com meu corpo no meio da esbórnia); a amizade macabra dos amigos de "Noite na Taverna" e algumas outras da literatura nacional que não coloquei porque muita gente não conheceria. Fica para uma próxima! 

Mas essa foi a minha lista, baseada em livros que li. Agora quero saber de vocês: qual os maiores BFF's que não estão na lista que vocês adicionariam? Deixem nos comentários. 

E FELIZ DIA DO AMIGO! Para todos vocês, amigos fiéis do blog, para as meninas que dividem esse espaço comigo e em especial para minha BFF do coração, Dominique, uma amizade que os livros uniram e que só se fortaleceu ao longo de quase 10 anos. Te amo, bicha louca!


7 comentários:

Alessandra Fernandes disse...

Amizades de livros são simplesmente lindas, mesmo que muitos sejam fictícios, mas nos ensinam muito, trazendo para nossa vida real.
Feliz dia do amigo!!!

Mariele Antonello disse...

Bom das amizades citadas só assisti Harry Potter e Percy Jackson, e não tem como não se emocionar com a grande amizade de Harry, Ronny e Hermione, a cumplicidade deles é incrível, ainda não li os livros, mas pelo filme deu para se emocionar e adorar a grande amizade deles.

Julia Kerbes disse...

Só eu que acho que faltou o Sherlock e o Watson? hahaha Brincadeira! Ameeeei o post. Minha mestra.

Karine disse...

Elementar, minha cara Khaleesi. Mas é porque eu nãó li nenhum livro de Sherlock Holmes. Kkkkkkkkk. Shame!

Karine disse...

Né? Por isso os coloquei em primeiro, porque não há como não se emocionar só de lembrar!

Karine disse...

Com certeza!!!

Julia Kerbes disse...

Shame! Shame! hahahahaha

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela