"O Príncipe de Westeros e Outras Histórias" de George R. R. Martin & Gardner Dozois

terça-feira, 7 de julho de 2015

“Todo mundo ama um canalha... embora, às vezes, a gente sobreviva para se arrepender.” George R. R. Martin
Eu concordo com o cara. E para parafrasear o que ele escreve na introdução do livro, acho que podemos lembrar de alguns nomes como Han Solo, Indiana Jones e Loki, que são uns grandessíssimos canalhas, mas ainda assim amamos eles. É sobre isso que o livro se trata: canalhas.

Quer entender um pouco melhor o que eu quero dizer com canalhas? Vamos pensar em outros exemplos além dos que Martin cita em sua introdução.

The Vampire Diaries. Nas primeiras temporadas temos o Damon, e mais tarde o perverso Klaus. No segundo filme da trilogia de Batman - O Cavaleiro das Trevas, temos um dos meus filhos da puta favoritos: Coringa. Em Piratas do Caribe, o próprio herói é o canalha, até porque, quem não ama o Jack Sparrow? Enfim, acho que já entenderam o que eu quis dizer com isso, não é?

O livro é formado por vários contos de vários autores diferentes, entre eles Gillian Flynn (Garota Exemplar) e o próprio George R. R. Martin com um conto sobre a história pregressa de Westeros e a família Targaryen. Se você ainda não leu Guerra dos Tronos então está AQUI minha resenha sobre a obra-prima de Martin e também fiquem sabendo que não interfere em nada com o conto "O Príncipe de Westeros".

Galera, é o seguinte... O livro é ótimo. Eu amei ler os diferentes contos, conhecer vários tipos de canalhas e aprender a gostar de todos eles. Cada conto é diferente, sendo contados em tempos diferentes, escritos de formas distintas e cada um tão envolvente quanto o outro. Agora, se você não gosta de conteúdo relativamente pesado, então essa não é sua praia. Não que tenha coisas tãããão explícitas assim, mas eu vou colocar aqui embaixo algumas das frases que li nesse livro (não é spoiler), e se algum de vocês se sentir ofendido ou achar que o conteúdo é forte, então passa longe. Mas, se você achar engraçado, como eu achei, então compre o livro feliz, sabendo que vai gostar.
“[a carruagem] Era negra como o cu da morte.”

“Era o tipo de som de fazer contrair o cu.”

“‘Então vocês cantam?’
‘Como a porra de um pássaro.’”
Bom, eu não sei vocês, mas eu adoro tomar uns sustos quando o autor se permite xingar de forma tão bela e aberta em um livro. Mas deixando isso de lado, eu posso dizer, com toda a certeza, que o livro vale a leitura.

Com personagens bem construídos, histórias divertidas, épocas variadas e um bom palavreado, temos aí um compilado de contos de vários autores renomados. E sim, eu li o livro só por causa do conto do Martin, mas acabei me apaixonando pela escrita de outros autores, que pretendo conhecer melhor.
Espero que tenham gostado, espero que comprem o livro, espero que gostem da leitura!


Minha classificação para esse livro é de  6/6- "Obra-prima".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores.


4 comentários:

Elisandra Eccher de Andrade disse...

Oi Júlia,
Nossa parece que estou lendo um livro totalmente diferente, pois até o momento só gostei do conto da Gillian Flynn, por isso está meio difícil concluir a leitura. Mas que bom que gostou, eu já acho que dependendo do leitor ele não vai curtir a leitura. Beijos Elis!!!


http://amagiareal.blogspot.com.br/

Alessandra Fernandes disse...

Uau!! Achei diferente este estilo canalha, porque muitas vezes só vemos aqueles mocinhos apaixonados, certinhos e é muito bom fugir destas histórias clichês.
Quero muito ler este livro, pois vejo tantas resenhas, indicações, e não poderia ficar de fora, não é mesmo?? Bjs!

Karine disse...

CAPITÃO Jack Sparrow... Kkkkkkk.
Eu tenho uma conhecida tara por vilões e personagens esquisitos/perturbados/malvados/problemáticos etc, então já sei que vou adorar! E Loki... Loki é delícia eterna!

Mariele Antonello disse...

Bom como eu estou lendo As Crônicas de Gelo e Fogo super me interessei pelo livro, adorei o tipo de escrita do George R. R. Martin, então fiquei curiosa e ansiosa para ler este livro, pretendo ler em breve.

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela