"Quatro - Histórias da Série Divergente" de Veronica Roth

quarta-feira, 10 de junho de 2015


Estou velho demais para ouvir coisas reconfortantes e sem sentindo. Velho demais para acreditar que tudo vai ficar bem.
ATENÇÃO: PEQUENO SPOILER ADIANTE!

Adoro os dois primeiros livros da série Divergente e todos os fãs da série que leram o último livro sabem o quanto Veronica Roth nos decepcionou. Quando recebi da Rocco o livro de contos da série, não iniciei a leitura de imediato, pois ainda me sentia traída. O que é a série sem a Tris? Absolutamente nada. Ela era o alicerce, a personagem mais amada e querida. E sim, Veronica Roth poderia ter lhe dado um final deslumbrante, mas decidiu destruir em um único capítulo, uma série inteira. Até hoje não me conformei e juro que não irei ao cinema ver a última adaptação.

Enfim, depois do desabafo vamos ao livro de contos sob a perspectiva de Quatro, um personagem formidável que aparentemente no início da série parecia ser invencível e durão, mas que ao longo da trama se mostrou mais sensível, gentil e humano. Tris era mil vezes mais durona do que ele e isso surpreendeu a todos.

O livro conta com quatro contos e três cenas sobre Tris. Quatro ou Tobias como preferirem, já conhecido por todos, nos conta como foi o seu processo de seleção, a adaptação na Audácia após vir da Abnegação, a saudade dolorosa de sua mãe, a traição e violência do pai, seus medos, desejos e como foi conhecer Tris. É uma leitura bem rápida e fluida. Devorei o livro em dois dias lendo somente dentro do ônibus.

Para os fãs da série é um deleite conhecer um pouco mais esse personagem formidável que nos surpreende por sua força de caráter e simpatia, além de ser um gato super sexy. Nesses contos podemos conhecer mais intimamente a mente dele e nos aproximar mais. Adorei o conto A Iniciação que foi o mais divertido, com pitadas de humor e ironia nas medidas certas. O Traidor foi conto mais fraquinho, mas tem sua relevância no final, basicamente reconta o primeiro livro sob sua ótica com alguns detalhes a mais. 

Após ler o livro fiquei curiosa para saber o que virá por aí da Veronica Roth. Talento para entreter seus leitores com histórias de prender o fôlego ela tem de sobra, mas espero que a partir de tantos protestos dos fãs, ela não detone nossa personagem favorita. Ai, gente, dá uma dor no coração ao lembrar da Tris. Melhor eu parar por aqui antes que essa resenha vire um muro de lamentação ou divã do leitor. Rs! Se recomendo? Claro!


Minha classificação para esse livro é de  4/6- "Muito Bom".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores.

Quatro. Roth, Veronica. Editora Rocco, 2015, 272 p.


8 comentários:

Rayme disse...

Oii Dô,
não li os livros, acompanho a série só pelos filmes e por comentários na blogosfera hahaha
não curto muito este gênero quando se trata de livros, mas se tratando de filme gosto sim, e para mim também foi um choque saber da Tris por spoilers malditos...
uma pena né, mas sei lá, eu vou ver o filme porque não tenho outra opção para saber o desenrolar da trama kkkkkkk

Alessandra Fernandes disse...

Dominique, não li nenhum desses livros da série, e confesso que não pretendo, apesar de ser apaixonada pelos filmes (sim, sou uma viciada em livros, séries e filmes, não nego). Para mim, ação sempre fica melhor em filmes do que em livros. Abçs querida!

Julia Kerbes disse...

Eu não li a trilogia de Divergente, mas eu tomei cada spoiler imaginável enquanto minha amiga lia e ia me contando as paradas, toda indignada. hahaha Eu só vi o filme e gostei. O Quatro parece mesmo um ótimo personagem.

Mariele Antonello disse...

Bom ainda não li a Trilogia Divergente, mas já assisti o primeiro filme, li sua resenha pois não pretendo ler a trilogia, então não me importei com spoilers, achei bem interessante as histórias, os fãs de Divergente com certeza vão adorar.

Dominique disse...

Marielle, não creio que vc não tenha lido a série. Geralmente, tento não ver adaptação cinematográfica antes de ler a obra original. Rs! Eu adoro, apesar do final.


Obrigada pelo comentário.


Bjs.

Dominique disse...

Julinha, o Quatro é mara! Leia a série, você vai gostar.

Dominique disse...

Rayme, já vi que você não curte muito distopias, né? Eu adoro. Lembro bem da época que lançaram, o povo bombardeou as redes sociais com spoilers. Rs. Adoro um spoiler, apesar do estrago. Rs.


Bj.

Julia Kerbes disse...

hahaha Eu não... Já sei tudo que acontece... hahaha

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela