"Que Falta Você Me Faz", de Harlan Coben

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

- A verdade até pode ser melhor do que a mentira - observou Tessie -, mas nem sempre ela liberta. (Pág. 213)
Kat Donovan é uma detetive que, apesar de ser bem sucedida profissionalmente, não tem o mesmo sucesso na vida pessoal. Há dezoito anos, dois acontecimentos mexeram muito com o seu emocional e até hoje ela não os superou totalmente: a morte do seu pai, também policial, e o fim do seu noivado, após o seu companheiro tê-la abandonado. Mesmo evitando pensar nisso, e se saindo razoavelmente bem nessa tarefa, parece que os monstros do passado resolveram voltar para lhe atormentar. 

O assassino do seu pai será executado. Acontece que, depois de todos esses anos, ainda restam dúvidas em relação a esse homicídio. Buscando respostas para alguns questionamentos, Kat decide visitar o homem. Porém, essa visita apenas aumenta a sua confusão, pois aquele que cumpriu pena pela morte do homem que ela mais amou na vida nega ter cometido o crime. 

Ao mesmo tempo, a detetive é procurada por um jovem que acredita que sua mãe está desaparecida após ter viajado com um homem que conheceu através de um site de relacionamentos. Desejando que somente ela, e não outro policial, investigue o caso, o garoto mostra para Kat o cara com quem sua mãe iria passar alguns dias. Para sua surpresa, na foto está ele: Jeff, o seu ex-noivo. 

Seguindo com as duas investigações, sendo julgada, mas também auxiliada pelo parceiro de trabalho, Kat Donovan é determinada e lida com os dois casos envolvendo-se mais do que deveria.

As pessoas ficam cegas com o amor, disso todo mundo sabe. No entanto, cegam-se muito mais quando querem se apaixonar a todo custo. (Pág. 292)
Esse é mais do que um suspense, mais do que um romance policial, é um alerta sobre a criminalidade virtual. A trama é composta por dois planos: um que aborda a morte do pai de Kat e outro que retrata os possíveis incidentes promovidos pela exibição excessiva na internet. O que mais me envolveu foi o segundo, relacionado ao site de relacionamentos, que me fez refletir por bastante tempo sobre tudo aquilo que pode acontecer por meio de uma informação aparentemente inofensiva divulgada na rede. 

O desenvolvimento do enredo é muito interessante. A todo o momento nós pensamos ter encontrado a solução dos casos, mas no instante seguinte percebemos que havíamos sido enganados. Esse foi o meu segundo contato com o Harlan Coben e apenas confirmei que a escrita dele é extremamente envolvente. O modo como o autor termina os capítulos faz você continuar a leitura e só conseguir parar ao chegar no final do livro. 

Infelizmente, apesar de ter amado o desenrolar da história, a obra não foi melhor por causa do final. O Coben poderia ter fechado a investigação com algo surpreendente, chocante, mas isso não aconteceu. O desfecho do plano que envolve a morte do pai da protagonista foi muito decepcionante. Com exceção disso, gostei bastante. O livro é ótimo e está super recomendado. 


Minha classificação para este livro é de ♥ 4/6-  "Muito bom".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores. 

Que Falta Você Me Faz. Coben, Harlan. Arqueiro. 2015, 368 p.





Nenhum comentário:

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela