"O Ano da Leitura Mágica", de Nina Sankovitch

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Onde alguém poderia encontrar distração mais nobre, companhia mais encantadora e fascinação maior do que na literatura? (Pág. 29)
Nina Sankovitch perdeu a sua irmã mais velha e melhor amiga, Anne-Marie, para um câncer. Buscando uma maneira de lidar com essa perda e ainda assim continuar com suas responsabilidades como filha, esposa e mãe de quatro filhos, Nina decidiu criar uma espécie de projeto: ler um livro por dia durante um ano.

Nessa autobiografia a autora conta como foi essa jornada, como as pessoas reagiram ao saber desse desafio (e durante esse período) e como foi conseguir não só realizar todas essas leituras, mas também escrever sobre elas num site e conversar sobre isso com pessoas que ela nunca imaginou conhecer (basicamente o que ocorre com nós da blogosfera). Além disso, a Nina retrata memórias da sua infância e adolescência, sempre mantendo vivas as lembranças relacionadas à sua falecida irmã.

Porque as palavras são testemunhas da vida: elas registram o que aconteceu e tornam tudo verdade. Palavras criam histórias que se transformam em histórias inesquecíveis. (Pág. 59)

O Ano da Leitura Mágica é o relato de Nina Sankovitch sobre a experiência de ler 365 livros durante 365 dias, Logo, se você é apaixonado por livros, precisa ler essa obra. Esse tipo de projeto que a Nina criou é incrível e acompanhar esse importante momento da vida dela é muito interessante. No decorrer do livro a autora também comenta sobre as leituras que realizou e utiliza citações de várias obras, incluindo algumas lidas antes desse desafio, o que é muito legal.

No final do livro há uma lista com todas as obras citadas no decorrer dessa autobiografia, tanto as lidas durante o projeto como aquelas das quais foram retirados trechos utilizados no início de cada capítulo. Essa lista, assim como todo o livro, proporciona ao leitor diversas sugestões de novas histórias e novos autores, algo muito bom, já que todo amante de literatura está sempre em busca de novidades nesse mundo. Já disse e repito: se você é apaixonado por livros, precisa ler O Ano da Leitura Mágica.


Minha classificação para este livro é de ♥ 4/6-  "Muito bom".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores. 

O Ano da Leitura Mágica. Sankovitch, Nina. Leya. 2011, 232 p.

Nenhum comentário:

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela