"Deixe a Neve Cair", de John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle.

terça-feira, 8 de dezembro de 2015


Natal é minha época favorita do ano. Adoro quando, logo no final de novembro, já começamos a sentir aquele cheirinho de Natal. Adoro também, nesta época do ano, ler livros com temas natalinos, apesar de neles sempre haver neve, e aqui no Brasil estar um calor de 50º, mas enfim né... Queria Deixe A Neve Cair desde que ele foi lançado. Acabei ganhando de uma amiga exatamente no natal do ano passado, mas senti que não era o momento de ler. Acabei deixando para curti-lo este ano.

Temos três autores e três contos. De alguma maneira, cada uma das histórias se interligam com as outras, então é interessante lê-los na ordem. O cenário, em comum, é uma pequena cidade que atingida por uma forte nevasca.

~ O Expresso Jubileu - Maureen Johnson ~

Para Jubileu, este não está sendo o melhor natal de sua vida, até porque seus pais acabaram de ser presos, e ela é obrigada a pegar um trem para ir a casa dos avós. Com a forte nevasca o trem acaba parando no meio do caminho, e será quase insuportável aguentar aquele monte de cheerleades que também estão ali. Ela acaba conhecendo Stuart, que, coincidentemente mora perto de onde o trem empacou. Eles acabam indo para a casa de Stuart, que mora com sua mãe e irmã, e passa a noite de natal lá. As conversas entre Jubileu-Stuart e Jubileu-Mãe de Stuart, fazem com que a garota pense bastante no rumo em que sua vida está tomando. Ela percebe que o namorado, que ela teve que deixar para trás, acaba se mostrando uma pessoa bem diferente do que ela conhecia. Ele parece não se importar com nada do que está acontecendo na vida dela como um namorado deveria...

Dos três, este é um conto mais romântico, mas sem ser muito água com açúcar. É bem previsível, mas ainda sim encantador.

~ O Milagre da Torcida de Natal - John Green ~

Tobin, JP e Duke (a garota do trio) estão passando a véspera de Natal na casa de Tobin, assistindo uma maratona de filmes do James Bond. Um amigo deles, que trabalha na Waffle House, liga avisando-os para irem até a lanchonete pois lá está cheio de líderes de torcida, mas eles precisam ir logo, pois o outro rapaz que também trabalha lá irá ligar para os seus amigos irem encontrar as mesmas líderes. É claro que Tobin e JP não pensam duas vezes para embarcar no carro e enfrentar a nevasca que cai lá fora. Os garotos só pensam em chegar lá e encontrar as cheerleaders; já Duke só consegue pensar em chegar logo e comer a maravilhosa rösti da Waffle House.

Neste segundo conto acompanharemos a saga que os três amigos passarão para chegar a lanchonete e o surgimento de sentimentos de dois deles que, até então, estavam obscuros.

Minha maior expectativa era para este segundo conto, já que, dos três autores, era o único que eu conhecia. Fiquei um pouco decepcionada. A leitura dele foi bem arrastada e os personagens não me cativaram. Ele se resume basicamente em muita aventura e pouco sentimento. Acredito que se o autor tivesse dosado melhor isso, ele teria sido bem mais interessante.

~ O Santo Padroeiro dos Porcos - Lauren Myracle ~

Addie acaba de terminar seu namoro com Jeb e está bem deprimida. Ela achava que fazer uma mudança radical em seu cabelo fará alguma diferença, mas é claro que não. Addie é bem egoísta e egocêntrica, e ter isso jogado em sua cara, mesmo sendo por suas melhores amigas, não é nada fácil. Ela decide mudar isso e provar para as amigas que ela não é mais assim, e se responsabiliza por pegar em um Pet Shop o porquinho de estimação que sua amiga tanto quer, mas antes disso, precisa cumprir seu turno de trabalho no Starbucks.

O conto é bem interessante, pois os personagens são bem reais. É fácil encontrarmos "Addies" por ai. Ela é uma típica adolescente, preocupada com as seus dramas particulares e deixando o dos outros em segundo plano.

Neste terceiro conto é onde todos os personagens dos contos anteriores se encontram. É o menos "natalino" dos três, e isso me deixou um pouco decepcionada, mas com certeza a trama compensa. Nunca tinha lido nada da autora, na verdade nem conhecia ela, mas depois de ter lido este aqui, fiquei mega curiosa por mais.

~ Concluindo ~

Eu adorei a leitura. Ela é repleta de espírito natalino, amor, relações de amizade... tudo o que esta época do ano pede. Gostei bastante dos três contos, apesar de ter me decepcionado um pouquinho com o segundo. Acho que é uma ótima leitura para essa época do ano, para irmos entrando no clima de Natal, apesar de ser bem triste ler sobre neve, enquanto suamos com o calor aqui Brasil, mas relevamos, né.

Um dos contos me fez dar boas risadas, o outro me fez suspirar, e o outro deu boas lições. Achei um ótimo mix de aprendizado.


Minha classificação para esse livro é de  5/6- "Excelente".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores.

Deixe a neve cair. Green, John; Johnson, Maureen e Myracle, Lauren. Editora Rocco, 2013, 336 p.



Nenhum comentário:

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela