"Lugares Escuros", de Gillian Flynn

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016




Libby tinha sete anos quando sua família foi assassinada de forma cruel. Sua mãe e suas duas irmãs foram mortas na fazenda da família e seu irmão mais velho, Ben, foi acusado e condenado à prisão perpétua. Ela estava presente na hora do crime, mas conseguiu escapar. Agora, vinte e quatro anos depois, Libby se tornou uma mulher forte apesar de seus traumas e não fica se martirizando por ter passado por tudo o que passou. Ela não gosta de trabalhar e vive do dinheiro que recebeu como doação por pessoas que tiveram pena dela e quiseram lhe ajudar.

Ela é procurada por um grupo de pessoas que não acreditam que o crime foi cometido por seu irmão. Libby sempre acreditou que Ben é o culpado, mas as provas que os membros da Kill Clube (que é uma sociedade secreta que tenta desvendar crimes macabros) lhe apresentam começam a fazer com que ela se questione. Claro, receber dinheiro da Kill Clube é um dos principais motivos que a fazem buscar mais informações sobre o tal crime.

Eu tenho uma maldade dentro de mim, tão real quanto um órgão. Corte minha barriga e talvez ela escorra para fora, viscosa e escura, e caia no chão para que você possa pisar nela. É o sangue dos Day. Há algo errado com ele.
A narrativa é intercalada entre a Libby do presente (com trinta e um anos) e a do passado (com sete); de Ben, irmão de Libby, na época em que o crime aconteceu; e da mãe das crianças. A escrita da autora é crua e seca, cheia de palavrões e narra os fatos de maneira completamente realista. Pode parecer um pouco psicótico da minha parte, mas isso me agradou muito, confesso. Gosto de livros assim e é difícil encontrar um autor que consiga escrever de uma forma tão boa como Gillian escreveu.

Não estava nem na metade do livro e já suspeitava de todos. A autora, de uma forma magnífica, conseguiu chegar ao final dele e me surpreender. Não esperava por aquilo, e todas as reviravoltas criadas para aquele acontecimento se completaram de uma forma redondamente absurda.

Agora compreendo o porque de tantos elogios para essa mulher. Sério, apesar de ter lido só um livro dela, já estou querendo ler todos e tudo o mais que vier dela. Ela conseguiu me deixar confusa e empolgada a cada capítulo que passava. A trama é ótima, a narrativa é viciante e o final me deixou de boca aberta! Ela superou minhas expectativas.


Minha classificação para esse livro é de ❤ 6/6- "Obra-prima".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores.

Lugares Escuros. Flynn, Gillian. Editora Intrínseca. 2015, 352 p.


Nenhum comentário:

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela