"Simon vs. a agenda Homo Sapiens", de Becky Albertalli

sexta-feira, 8 de abril de 2016


Você derrubou seu próprio muro. E talvez o meu também.
Simon Spier é um adolescente gay de dezesseis anos que, apesar de já ter noção da sua sexualidade há bastante tempo, não se sente confiante para expor isso para a família e os amigos. Sempre deixando para depois a necessidade de "sair do armário", o jovem é pego de surpresa quando Martin, um garoto do seu colégio, descobre uma parte muito importante do seu grande segredo: Blue. 

Blue surgiu quando Simon estava conferindo o Tumblr e encontrou uma postagem sobre homossexualidade. A partir disso, os dois começaram a trocar e-mails utilizando nomes falsos (Blue e Jacques), construindo uma diferente e maravilhosa relação. Após Simon usar o computador do colégio e esquecer de sair da sua conta de e-mail, Martin faz uma captura de tela de suas conversas com o garoto misterioso e propõe um "acordo": ou ele o ajuda a conquistar Abby, uma de suas melhores amigas, ou todos irão saber do seu segredo. Como lidar com essa situação?

Gosto do que não tem fim – digo. – gosto de coisas que não terminam.
Ele me aperta e beija minha cabeça, e ficamos deitados ali.
Simon é gay e tem consciência disso há bastante tempo, mas só depois que começa a conversar com Blue surge a dúvida sobre a hora certa na qual esse segredo deve ser revelado. Enquanto troca e-mails sobre diferentes assuntos com um garoto que nunca viu na vida, o jovem percebe o quanto os dois tem em comum e começa a se sentir de um jeito completamente novo, aguardando cada mensagem com ansiedade e compartilhando com esse desconhecido coisas que jamais havia contado para outras pessoas, enxergando nessas conversas os melhores momentos de seus dias. 

Assumir a sua orientação sexual é uma tarefa bem complicada para a maior parte da comunidade LGBT, principalmente durante a adolescência, devido ao medo do que os outros irão pensar e de como aqueles que são mais próximos irão reagir. Esse receio é bastante retratado na trama, já que Nick e Leah, amigos de Simon desde que eram crianças, são as últimas pessoas para as quais ele pretende falar que é homossexual (além da sua família), afinal, ele acredita que isso pode afetar a amizade dos três de alguma forma.

Para deixar a situação do Simon ainda mais complicada, Martin, seu colega de turma, acaba descobrindo suas conversas com um garoto misterioso e resolve utilizar isso para fazer com que ele o ajude a conquistar Abby, uma de suas amigas. Sem conseguir enxergar outra saída, Simon aceita esse "acordo"mas não faz o menor esforço para ajudar o garoto, já que seu melhor amigo também é apaixonado pela jovem. O Martin é um grande babaca. Por mais que esteja fazendo uma chantagem ridícula, ele insiste em afirmar que é apenas uma troca de favores, além de agir feito um idiota sempre que aparece em alguma cena.

Os capítulos são alternados entre o dia-a-dia do Simon e as conversas entre ele e Blue. Assim como o personagem principal, o leitor vai tentando adivinhar quem é esse adolescente misterioso e vai juntando todas as possíveis pistas que ele vai deixando em cada e-mail. Confesso que lá para a metade do livro, ou um pouco antes, eu tinha um palpite de quem era Blue e acabei acertando, acho que essa informação é um tanto previsível, mas ainda assim é legal acompanhar o relacionamento dos dois e as tentativas do Simon de descobrir por quem vem nutrindo esse novo sentimento. 

No geral eu gostei bastante de Simon vs. a agenda Homo Sapiens. É um livro super leve e a questão dos e-mails torna a leitura ainda mais rápida e fácil. Infelizmente, estava com muitas expectativas e acabei me decepcionando em alguns aspectos. Todo mundo que já havia lido essa obra comentava sobre como o Simon era extremamente divertido e como era impossível não se apaixonar por ele e por todo o enredo. Apesar de ter gostado do protagonista e da trama, não achei os dois tão incríveis assim. Para mim, esse foi um livro bom para passar o tempo, mas não conversou tanto comigo quanto eu esperava. 


Minha classificação para este livro é de ♥ 3/6-  "Bom".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores. 

Simon vs. a agenda Homo Sapiens. Albertalli, Becky. Intrínseca. 2016, 272.







Nenhum comentário:

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela