"Depois de Você" de Jojo Moyes

quarta-feira, 11 de maio de 2016


Sinopse

Em Depois de você, Lou ainda não superou a perda de Will. Morando em um flat em Londres, ela trabalha como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. O terrível acidente a obriga voltar para a casa de sua família, mas também a permite conhecer Sam Fielding, um paramédico cujo trabalho é lidar com a vida e a morte, a única pessoa que parece capaz de compreendê-la.

Ao se recuperar, Lou sabe que precisa dar uma guinada na própria história e acaba entrando para um grupo de terapia de luto. Os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações e biscoitos horrorosos, além de a incentivarem a investir em Sam. Tudo parece começar a se encaixar, quando alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos de Lou, levando-a a um futuro totalmente diferente.

~ ~ ❤ ~ ~

Eu simplesmente amo a escrita da Jojo Moyes e me apaixonei completamente por "Como eu era antes de você". Não conheço ninguém que tenha lido esse romance e não tenha se debulhado em lágrimas, sentido seu coração partido. Eu fiquei completamente destroçada, sério! Eu chorava tanto pela morte do Will, pelo infortúnio de Lou, que jurei nunca mais ler nada da autora. Mas Jojo é Jojo e a gente adora um drama e cá estou eu, resenhando o segundo livro, a tão esperada continuação.

Confesso que não me surpreendeu como a autora desenvolveu a história de Lou após a morte de Will. Li muitas críticas, dizendo que havia sido "desnecessário" a autora ter dado continuidade e que era melhor ter parado em apenas um livro, com a Lou esperançosa com a carta de Will em mãos e uma passagem para Paris. Mas quem nunca se perguntou o que aconteceu com ela depois? Eu me perguntei mil vezes, assim como me pergunto sobre o destino de vários outros personagens. Como uma pessoa poderia sobreviver sem sequelas, traumas após ter seu coração quebrado em mil pedacinhos? Ter visto o homem dos seus sonhos, seu melhor amigo, morrer em seus braços, pois simplesmente desistiu de viver?

Pois é. Lou provou que uma garota pode ganhar uma passagem para Paris e condições de se manter lá, mas pode não se sentir feliz, completa de novo. Jojo Moyes nos convida a participar da reconstrução da confiança de Lou e de quem ela é e como ela superou o trauma. Após a morte de Will, ela não sabe nem mais quem ela é, quem deseja ser. Ao mesmo tempo em que odeia Will pela decisão que ele tomou, ela se odeia por não ter tentado mais. Mas reviravoltas e surpresas boas (ou não!) podem acontecer para ajudar nossa amada heroína na busca de si mesma e quem sabe de um novo amor (simmmmm! e ele é perfeito demais, bom demais, tudo demais!)

Personagens novos foram adicionados a trama e a leitura ficou muito gostosa e bem mais light. Uma certa adolescente me deixou revoltada, mas ao mesmo tempo compadecida. Finalmente, gostei um pouco mais da mãe de Will. Houveram momentos em que me emocionei e um cisco caiu nos meus olhos, mas principalmente sorri, me deleitei com a leitura. Gente, as brigas familiares, principalmente, entre os pais de Lou, são hilárias, fantásticas. E o final foi uma deliciosa surpresa que me deixou curiosa! Quero tanto saber mais sobre o que acontece depois, sinto que a história de Lou não acabou e tomara que a autora nos brinde com mais um livro.

Preciso recomendar a leitura? Jojo é leitura obrigatória para quem ama ler.


Minha classificação para esse livro é de  5/6- "Excelente".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores.

Depois de você. Moyes, Jojo. Intrínseca, 2016, 320 p.


Nenhum comentário:

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela