"Depois de Você", de Jojo Moyes

domingo, 29 de maio de 2016


Quem não ficou curiosa para saber o que aconteceu com a nossa querida Lou depois que Will fez sua escolha no final de Antes de Você, não é mesmo? O segundo livro da duologia continua focando na história de vida de Louisa Clark. Desde que soube desta continuação eu estava bem curiosa para lê-lo, mas confesso que, para um livro com uma história linda daquelas, sempre achei a continuação desnecessária. Mas estava ali né, então decidi ler, mesmo já esperando uma grande decepção.

Lou ainda não superou a perda que teve. Após o terrível acontecimento ela decidiu viajar pelo mundo até, enfim, se estabilizar. Agora ela está em Londres, morando em um flat e com um emprego que não há faz nada feliz. Ela é garçonete em um pub do aeroporto onde ter que trabalhar com um uniforme (que inclui até um peruca) horrível. Decidiu também fazer parte de um grupo de apoio para pessoas no luto, o que está ajudando ela a melhorar cada dia mais.

Em uma noite, depois de ter bebido muito, Lou cai do terraço do prédio em que mora. Ela é socorrida por Sam Fielding, um paramédico que irá lhe ajudar muito além do seu acidente e que fará sua vida mudar para melhor. Este acidente também faz com que ela volte para a casa dos pais por um período, onde acaba sendo alvo de muitos questionamentos sobre o seu futuro e as realizações de seus desejos.

O fato dela colocar as necessidades dos outros acima das dela me irritou durante todo o livro. Se tratando de sua família é até aceitável, mas quando se trata de uma estranha que aparece em sua porta lhe pedindo abrigo já é demais, apesar de todas as circunstancias por trás dela. Lou se sente responsável por cuidar dessa garota problemática que pois se trata de uma pessoa relacionada ao passado de Will, e Lou se martiriza o livro inteiro com isso. Claro, é até aceitável, mas por várias vezes fiquei com vontade de bater a cabeça dela na parede e focar mais em suas necessidades do que na dos outros.

O crescimento de Lou é visível em cada capítulo que se sucede, e acompanhar ela superando tudo isso foi encorajador. Eu que achava que o livro seria focado apenas na dor e no drama da personagem, me surpreendi neste quesito. Mas ainda não consegui mudar de opinião quando ao meu pensamento primordial.

Foi uma leitura válida vendo pelo lado da trama: luto e superação. Mas se tratando da duologia: totalmente desnecessário. Preferia ter continuado com a Lou que conheci lá no primeiro livro.


Minha classificação para esse livro é de ♥ 3/6-  "Bom".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores.

Depois de Você. Moyes, Jojo. Editora Intrínseca, 2016, 320 p.




Nenhum comentário:

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela