"Os Bons Segredos", de Sarah Dessen

sexta-feira, 8 de julho de 2016


Estava acostumada a ser invisível. As pessoas raramente me viam e, se viam, nunca me olhavam de perto. Eu não era radiante e encantadora como meu irmão, linda e graciosa como a minha mãe, ou inteligente e dinâmica como minhas amigas.
Sydney é uma adolescente como qualquer outra. A única diferença entre ela e as demais garotas da sua idade é que essa fase tem sido mais complicada do que deveria. Além das dificuldades típicas da adolescência, a jovem precisa lidar com as consequências das atitudes do seu irmão mais velho, responsáveis por modificar e tornar ainda mais difícil o relacionamento da família. 

Peyton, irmão de Sydney, foi preso diversas vezes e por diferentes motivos, desde posse de drogas até invasão de domicílio. Quando o rapaz mudou de escola e as coisas pareciam ter melhorado, algo terrível aconteceu. Após ingerir um tanto de álcool além do permitido e voltar para casa dirigindo, Peyton acabou atropelando um garoto que andava de bicicleta e deixando-o paraplégico. Com a sua ida definitiva para a prisão, Sydney passou a se sentir ainda mais invisível do que quando o irmão estava por perto.

Apesar de as coisas serem sempre assim, senti um ímpeto de raiva inédito e repentino surgir dentro de mim. Primeiro ela me classificou como 'resto'; depois, como 'qualquer outra coisa'. Eu sempre tinha sido a outra, a que não era Peyton. Já tinha até aceitado. Mas então finalmente conheci pessoas que me enxergavam de um jeito diferente. Agora que eu era real e estava em primeiro plano para alguém, nunca mais queria ser invisível.

Tudo o que Sydney sempre quis foi ser enxergada. Não ser a garota mais popular do colégio, apenas ser vista por aqueles ao seu redor. Desde sempre, tudo na sua casa dizia respeito ao seu irmão mais velho. Com a mudança de comportamento dele e suas infrações constantes, a atenção dedicada ao rapaz se tornou maior. Apesar de precisar dos pais e de se sentir triste com a aparente indiferença deles em relação à ela, Sydney é incapaz de falar sobre isso e acaba culpando o irmão pelo distanciamento da família.

No início da leitura, confesso que compartilhei dos mesmos pensamentos da personagem principal: a culpa era de Peyton, afinal, ele havia cometido crimes e por isso era responsável pelas dificuldades na relação entre Sydney e seus pais. Depois pensei que a errada nessa história era Julie, a mãe, por tratar tão bem um filho que havia sido tão inconsequente. Aos poucos, assim como a protagonista, fui entendendo melhor a situação e percebendo que, na verdade, não há um culpado num caso como esse. O irmão da jovem errou, mas a mudança de comportamento, principalmente da sua mãe, se deu pelo fato de não saber como agir. Aliás, por não haver um jeito certo de agir. Na tentativa de reparar um possível erro cometido na criação do filho, Julie foi tomada pelo desespero de estar de mãos atadas.

Em busca de mudanças, Sydney decide mudar de escola após o julgamento do irmão. Nesse novo ambiente, a jovem conhece pessoas com uma realidade bem diferente da sua e que lhe trazem a sensação de ser vista, algo que ela tanto ansiava. Entre esses novos amigos estão Layla, uma obcecada por batatas fritas, e Mac, seu irmão, ambos funcionários da Seaside, a pizzaria da família. Preciso dizer que um romance vai surgindo no desenvolvimento da trama?

Os Bons Segredos é um jovem adulto bem bacana e que me surpreendeu, já que eu tinha poucas expectativas em relação a ele. Mesmo com pouco mais de 400 páginas a leitura passa voando, devido ao enredo bastante envolvente e aos personagens cativantes. A história é um tanto previsível, mas não deixa de ser legal de acompanhar. Apesar de ter visto inúmeros comentários positivos sobre a escrita da Sarah Dessen, não amei esse aspecto da sua obra. O modo como a autora escreve é simples, nada muito incrível ou inovador. Ainda assim, essa foi uma leitura que eu adorei ter feito. Se você gosta de romances contemporâneos adolescentes, fica a indicação.


Minha classificação para este livro é de ♥ 3/6-  "Bom".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores. 

Os Bons Segredos. Dessen, Sarah. Seguinte. 2015, 408.


Nenhum comentário:

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela